Do que trata o artigo

O WebMatrix é uma ferramenta que contém tudo que você precisa para desenvolver Web Sites em ambiente Windows. Este artigo mostra uma introdução ao WebMatrix e alguns exemplos práticos. Também aborda uma introdução ao Razor, uma nova view engine para o ASP.NET. WebMatrix é muito mais que uma simples ferramenta, trata-se do resultado de uma nova estratégia de soluções na plataforma Windows, incluindo dentro de seu ambiente de desenvolvimento aplicações que interoperam com tecnologias também open source como PHP ou MySQL.

Para que serve

Serve para criar Web Sites de uma forma simples, com um código fácil de ler e aprender. Com o WebMatrix e Razor temos um conjunto completo para criar qualquer tipo de Web Site, sendo ideal para estudantes e desenvolvedores que buscam uma forma simples de criar projetos. Para empresas que necessitam de soluções relativamente simples e comuns como comércios eletrônicos, fóruns e blogs, o WebMatrix proverá novas possibilidades que permitirão desenvolver soluções que antes eram inviáveis pelo custo e tempo que tais tarefas exigiam.

Em que situação o tema é útil

O desenvolvimento de um Web Site pode ser uma tarefa mais simples com o WebMatrix. Pode-se codificar, testar e publicar o projeto sem precisar configurar o servidor web, gerenciar as bases de dados ou aprender primeiro uma série de conceitos. São objetivos que a ferramenta pretende oferecer. Lembrando que aplicações mais complexas também podem ser desenvolvidas com o WebMatrix e neste caso, o principal aspecto que provavelmente chamará a atenção do desenvolvedor, é a abstração que o WebMatrix promove no dia a dia do profissional que não deseja necessariamente digitar cada linha de código da aplicação e sim, manter foco no resultado do projeto.

Resumo do DevMan

O desenvolvimento de um Web Site é um processo complexo, com muitos conceitos envolvidos, configurações a serem feitas, seja no servidor web ou no ambiente de desenvolvimento. Muitas vezes é necessário trabalhar com a manipulação de dados e isso envolve o gerenciamento e manutenção de uma base de dados, entre outras diversas tarefas que fazem parte do desenvolvimento de um Web Site. O WebMatrix chega para simplificar essa tarefa, fazendo com o que o desenvolvedor possa iniciar o projeto, com o foco direto no Web Site. Contando com total interoperabilidade com outras tecnologias na plataforma Microsoft, o desenvolvedor terá a disposição consagradas soluções web como WordPress para blogs, Phpbb para fóruns, Drupal para gerenciamento de conteúdo, SugarCRM, Joomla para gestão de conteúdo (CMS) entre muitas outras populares soluções, além de permitir que o desenvolvedor escolha qual é a base de dados que deseja utilizar para a aplicação, podendo ser o Microsoft SQL Server ou MySQL. E hoje, pelo fato dos servidores Windows suportarem perfeitamente o PHP, o WebMatrix tornou-se uma poderosa ferramenta para quem deseja desenvolver para o web, independente da sua preferência de linguagem.
Autores: Alexandre Tadashi Sato e Fernando Caverna

Proporcionar uma forma simples de criar um Web Site é um dos objetivos do WebMatrix, um projeto muito interessante da Microsoft que tem o foco em desenvolvedores e estudantes ou qualquer um que queira buscar um caminho mais simples para a criação de um Web Site. Com um ambiente integrado, a ferramenta pretende criar uma experiência única em relação a simplicidade, tanto para codificar o projeto, como para testar e publicar.

Para quem está iniciando no desenvolvimento de projetos Web, o WebMatrix é a ferramenta ideal, pois a Microsoft procurou simplificar os passos iniciais para a criação de uma página Web, e ainda integrar de forma elegante com bases de dados e outros recursos comuns em páginas Web. O WebMatrix tem uma série de vantagens que podem auxiliar a diminuir a curva de aprendizado, uma vez que no início do projeto o usuário não precisará se preocupar com configurações complexas de ambiente. Outra vantagem importante é que o WebMatrix é gratuito. Isso mesmo, não é necessário usar o Visual Studio para criar páginas Web.

Um recurso muito interessante no WebMatrix é que ele tem o suporte a alguns helpers, que possibilitam você integrar suas aplicações de forma muito simples a serviços como Google Analytics, gráficos ou serviços de redes sociais como Twitter e Facebook.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo