Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Neste artigo conheceremos os principais fundamentos do Windows Phone 7, seus recursos e arquitetura. Também veremos como utilizar o Microsoft Silverlight para o desenvolvimento de soluções mobile com interfaces ricas e interativas ao usuário, voltadas para o Windows Phone 7.


Para que serve

O Windows Phone 7 é a última versão do sistema operacional da Microsoft voltado para a plataforma Mobile, sendo que sua base de aplicativos é desenvolvida através de frameworks como Microsoft Silverlight, XNA e .NET Compact Framework.


Em que situação o tema é útil

Com o Windows Phone 7 é possível utilizar diversas tecnologias, como o Microsoft Silverlight, XNA e .NET Compact Framework, a fim de proporcionar o desenvolvimento de aplicações com interfaces ricas aos usuários, integrando o sistema operacional com outros serviços.

Resumo do DevMan

O Windows Phone 7 é um sistema operacional voltado para plataforma Móbile. Foi projetado para propiciar novos recursos interativos e gráficos, fornecendo um visual limpo, moderno e agradável aos usuários. Sua base de desenvolvimento são os frameworks Microsoft Silverlight, XNA e .NET Compact Framework, fornecendo inúmeros recursos aos desenvolvedores para a concepção de aplicações que exploram a interatividade do usuário. No decorrer deste artigo, serão apresentados os principais fundamentos do Windows Phone 7, assim como sua arquitetura e especificações, e o desenvolvimento de um aplicativo completo, que faz acesso à base de mensagens do Twitter, utilizando o Microsoft Visual Studio 2010 com o Microsoft Silverlight 4.

Autores: Robson Fernandes e Alexandre Tadashi Sato

A construção de aplicativos para dispositivos móveis é uma das maiores apostas das empresas de TI. A cada dia esse mercado vem crescendo acompanhando a evolução dos aparelhos, que cada vez estão mais sofisticados, ganhando recursos de hardware que possibilitam mais interatividade com o usuário. O software também tem evoluído, os mais diversos serviços e programas estão sendo oferecidos nas mais diversas plataformas, e a Microsoft também vem apostando nos aplicativos mobile. O Windows Phone 7, conhecido como WP7, é a mais recente tecnologia mobile da Microsoft que oferece suporte ao Silverlight.

O objetivo da Microsoft em relação ao Windows Phone é criar uma excelente experiência ao usuário, reestruturando a interface e integrando o sistema operacional com outros serviços. A Microsoft o revelou oficialmente durante o Phone Mobile World Congress 2010, no dia 15 de fevereiro em Barcelona e revelou mais detalhes no evento MIX 2010.

Ele permite que os usuários, através de uma nova interface chamada “Metro” que foi definida como simples, intuitiva e integrada, acessar ferramentas de redes sociais como o Windows Live e o Facebook, aplicativos de mapas como o Bing Maps, pesquisas de informações em buscadores da web, exemplo o Bing, acessar jogos da rede X-Box Live, ferramentas multimídias do Zune e documentos do Office e Sharepoint.

Os Windows Phone 7 não é a continuação dos Windows Phone 6, mas sim uma nova série. A Microsoft passa agora a ter duas séries, a 6 e a 7. Os primeiros modelos do WP7 são esperados para Dezembro 2010. Em seu visual, é tudo diferente e novo, a superfície do Windows Phone 7 é um conjunto de quadrados brilhantes, que preenchem a área. O uso de cores primárias e linhas retilíneas provoca um efeito de modernidade e atração. O texto é grande e complementa o design dos menus. O Zune HD, da Microsoft, é um dos dispositivos que chega perto da semelhança, com elementos gráficos que fogem da tela, com texto e gráficos grandes. A transição de uma página para outra se faz com gestos naturais, como scrolling e zooming multitouch.

Sua organização é feita em “cubos” de informações, são eles: People, Pictures, Games, Music+Video, Marketplace e Office. Estes cubos são uma espécie de super-aplicações que agregam toda a informação sobre cada tema. O cubo People, por exemplo, não trata apenas os Contatos, mas sim tudo o que se passa com eles em tempo real, como atividades no Windows Live, no Facebook, e-mail etc.

O Windows Phone 7 vem com o navegador Internet Explorer com capacidade de multitouch. Podemos abrir várias janelas de navegação e definir os favoritos na tela inicial. O e-mail é suportado pelo Outlook, com uma aparência mais atrativa, de fácil leitura com texto bem legível e uma experiência de navegação e pesquisa de informação muito simples.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo