Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Este artigo indicará algumas das principais funcionalidades utilizadas para a criação de aplicações no Delphi Prism, ajudando no desenvolvimento com o ambiente do Visual Studio, onde serão destacados os pontos em comum, relacionando-os com quem possui conhecimento no IDE do Delphi XE, mas ainda não está totalmente adaptado ao ambiente do Visual Studio.


Para que serve

Tem por objetivo diminuir o impacto visual e de ambiente ao iniciar o desenvolvimento no Visual Studio com Delphi Prism, observando o que há de diferente entre os IDEs. Dessa forma, auxiliando no que existe relacionado à criação de projetos e permitindo que se tenham condições de estar apto ao ambiente de uma forma simples e rápida.


Em que situação o tema é útil

A principal utilidade deste artigo é diminuir a curva de aprendizado entre o desenvolvedor que utiliza o Delphi XE como seu IDE primário, mas que deseja também estender suas opções ao Delphi Prism, tendo para isso que adotar o Visual Studio. Neste caso são demonstrados os primeiros passos para o desenvolvimento com Delphi Prism baseados no conhecimento prévio em Delphi XE.

Visual Studio vs. RAD Studio

Neste artigo serão abordados temas como o visualizador de ajuda presente no Visual Studio 2010 e que está disponível para utilização em conjunto com o Delphi Prism, da mesma forma em que no Delphi XE existe o menu de ajuda. Também é mostrado o Object Browser como facilitador nas pesquisas de objetos e membros. Além disso, ilustra-se o gerenciador de extensões, possibilitando instalar novas extensões ou funcionalidades ao ambiente de desenvolvimento do Delphi Prism, o que permite realizar um comparativo com as funcionalidades presentes em novos componentes para o Delphi XE. Serão demonstrados em ambos os IDEs, ferramentas relacionadas à arquitetura de aplicações entre outras analogias entre Delphi XE e Visual Studio.

Visualizador de Ajuda

Ao utilizar a ajuda do Delphi Prism, nota-se que o visualizador foi remodelado para o Visual Studio 2010, a sua documentação poderá ser acessada de maneira online ou offline usando um navegador web. Além disso, permite que seja executado o download da documentação mais recente e possibilita a navegação através de um índice ou palavra-chave pesquisada. A utilização da tecla F1 está aprimorada para pesquisar o conteúdo específico de um texto selecionado.

A sua base de funcionamento está centrada no Help Library Manager (HLM) que permite pesquisar a documentação de forma a ser armazenada como conteúdo local. Ao utilizar o HLM ele gerencia a documentação local, podendo realizar atualizações através da internet ou de algum tipo de mídia, para isso, utiliza um serviço chamado BITS que realiza um acesso a internet com o objetivo de baixar o conteúdo para uso offline. Para visualizar o HLM basta utilizar o menu Help e a opção Manage Help Settings. A Figura 1 indica as opções presentes no HLM, podendo observar se o help será executado de forma online ou offline, além da instalação de novos conteúdos e remoções.

Figura 1. Opções do Help Library Manager

Nota: A biblioteca HLM permite também gerenciar as configurações de visualização, possibilitando personalizar a maneira como a ajuda é apresentada ao usuário.
...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo