De que se trata o artigo

O artigo apresentará uma introdução básica ao Windows Phone 7 e um overview sobre a criação de telas utilizando o Silverlight. O Silverlight disponibiliza um recurso chamado layout controls, utilizaremos no artigo para criar o layout das telas no Windows Phone 7.

Para que serve

Os layout controls são os controles para a criação do layout das telas no Windows Phone 7 utilizando o Silverlight, com eles podemos dispor os elementos na tela conforme os recursos que cada layout control disponibiliza.

Em que situação o tema é útil

O Windows Phone 7 tem suporte ao Microsoft Silverlight e ao Microsoft XNA, o Silverlight é a tecnologia indicada para a criação de aplicativos no Windows Phone 7 e o XNA é voltado para a criação de jogos. Os Layout Controls são recursos disponíveis para a manipulação dos elementos nas telas em Silverlight, se você quiser desenvolver qualquer aplicativo para o Windows Phone 7 com Silverlight você deverá conhecer os layout controls.

Windows Phone 7 – Trabalhando com Layout Controls

Os Layout Controls são os recursos do Silverlight para desenhar os layouts. É possível criar aplicativos utilizando todo o poder do Silverlight para desenvolver aplicativos ricos para o Windows Phone 7. Neste artigo veremos quais são os controles de layout disponíveis para o WP7 e também como utilizá-los.

Neste artigo apresentarei uma breve introdução ao Windows Phone 7, com foco no layout das telas, utilizaremos na prática os layout controls Grid, StackPanel, Canvas, Border e Scrollviewer. Estarei utilizando o Visual Studio 2010 Premium, mas você poderá utilizar as versões gratuitas da Microsoft, o Visual Studio 2010 Express ou o Expression Blend for Windows Phone, ambos são instalados junto com o Windows Phone Developers Tools.

Nota do DevMan

O Expression Blend é uma ferramenta da Microsoft cujo o objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento de designs em Silverlight, WPF e WP7, nela você pode criar interfaces aprimoradas para suas aplicações. O Expression Blend é totalmente integrado ao Visual Studio. O Microsoft Expression Blend 4 já está disponível para download de avaliação no site da Microsoft.

Nota do DevMan

O WPF (Windows Presentation Foundation) é um componente do .net framework que possibilita criar aplicações elaboradas voltadas para Windows, é a base do Silverlight.

Com a evolução dos aparelhos celulares, cada vez mais estamos trocando-os com mais frequência, um dos motivos é a melhoria ou inclusão de diversos recursos que facilitam o dia a dia de quem gosta de utilizar o celular para tarefas além de fazer e receber ligações. Essa evolução tecnológica no hardware também refletiu em uma evolução tecnológica no software, com destaque aos sistemas operacionais que atualmente temos disponíveis.

Atualmente temos celulares ou smartphone com telas de tamanhos maiores e recursos de touch screen, com isso os aplicativos que rodam sobre esses equipamentos usam e abusam desses pontos. Antigamente o desenho das telas eram bem limitados, não existiam recursos suficientes para criar um aplicativo em ambiente mobile que fosse bonito e prático. Com os equipamentos atuais temos a possibilidade de criar aplicativos visualmente ricos e funcionais, e com isso surgiram ferramentas de desenvolvimento poderosas que possibilitam ao desenvolvedor a criação desses softwares.

É neste cenário que a Microsoft apresentou recentemente o seu mais novo sistema operacional chamado de Windows Phone 7, ou WP7, que é totalmente diferente dos outros sistemas operacionais da Microsoft para a plataforma mobile. Com ele é possível criar aplicativos de negócios utilizando todo o poder da tecnologia Silverlight ou criar jogos modernos com o framework XNA.

O XNA é um framework completo e maduro para a criação de jogos, tanto para PCs com Windows , como para o XBOX 360 e o Windows Phone 7. O Silverlight é voltado para a criação de aplicações ricas, com ele é possível criar aplicativos RIA, ou seja, aplicativos ricos para a internet. Podemos também criar aplicativos que rodam fora do browser, ou seja, instalado no computador. Com a chegada do Windows Phone 7, temos agora a possibilidade de criar aplicativos mobile, utilizando a mesma tecnologia.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo