De que se trata o artigo

Este artigo aborda alguns conceitos sobre computação na nuvem e começa a demonstrar a plataforma de desenvolvimento na nuvem da Microsoft, o Windows Azure.


Para que serve

Conhecer a plataforma Windows Azure nos dá bagagem suficiente para tomadas de decisões estratégicas. Conhecer o modelo de computação na nuvem, atualmente, é algo essencial para todo desenvolvedor.

Em que situação o tema é útil

Quando precisamos criar aplicações com alta disponibilidade e que sejam escaláveis, ou ainda quando não queremos nos preocupar com a infraestrutura onde estas aplicações serão executadas, podemos adotar o Windows Azure como plataforma e manter nosso foco como desenvolvedores em nossas aplicações.

Windows Azure

Windows Azure é a plataforma de computação na nuvem da Microsoft. Com o Windows Azure podemos explorar e tirar proveito de desenvolvimento na nuvem, atingindo alta performance e escalabilidade em nossas aplicações fazendo uso de uma infraestrutura virtualmente ilimitada. Entenderemos quais problemas podemos resolver utilizando a plataforma de cloud da Microsoft.

Há alguns anos o mercado de tecnologia já vem se deparando com restrições físicas no que diz respeito a disponibilidade e escalabilidade de recursos de computação. Muitas empresas de tecnologia possuem uma infraestrutura interna e particular de máquinas que utilizam servidores de banco de dados e servidores de aplicação. Muitas vezes esta infraestrutura interna de máquinas acaba sendo também utilizada para prover serviços. Ou seja, muitas vezes o servidor de banco de dados das aplicações da empresa fica dentro da própria empresa, os servidores web onde ficam hospedados os sites, blogs, e-commerces e outros ficam também dentro da empresa.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo