Por que eu devo ler este artigo:Esse artigo é útil, pois atualmente desenvolver grandes projetos é uma tarefa muito complexa e difícil de ser realizar, e para facilitar o desenvolvimento iremos aprender a gerenciar melhor parte desse trabalho com o Visual Studio Online.

Veremos aqui os conceitos básicos, configurações iniciais, trabalharemos com metodologia de desenvolvimento ágil Scrum, versionamento de código fonte com o Team Foundation Version Control (TFVC), Teste de carga e algumas dicas referentes a essa incrível ferramenta que pode ser usada sem nenhum custo.

Esse artigo é útil para qualquer desenvolvedor, desde aquele não sabe nada sobre a incrível ferramenta que é Visual Studio Online, até que deseja aperfeiçoar seus conhecimentos.

Atualmente ser desenvolvedor não é uma profissão nada fácil, pois nosso mercado nos cobra cada vez mais soluções complexas e completas, onde se tem que desenvolver soluções Web, Mobile, Multiplataforma, integradas a diversos serviços, etc..

O avanço desses requisitos fez com que a forma de desenvolver software sofresse mudanças ao longo dos anos.

Atualmente, tem-se que é necessário a aplicação de novas metodologias e utilização de ferramentas que garantam maior agilidade, praticidade e segurança ao processo de desenvolvimento.

O uso de metodologias ágeis, controle de versão, automatização de processos está presente desde as pequenas empresas até as grandes multinacionais. Pensando nesse público de desenvolvedores e equipes, a Microsoft criou o Visual Studio Online, ou simplesmente VSO, que se baseia no Team Foundation Server, com diversos recursos de cloud, e faz com que o desenvolvedor consiga entregar para o seu cliente soluço com a qualidade desejada e dentro do prazo esperado, transformando o ALM (Application Lifecycle Management) algo muito mais simples de se acompanhar.

O Visual Studio Online é uma grande plataforma cujo uso vem aumentando bastante nos últimos meses e certamente em um futuro próximo essa ferramenta será mais um dos requisitos para conseguir entrar no mercado de trabalho.

Uso do controle de versão

Uma das funcionalidades em desenvolvimento de software mais utilizadas no tempo atual é o Version Control (Controle de Versão), cuja principal funcionalidade é trazer segurança e ao gerenciamento do código das versões do sistema desenvolvido.

Atualmente temos várias soluções, cada uma com suas características em particular, sendo as utilizadas no mercado de software o GIT e TFVC - Team Foundation Version Control, e ambas estão presentes na ferramenta no Visual Studio Online, garantindo maior flexibilidade e possibilidade de escolha aos usuários.

O GIT é um sistema de controle de versão gratuito e multiplataforma. Atualmente é o mais utilizado e está totalmenteintegrado ao Visual Studio Online.

Vale destacar que o GIT não é utilizado apenas para aplicações .NET, trata-se de um sistema que pode ser utilizado em quaisquer projetos, independente de linguagem e plataforma.

TFVC - Team Foundation Version Control é um sistema de controle de versão da Microsoft, tambémtotalmente integrado ao Visual Studio Online e que conta com algumas funcionalidades adicionais, quando comparado ao GIT.

GIT vs TFVC

É comum observar em fóruns de discussões muitas perguntas do tipo “qual dos dois devo utilizar?”, “qual é o melhor?”. É muito importante saber que ambos estão totalmente acoplados à ferramenta foco deste artigo e que tudo dependerá de sua necessidade e familiaridade com as soluções.

Em nossos cases usaremos o TFVC, porém nada impede de você utilizar o GIT. Profissionais vindos de outras linguagens/plataformas tendem a preferir o GIT.

Trabalhando com Metodologias Ágeis

Uma grande tendência do mercado atual são as Metodologias Ágeis, que vêm cada vez mais permitindo que empresas obtenham melhores resultados internos e consequentemente entreguem melhores resultados para seus clientes, o que acarreta em grande satisfação e reconhecimento.

Um dos principais focos do Desenvolvimento Ágil é tempo de projeto, pois é considerado como o coração do projeto. Estourar o tempo definido e atrasar entregas não é nada agradável e seu cliente não ficará nada satisfeito com isso, podendo acarretar até na desistência do projeto.

Com esse pensamento as empresas estão adotando metodologias que dão uma visão muito mais detalhada e gerencial do projeto e acelera o desenvolvimento do mesmo. Um dos pontos importantes a observar é que até as pequenas empresas estão aderindo a essas metodologias por conta do resultado que têm recebido.

Entretanto, é importante salientar que essas metodologias não são algo novo, tudo isso está presente no mercado desde a década de 80, mas eram utilizadas somente por grandes empresas.

Com o passar dos tempos, gerentes de projetos e até empresas de outros ramos de atuação as vêm trazendo cada vez mais para a realidade atual. São várias as metodologias existentes hoje em dia e o Visual Studio Online vem totalmente pronto para uso de algumas das principais: é possível trabalhar com Scrum, CMMI, Agile e Kaban.

É importante observar que o uso dessas metodologias não está necessariamente relacionado a uma ferramenta específica, mas a tendência de uso dessas metodologias fez com que várias ferramentas surgissem ou fossem adaptadas para melhor atender às equipes optantes por esses modelos de processo.

Em nosso caso de uso usaremos o Scrum, pois é a uma das metodologias mais usadas, completas e simples do mercado de desenvolvimento.

Visual Studio Online

Com o Visual Studio Online é possível planejar, construir, compilar, testar e monitorar facilmente aplicativos bastante exigentes em qualquer lugar.

Recursos contidos no VSO

· Controle de versão;

· Teste;

· Metodologias de desenvolvimento ágeis;

· Implantação.

Vantagens

· Gratuito para até cinco usuários;

· Disponibilidade do código fonte: nos dias de hoje um dos principais requisitos de qualquer equipe de desenvolvimento é a disponibilidade do código fonte, uma vez que temos a necessidade de acesso a ela de diversos lugares e situações.

· Segurança do código fonte: a segurança é um dos pontos muito importantes para se considerar em um projeto, e o Visual Studio Online está totalmente preparado para atender essa necessidade por meio de versionamento de código.

· Trabalho em equipe: uma das maiores dificuldades é conseguir trabalhar em equipe sem ter problemas, o VSO nos possibilita muitas formas de monitorar e gerenciar nossa equipe.

· Teste: com o Visual Studio Online é possível criar planos de teste e teste de carga.

· Implantação: configure o processo de liberação para o aplicativo que deseja implantar.

· Uso de metodologias ágeis: ele está totalmente pronto para usar metodologias ágeis em seus projetos, como já foi citado.

· Use outro IDE: sim, é possível utilizar outros IDEs além do Visua ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo