Veremos como virtualizar o Windows XP no Windows 7

Figura 1: Veremos como virtualizar o Windows XP no Windows 7

O modo Windows XP é um dos aspectos mais flexíveis e úteis do Windows 7. Se você possui de fato uma versão suportada do Windows 7 e se seu computador suporta virtualização, então você pode baixar o Modo Windows XP e então tudo estará quase pronto.

O Modo Windows XP é um disco rígido virtual (VHD) completo, com o Windows XP SP3. Uma vez instalado, ainda será necessário configurá-lo. Isso implica, de fato, na implementação, em separado, de um SO completo. Será necessário executar a rotina de configuração exatamente como se ele estivesse instalado em um computador autônomo. A grande diferença é que, uma vez terminada a configuração, sua máquina irá executar tanto o Windows XP como o Windows 7.

Instalando e configurando o Modo Windows XP

Siga os passos abaixo para instalar o Modo Windows XP em uma máquina com Windows 7:

1. Vá para a página de download da Web do Modo Windows XP. Uma página de qualificação será exibida.

2. Selecione a versão do Windows 7 executada pelo seu computador. Observe a seleção para 32 ou 64 bits. Selecione seu idioma preferido na segunda lista suspensa.

3. Clique no botão para baixar o Modo Windows XP. Esse é um arquivo de 500 MB, de modo que isso pode levar alguns minutos, ou até um pouco mais, dependendo de sua conexão com a Internet.

4. Será exibido um aviso de segurança do tipo: "Clique em Salvar para salvar o download para uso em vários desktops semelhantes com Windows 7." Será solicitado um local para salvar o arquivo. Clique em Executar, se esse for o único desktop a executar o Modo Windows XP.

5. Você poderá ser solicitado novamente a autorizar a instalação do Modo Windows XP. Clique em Executar para continuar.

6. O Modo Windows XP iniciará o processo de instalação. Clique em Avançar para continuar.

7. Selecione o local para instalação dos arquivos do Modo Windows XP. Você pode aceitar o local padrão ou clicar no botão Procurar para selecionar outro local. Esses são arquivos bem grandes de modo que, se você tiver um disco rígido maior, com mais espaço, ou se você desejar colocá-los em um local diferente, seria recomendável selecionar outro local que não o padrão. Clique em Avançar quando estiver pronto para continuar.

8. Os arquivos serão carregados. A barra de progresso será percorrida algumas vezes, portanto seja paciente.

9. Parabéns, você concluiu o processo. Clique em Concluir.

10. Em seguida, será necessário instalar o Virtual PC no seu desktop com Windows 7. Comece voltando ao site do Virtual PC, como na etapa 1. Clique no botão Windows Virtual PC.

11. Novamente, você será perguntado se deseja executar ou salvar o download. Se esse for o único desktop ao qual o Virtual PC será carregado, selecione Executar. Se houver mais de um desktop, selecione Salvar e escolha uma pasta para armazenar o arquivo. Esse arquivo tem somente 10 MB, de modo que não levará muito tempo para baixar.

12. Assim que o arquivo baixar, você será solicitado a confirmar se a atualização pode ser instalada. Clique em Sim para continuar.

13. A tela de licença será exibida. Leia a licença, rolando até o final, ou selecione a versão impressa da licença e imprima-a. Clique no botão Aceitar. Caso não queira aceitar a licença, clique no botão Recusar. Isso impedirá a instalação do software Windows Virtual PC.

14. A instalação será iniciada. É possível acompanhar seu andamento observando a barra de progresso.

15. Parabéns. Você concluiu com sucesso a instalação do Virtual PC. Agora você pode reinicializar seu desktop. Você pode clicar no botão Reiniciar Agora para reinicializar o computador. Ou pode clicar em Cancelar para reinicializar mais tarde.

Configurando o Modo Windows XP

Agora já temos o Modo Windows XP instalado, mas ainda é preciso configurá-lo. Lembre-se que isso é uma implementação, em separado, de um SO completo. O procedimento a seguir irá orientá-lo de maneira fácil:

1. Assim que seu computador reiniciar, clique no botão Iniciar do Windows 7. Em seguida, selecione Todos os Programas | Windows Virtual PC | Modo Windows XP para iniciar a configuração.

2. Uma tela de licenciamento será exibida. Leia os termos da licença e, quando estiver pronto, clique em "Aceito os termos da licença" e, em seguida, clique em Próximo.

3. Verifique a pasta de instalação e defina uma senha para a conta XPMUSER. Essa é uma conta necessária, criada automaticamente. É a conta padrão criada para executar o Modo Windows XP e quaisquer aplicações instaladas na instância virtual do Windows XP SP3. Geralmente, é necessário digitar essa senha ao iniciar o Modo Windows XP. Se você não desejar digitar a senha cada vez que iniciar o Modo Windows XP, é possível armazenar as credenciais marcando a caixa de seleção "Lembrar credenciais".

4. Verifique a pasta de instalação listada na parte superior da tela. Ela deve ser a mesma pasta que você selecionou ao instalar o Modo Windows XP conforme a seção anterior. Caso não o seja, clique no botão Procurar e encontre os arquivos de instalação. Digite uma senha adequada conforme as regras para senhas. Digite novamente a senha. Clique em Avançar quando estiver pronto para continuar. Qualquer usuário autorizado que acesse um aplicativo sendo executado no Modo Windows XP irá usar essas credenciais.

5. Em seguida, será necessário configurar as atualizações automáticas. É possível selecionar uma opção para baixar e aplicar automaticamente as atualizações, ou desativar esse serviço. Para que esse serviço funcione adequadamente, tanto o computador host do Windows 7 como o desktop virtual do Modo Windows XP devem ser capazes de se conectar à Internet. É recomendável habilitar as atualizações automáticas. Clique em Avançar para continuar.

6. A instalação irá agora configurar o compartilhamento de unidades. O compartilhamento de unidades irá permitir que arquivos sejam compartilhados entre o SO Windows 7 e o Modo Windows XP. Os aplicativos podem transmitir dados de maneira contínua entre os dois SOs, através de comandos copiar e colar. Em seguida, clique em iniciar instalação.

7. O processo de instalação será iniciado. Isso pode levar alguns minutos, portanto, seja paciente.

8. Uma vez concluída a instalação você será conectado automaticamente à nova máquina virtual (VM). O hardware será identificado assim que o Modo Windows XP for iniciado.

9. Em seguida, será necessário aplicar quaisquer atualizações do Windows XP. O ícone de atualizações automáticas deve aparecer no canto inferior direito. Clique duas vezes nesse ícone para iniciar o processo de atualização.

10. A conhecida tela de atualização automática será apresentada, com duas opções para atualização.

  • Instalação expressa: essa opção irá instalar todas as atualizações recomendadas e críticas.
  • Instalação personalizada: essa opção listará todas as atualizações disponíveis e permitir que você selecione aquelas que deseja instalar.

Como se trata de uma VM e você só irá usá-la para executar aplicativos que não executam no Windows 7, a instalação expressa é a recomendada. Na maioria das instâncias, somente os patches recomendados e críticos são os que interessam. Caso uma atualização adicional seja necessária para seu aplicativo específico, então a seleção de instalação personalizada irá permitir que você faca a escolha. Clique em Instalar em qualquer uma das duas opções, para instalar as atualizações.

11. Pronto! Você acaba de instalar todas as atualizações recomendadas. Clique em Fechar e você estará apto a usar sua VM Windows 7 para executar Windows XP ou Windows 7. Enjoy!