Visual Basic 2005 Express – Algumas novidades – Parte 1

Através deste artigo irei mostrar algumas novidades no desenvolvimento de aplicações Windows Forms. Mostrarei principalmente alguns novos controles e funcionalidades que foram adicionadas. Alguns dos recursos mostrados serão explorados individualmente na continuidade deste artigo.

SmartTags

Traz a facilidade de alteração de algumas propriedades ser alterada em modo de design, sem que se abra a janela de propriedades. As SmartTags então presentes em quase todos os controles e facilita muito o desenvolvimento e criação de formulários. Logo que são adicionados no formulário os controles já exibe a janela que também pode ser adicionada pela seta no topo superior direito dos controles.



MenuStript

A criação de menus foi muito melhorada. Quem nunca sofreu para adicionar um simples ícone ao lado do item do menu? Este tipo de funcionalidade foi adicionado e através de troca de propriedades você pode montar um menu completo com ícones, alteração de cor de fundo e fonte quando o mouse passa sobre o item, inclusão de TextBox e ComboBox no menu, etc.


Snaplines

Desenhar formulários nunca foi tão fácil! A parte de alinhamento de controles vem com uma novidade fantástica. São as Snaplines que são linhas que aparecem quando estamos arrastando um controle dentro de um formulário, estas linhas são mostradas como um guia para alinhar os controles conforme a sua necessidade.


MaskedTextBox

O bom e velho Masked está de volta. Ausente nas versões anteriores foi novamente adicionado. Utilizado na criação de TextBox com máscaras pré-definidas. Traz ainda algumas sugestões de máscaras.



TableLayoutPanel

Foi adicionada a possibilidade de criação de leiaute através de tabelas, como é muito utilizado na web. Este recurso é fantástico pois poderá ser criado formulário muito mais organizado e bonito, coisa que dava muito trabalho para ser feita.


DataGridView

O novo DataGrid é o controle que sofreu maiores alterações, foram adicionados recursos semelhantes aos encontrados na Web. A edição do DataGrid ficou fantástica e práticas comuns como Imagem, ComboBox, ListBox, etc foram adicionados para facilitar muito na criação de Grids.

Conclusão:

Novidades não faltam. Neste artigo mostrei apenas alguns dos novos recursos e de forma muito simples. Cada tópico listado será mostrado em artigos separados trazendo várias funcionalidades e recursos.