Olá pessoal nesta Quick vamos ver conceitos e criação de Views.

 

VIEW

                Para nós que trabalhamos com desenvolvimento de sistemas e administração de dados diretos, sabe o quanto é deprimente ter que escrever e reescrever determinadas consultas todos os dias ou mesmo mais de uma vez no mesmo dia. Muitas destas consultas são derivadas de várias tabelas o que nos dá um re-trabalho ao montar todos aqueles join's, utilizar esse ou aquele índice para esta ou aquela tabela para que também a performance de tal consulta tenha um tempo razoavelmente atraente.

                Com View podemos fazer consultas robustas e simples, e deixá-las prontas, para quando precisarmos, sem a necessidade de termos que repetir selects, algo muito interessante. Podemos unir várias tabelas, e utilizar apenas os campos que gostaríamos.

                Neste artigo irei utilizar o banco de dados firebird junto com a ferramenta ibexpert, você pode fazer o donwload na página www.firebase.com.br para o firebird e www.ibexpert.com para o Ibexpert.

 

Obs.: Caso você já conheça o banco de dados firebird você pode passar direto para a página 3 a onde começar a falar o que é view, é claro que você precisa saber quais são as tabelas e os campos utilizados em nossa view.

 

Criando o Banco de Dados

                Vamos criar o nosso Banco de dados, primeiro crie uma pasta Chamada SA, agora entre no

IbExpert e clique no botão Create Database e preencha a tela que se abre de acordo com a tela a seguir:



 

O Password é: masterkey

 

Clique em OK, e o nosso banco está criado, mas precisamos registrar o banco de dados no Ibexpert, na tela que se abre, preencha de acordo com a tela a seguir:

 


 

Clique em Ok.

 

 

Criando as tabelas

Selecione a opção Tables no Database Explorer e tecle Ctrl + N e preecha a tela de acordo com a tela a seguir:

 

·         Criando a tabela de Cliente

 

Crie as outras tabelas de acordo com as telas a seguir:




·         Tabela de Produto



·         Tabela de Pedido



·         Tabela de Itens




Inclua registros nas tabelas para que possamos aproveitar o exemplo, e na próxima parte continuaremos a explicação das Views utilizando IBExpert e Firebird.

 

 

Vou ficando por aqui, veja na próxima Quick continuaremos a ver conceitos e aplicabilidade de Views em Banco de Dados.

 

Um abraço

 

Rubens Antunes

 


Leia também