De que se trata o artigo

O artigo aborda como navegar entre páginas em uma aplicação Silverlight utilizando o sistema operacional Windows Phone 7.

Para que serve

Em uma aplicação, seja web ou mobile, temos a necessidade de navegar entre as páginas criadas, e até mesmo passar dados de uma página para outra. Neste artigo veremos algumas formas de realizar essa tarefa essencial na maioria das aplicações.

Em que situação o tema é útil

As aplicações mobile estão evoluindo rapidamente. O Windows Phone 7 é um sistema operacional moderno para a plataforma .net. Quem deseja investir neste mercado e está iniciando na plataforma mobile da Microsoft, precisará conhecer quais os meios disponíveis de navegação de páginas e utilizá-las conforme as necessidades do projeto.

Navegação no WP7

Durante o artigo veremos alguns exemplos práticos de como realizar a navegação e algumas explicações sobre o conceito utilizado nesta tarefa. Também será apresentado o NavigationService, uma poderosa classe que possibilita flexibilidade e manipulação de propriedades, métodos e eventos relacionados à navegação de páginas.

Atualmente os celulares e smartphones estão chegando ao mercado cada vez mais modernos e cheios de recursos, com telas grandes cobrido grande parte do equipamento e abusando de recursos de touch screen, chegando até a dispensar o tão conhecido teclado físico que acompanhou e acompanha grande parte de uma geração de celulares.

Com tantos recursos, esses equipamentos trouxeram a possibilidade de navegar na internet em browsers como se estivéssemos em um computador normal. Apesar de nem todos os sites estarem adaptados à plataforma mobile, grande parte já é navegável através do celular, e se mostram bem visíveis e fáceis de navegar. Com isso os usuários de celulares poderão navegar na internet em uma nova experiência visual e de interatividade.

O Windows Phone 7 ou WP7 é o sistema operacional da Microsoft para a plataforma mobile. Os celulares e smartphones com o WP7 têm um browser baseado no Internet Explorer. Um dos grandes diferenciais de navegação visual do WP7 está no Zoom. Quando você navega em uma página, você pode utilizar o multitouch, ou seja, tocar na tela com os dois dedos e fazer um movimento de abertura, que um zoom será aplicado. Apesar dos recursos, a navegação em um browser no WP7 é similar à navegação de páginas em uma aplicação, ou seja, a navegação em uma página ainda segue os mesmos princípios básicos, você clica em um determinado ponto e outra página é carregada. A navegação mais simples em uma aplicação WP7 funciona da mesma forma, ou seja, temos uma página na aplicação, quando o usuário clicar em algum elemento, como um link ou um botão, nós chamamos outra página na sequência, e assim estaremos navegando entre páginas no Windows Phone 7. Podemos também navegar para outra página quando um evento ou trigger faz a chamada da outra página.

O Windows Phone 7, juntamente com o Microsoft Silverlight, trouxe a possibilidade de desenvolver aplicações ricas e interativas para ambientes mobiles. Podemos desenvolver uma diversidade enorme de aplicações para a o sistema operacional da Microsoft. O Windows Phone 7 tem suporte ao Silverlight e ao XNA. O Silverlight é uma poderosa tecnologia para a criação de aplicativos de negócios, pode ser aplicada tanto na web como no Windows Phone 7. Já o XNA é um maduro framework voltado à criação de jogos. Podemos com ele criar desde simples jogos mobile até sofisticados games para X-BOX 360.

XNA (sigla em inglês que significa XNA's Not Acronymed) é um framework para desenvolvimento de jogos para Windows e para o console XBOX 360. O XNA Framework possui conjunto de classes necessárias para execução de um jogo criado em XNA, funciona com base no .NET Framework e pode ser implementado através de IDEs como o Microsoft Visual Studio.

Como o artigo aborda a navegação de páginas em uma aplicação WP7, estarei utilizando o Microsoft Silverlight e criando alguns exemplos de navegação. Vamos conhecer como navegar entre as páginas da aplicação somente utilizando o código XAML e depois veremos um código C# realizando a mesma tarefa.

XML(eXtensible Markup Language) é uma linguagem de marcação formada por Tags, que descrevem seus elementos. Similar a marcação XML, a XAML atualmente é a tecnologia utilizada para a criação de interfaces ricas para a plataforma web com o Silverlight, desktop com o WPF e mobile para o Windows Phone 7.
...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo