Artigo do tipo Estudo de caso
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia.
Autores: Alan Antunes, Daniel Carlos Dávila, Ivânia Ramos dos Santos e Robson da Motta

Do que se trata o artigo
Apresentar um comparativo entre as ferramentas Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN que auxiliam na gerencia de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos, baseado em características das ferramentas e na opinião de usuários.

Em que situação o tema útil
Auxilia equipes de projetos na escolha de ferramenta compatível a suas necessidades para auxiliar de forma produtiva na gestão de configuração.

VSS x SVN
Hoje as organizações trabalham com um número grande de artefatos, necessitando de controle e gerenciamento de configuração. Para isso, é imprescindível ferramentas que auxiliem na agilidade e produtividade desse processo. A ferramenta Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN permitem uma rápida resposta e decisão em relação a documentos do projeto, porém é comum a dúvida de equipes na escolha de uma dessas, ou na migração de uma para outra, dependendo a decisão das necessidades das tarefas e das características da equipe.

Atualmente as organizações trabalham com um grande número de artefatos organizacionais e de projeto, os quais exigem gerenciamento e controle de acesso de seus usuários. Dessa forma, tornou-se inevitável a necessidade de uma ferramenta que auxilie a organização nesse gerenciamento.

O propósito do processo gerência de configuração é estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos.

Os artefatos gerados pelo projeto ou pela organização precisam ser acessados por diferentes interessados, gerando versões constantemente.

As modificações também são imprescindíveis, o que exige a utilização de uma ferramenta que permita além do armazenamento, a geração de baselines (configuração formalmente aprovada para servir de referência ao desenvolvimento posterior do sistema), controle de acessos e alterações.

Para que todos os envolvidos, principalmente desenvolvedores, possam cumprir suas tarefas, é necessário que a ferramenta facilite a execução de tarefas e evite inconsistências de arquivos.

Neste cenário, este artigo busca apresentar um estudo comparativo entre as ferramentas Visual SourceSafe 6.0 (VSS) e TortoiseSVN que auxiliam na gerência de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos. Para o comparativo, foram analisadas informações técnicas das ferramentas, necessidades da gerência de configurações apresentadas pela equipe de desenvolvimento de uma empresa de desenvolvimento de software localizada no sudoeste do Paraná. Através dos resultados deste trabalho, a organização deve analisar e escolher a ferramenta a ser utilizada, compatível com sua realidade, buscando o aumento da produtividade de sua equipe e a garantia da segurança de seus artefatos.

A fim de auxiliar na escolha de uma ferramenta que possa atender as perspectivas de uma empresa desenvolvedora de softwares, foi aplicado um questionário a dez colaboradores, usuários do software, com perguntas específicas sobre suas necessidades em relação a uma ferramenta compatível, levantando assim, critérios para a escolha que venha suprir necessidades da organização no processo de gerência de configuração.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo