Web Services com DataSnap - Intercâmbio de dados pela web com SOAP e XML

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste artigo construiremos uma aplicação simples, que utiliza os recursos de DataSnap e Web Services.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 32. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Web Services com DataSnap

Intercâmbio de dados pela web com SOAP e XML

 

Cada vez mais as empresas precisam integrar seus serviços e trocar informações entre si. Mesmo com a popularização da internet, muitas empresas se restringiam a disponibilizar seus serviços para o cliente final, geralmente baseando-se em aplicações web acessadas por um browser.

Mas quando uma empresa precisava compartilhar informações e serviços com outras empresas, filiais ou fornecedores, havia um grande problema – a internet não possuía, até pouco tempo atrás, um padrão para troca de dados. Um agravante:  empresas  utilizam diferentes sistemas operacionais, linguagens de   programação e bancos de dados. E, tecnicamente, compartilhar dados e serviços pela internet ficava complicado devido a firewalls e outros  mecanismos de segurança, que dificultavam a comunicação e a integração.

 

Web Services simplificam

Com o surgimento do XML e Web Services, adotou-se um forma o padrão de intercâmbio de informações, que não depende de plataforma ou de linguagem. Empresas com diferentes bancos de dados e plataformas podem agora trocar e compartilhar informações de maneira fácil e transparente. A utilização dos Web Services permite que empresas compartilhem seus serviços, além de simplesmente dados – é a tecnologia B2B (Business to Business).

O Delphi 6 e o Kylix 2, como visto em vários artigos de edições anteriores, trouxeram um amplo suporte a Web Services, tanto para desenvolvimento cliente como para criação de servidores. E, mais do que isso, a tecnologia DataSnap (ex-MIDAS), que antes utilizava apenas os recursos do COM, MTS ou CORBA, agora pode ser utilizada sobre o SOAP, de forma totalmente transparente ao programador (graças à interface IAppServer). O SOAP trabalha na porta 80 e usa o protocolo HTTP, o que o torna muito flexível.

 

O exemplo

Neste artigo construiremos uma aplicação simples, que utiliza os recursos de DataSnap e Web Services. Para     comprovar que este padrão é aberto e multiplataforma, vamos construir o servidor utilizando o Kylix 2 rodando no Linux Red Hat 7.3, com o servidor web Apache. A     aplicação cliente será feita em Delphi 6 rodando no Windows ME. Nada impede que você construa ambos em Delphi se não possuir o Kylix, ou até mesmo ambos no Kylix. Os procedimentos são idênticos! 

Para que o serviço esteja disponível para intranet/internet, você precisa ter instalado um servidor web, como IIS ("

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?