Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

De que se trata o artigo

Este artigo é o terceiro de uma série que vai abordar as principais novidades presentes no Visual Studio 2010, bem como importantes recursos presentes em outras versões da ferramenta.

Para que serve

Os novos recursos nos designers WPF servem para facilitar o desenvolvimento de aplicações ricas, inclusive com Silverlight. A programação paralela e as janelas para suportar esse tipo de desenvolvimento no Visual Studio permitem criar aplicações mais robustas e performáticas. O gerenciador de pacotes facilita a instalação e manutenção de add-ins no IDE. Além disso, o novo suporte ao Azure facilita o desenvolvimento para Cloud Computing.

Em que situação o tema é útil

Conhecer os novos recursos do Visual Studio, e também outros mais antigos mas não menos importantes, é muito útil para que o desenvolvedor tire o máximo de proveito das possibilidades que a ferramenta permite, em todos os tipos de aplicações desenvolvidas. Um desenvolvedor que conheça bem as características do produto com certeza terá uma maior produtividade em seu trabalho no dia a dia.

Visual Studio

Neste artigo serão indicados os melhoramentos de designer para desenvolvimento em WPF e Silverlight aperfeiçoando e acelerando a criação de um aplicativo. Logo após, a utilização de programação paralela para aumentar o desempenho de um sistema e duas de suas principais janelas de depuração: a Parallel Stacks e a Parallel Tasks ambas voltadas para a depuração de aplicativos, principalmente de tarefas com desenvolvimento em paralelo auxiliando de maneira bastante intuitiva a depuração de um sistema. O gerenciador de extensões do Visual Studio 2010, possibilitando instalar, atualizar e realizar consultas online de novas extensões para serem utilizadas. O desenvolvimento para SharePoint, que está aprimorado, possibilitando criar projetos por completo para serem utilizados com SharePoint. A utilização da computação em nuvem usando recursos integrados do Visual Studio com o Windows Azure auxiliando a criação de aplicativos para web e a construção de serviços com base nesse ambiente em nuvem. O comportamento avançado de janelas permitindo várias formas de ajustes para melhor visualização dentro e fora da IDE do Visual Studio e, indo além, suportando visualização em mais de um monitor. E, por último, os aprimoramentos implantados na seleção de texto ampliando sua utilização e manutenção de textos tanto para o formato de fluxo contínuo como em formato de seleção de texto em colunas.

O Visual Studio 2010 provê alguns aperfeiçoamentos de designer para melhor auxiliar no desenvolvimento de aplicativos em WPF (Windows Presentation Foundation) e Silverlight. Para estes dois tipos de projeto, o suporte ao designer é apresentado com o mesmo formato, incluindo a vinculação de dados semelhante ao tipo arrastar e soltar e a visualização de objetos ou controles. O designer possibilita utilizar um conjunto de ferramentas que permitem obter um grande aumento de produção no desenvolvimento de aplicativos. As ferramentas auxiliam e aceleram a criação de aplicações possibilitando explorar os recursos de WPF e Silverlight dando capacidade de acesso completo aos dados e controles ampliando as práticas para desenvolver estilos e recursos para aperfeiçoar o visual de aplicativos. Na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo