Do que trata o artigo

Neste artigo será apresentada a nova ferramenta da Microsoft para construção de aplicações web de pequeno e médio porte para usuários iniciantes ou novos no universo de aplicações para internet – o WebMatrix. Como modelo de programação de apoio, este artigo apresentará o ASP.NET Razor.

Para que serve

O WebMatrix é uma ferramenta que visa inovar a forma de construção de web sites de pequeno e médio portes. Além disso, o WebMatrix pretende enriquecer a experiência de desenvolvimento de aplicações web para usuários iniciantes ou novos neste cenário.

Em que situação o tema é útil

WebMatrix é extremamente útil quando o assunto é o desenvolvimento de soluções web pequenas e médias, proporcionando produtividade e uma rica experiência para o desenvolvedor, já que um dos focos da ferramenta é a usabilidade.

Resumo do DevMan

Há alguns meses a Microsoft trouxe novamente ao cenário de ferramentas para construção de aplicações web o WebMatrix. Muito embora a ferramenta não seja nova, seu conceito o é. A ferramenta, que retorna com uma roupagem totalmente nova, traz consigo uma versão compacta do SQL Server, uma versão expressa do IIS e um set de linguagens suportadas. Neste artigo, você será apresentado à ferramenta e aprenderá como criar aplicações web utilizando suas funcionalidades.

A internet é um cenário que sofre mutações constantes e radicais. Esta afirmação pode ser facilmente comprovada realizando-se uma rápida análise em sua história. No Brasil a internet surgiu comercialmente em meados de 1995. Inicialmente, consistia basicamente de alguns poucos navegadores que interpretavam uma linguagem simples de marcação de texto, conhecida como HTML. Com conteúdos estáticos, as páginas dos websites possuíam a única responsabilidade de exibir as informações formatadas através do HTML. Anos mais tarde, a internet passou de um modelo estático para um modelo dinâmico. Essa mudança se deu em função de dois aspectos fundamentais: a inserção de repositórios de dados (bancos de dados) e linguagens do tipo server-side. Assim, as informações encontravam-se armazenadas em um repositório de dados em um servidor remoto e eram exibidas em páginas web construídas com linguagens de servidor em conjunto com as tags HTML. Mais alguns anos e chegamos ao modelo de web que temos hoje – uma internet interativa.

Na internet atual, exibir informações não mais é suficiente. Usuários interagem com as aplicações, aproximando-as da experiência de navegabilidade e utilização de aplicações tradicionais de desktop. Evidentemente que um banco de dados relacional, HTML, uma linguagem server-side e JavaScript não mais são suficientes para proporcionar tal experiência. Para que as aplicações web alcancem este objetivo, novas tecnologias foram naturalmente adicionadas, dentre as quais podemos citar: AJAX, jQuery, Ruby, ASP.NET WebForms, Silverlight, dentre outras.

Realizando uma análise simplista do cenário apresentado, é possível notar a existência de três fases distintas e bem definidas para a internet. Na primeira, temos como característica principal a “simplicidade” para construção das aplicações, bastando ao desenvolvedor conhecer fundamentalmente HTML e Javascript. Na segunda, com o advento de novas tecnologias, coube ao desenvolvedor dominar além dos já conhecidos HTML e Javascript, conceitos de bancos de dados e ao menos uma linguagem do tipo server-side. Na internet atual (terceira fase), estes conceitos não mais são suficientes para atender a demanda dos usuários, assim, o domínio de novas tecnologias por parte do desenvolvedor se faz necessário.

É possível afirmar, portanto, que a internet atual é incomparavelmente mais poderosa do que há alguns anos. Evidentemente que há um preço a ser pago. Maior poder necessariamente implica em maior complexidade. O profissional que desenvolvia websites há cinco ou seis anos, hoje não consegue mais criar aplicações aceitáveis apenas com seus conhecimentos de outrora. Evidentemente que estamos falando de complexidade no processo de desenvolvimento, já que, para o usuário final esta fica encapsulada.

Neste cenário, desenvolvedores iniciantes ou migrados de outro modelo de desenvolvimento se deparam com uma dúvida cruel: por onde começar em relação ao desenvolvimento para web já que existem tantas tecnologias disponíveis no mercado? A Microsoft, olhando para este cenário e tentando ajudar desenvolvedores iniciantes a responder a esta questão, reeditou e trouxe novamente ao cenário de desenvolvimento de aplicações web o WebMatrix.

Neste artigo você será apresentado ao WebMatrix e suas principais funcionalidades. Inicialmente serão apresentadas as características do produto. Em seguida serão apresentados alguns aspectos fundamentais em relação ao ASP.NET Razor. Finalmente, construiremos juntos um pequeno aplicativo que insere e exibe os dados cadastrados.

Na ocasião em que este artigo foi escrito, o WebMatrix encontrava-se na versão Beta 3, portanto, é possível que até a leitura deste artigo, uma versão mais recente da ferramenta esteja disponível.

Conhecendo o WebMatrix

WebMatrix é um Integrated Development Enviroment (IDE) aplicado especificamente à construção de aplicações web. Assim, ele reúne neste ambiente integrado um conjunto de recursos e pequenas ferramentas necessárias para construir Web Sites e Web Applications de forma rápida e descomplicada. A ideia envolvida com o WebMatrix é a de deixar ao desenvolvedor apenas as atribuições inerentes a ele, sem que este se preocupe com aspectos tais como: configuração de servidor de banco de dados, de hospedagem, instalação de plug-ins, gerenciamento de dependências, dentre outros.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo