Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Veja neste artigo uma prévia das ferramentas de desenvolvimento que teremos disponíveis para a criação de aplicativos e jogos no novo sistema operacional para dispositivos móveis da Microsoft, o Windows Phone.


Para que serve

O Windows Phone será lançado neste ano de 2010, e juntamente com o Visual Studio 2010 teremos um novo ambiente de desenvolvimento de aplicativos móveis para a plataforma Microsoft. Veja neste artigo o que a Microsoft esta preparando para os desenvolvedores de aplicações Móveis no Windows Phone.


Em que situação o tema é útil

Finalmente a Microsoft prepara uma resposta à altura para o IPhone da Apple. O Windows Phone promete oferecer a mesma qualidade e versatilidade que o IPhone nos trouxe. Estar preparado para o desenvolvimento de aplicações no Windows Phone será um grande diferencial.

Resumo do DevMan

O Windows Phone está prestes a ser lançado pela Microsoft, e isso significa que em breve teremos que desenvolver aplicativos para este novo sistema operacional. Como de costume, a Microsoft já disponibilizou uma prévia das ferramentas de desenvolvimento para o Windows Phone, já integradas ao Visual Studio 2010. Veja neste artigo como instalar e preparar este ambiente de desenvolvimento do Windows Phone, e como construir seus primeiros aplicativos no Windows Phone.

No dia 15 de fevereiro de 2010, no congresso mundial de mobilidade de Barcelona, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, revelou ao mundo o Microsoft Windows Phone 7, e prometeu uma primeira versão do produto para as festas de final de ano de 2010. Podemos esperar uma mudança bem radical no Windows Phone, em comparação ao atual Windows Mobile. É o que esta sendo chamado de “Reboot”, e o que podemos entender como uma resposta à altura ao seu principal concorrente, o IPhone.

Em contrapartida, os desenvolvedores da plataforma Windows Mobile não começaram esse ano muito felizes. Já com a versão RC (Release Candidate) do Visual Studio 2010, e com a versão final bem próxima, ainda não tínhamos nenhuma prévia de como iria ficar o desenvolvimento de aplicações Smart Phone no Visual Studio 2010. Essa espera acabou no dia 14 de Março, que foi quando a Microsoft lançou Windows Phone Developer Tools CTP. Com esse CTP já podemos conferir como será o desenvolvimento de aplicações móveis, já no novo Windows Phone.

Como você poderá ver neste artigo, o Reboot não será apenas visível pelos usuários do Windows Mobile, mas nós desenvolvedores também notaremos uma enorme mudança de paradigma. Para quem estava acostumado a criar aplicações móveis de uma forma muito semelhante ao desenvolvimento de aplicações Windows Forms, agora precisará se adaptar à tecnologias como Silverlight e XNA.

Neste artigo veremos em primeiro lugar como instalar e preparar um ambiente para testarmos o Windows Phone Developer Tools CTP. Como você poderá conferir, é necessário um cuidado extra antes de instalar este CTP, principalmente porque ele é compatível com a versão RC do Visual Studio 2010 e não com a versão final, lançada dia 12 de Abril.

Com um ambiente de desenvolvimento instalado, veremos as principais novidades que temos na construção e emulação de aplicações móveis no Visual Studio 2010 e Windows Phone. Se prepare, as mudanças são bem significativas, e este artigo é só uma pequena introdução à uma nova série de artigos sobre o Windows Phone, que teremos durante esse ano aqui na WebMobile.

Silverlight e XNA

Desde que se falou de uma nova plataforma móvel da Microsoft, as apostas foram altas para tecnologias como Silverlight e o XNA. E eis que as especulações se tornam realidades.

O Silverlight já não é nenhuma novidade, e já tivemos vários artigos sobre ele aqui na WebMobile, inclusive um nesta edição, do Claudio Silva sobre DataAnnotations. O Silverlight já chega na sua quarta versão, que surgiu agora junto com o .NET Framework 4.0. Com ele ganhamos uma poderosa ferramenta para a criação de aplicações Web de alta qualidade gráfica e de interação do usuário.

E desde 2008 há uma grande expectativa por uma versão do Silverlight para aplicações Móveis. O Silverlight também é conhecido por ser uma versão enxuta do WPF, o que o tornou um candidato ainda mais forte para o Windows Phone.

A sigla XNA quer dizer “Xna is Not an Acronym”, o que significa “XNA não é uma sigla”. A piada é engraçada, mas não inteiramente original. Quem sabe o que significa GNU deve saber disso. Mas enfim, o XNA é a uma plataforma para desenvolvimento de jogos da Microsoft, muito conhecida e usada para a criação de jogos para XBOX, com uma facilidade muito maior do que o uso tradicional do C++. O XNA, além de ser utilizado para a criação de jogos para XBOX, também pode ser utilizado para criar jogos para PC, e aplicativos para o Zune HD, aquele novo “MP3 Player” da Microsoft.

Alias, foi aí que surgiram algumas especulações quanto ao uso do XNA no próximo sistema operacional Mobile da Microsoft. Já que o XNA pode ser usado para criar ótimas interfaces no Zune HD, porque não aproveitar isso para o Windows Phone?

E todas essas especulações estavam corretas, tanto o Silverlight quanto o XNA, são tecnologias que poderão ser utilizadas para a construção de aplicativos para o Windows Phone.

Além disso, o Windows Phone 7 expõe classes definidas pelo .NET Compact Framework, o que significa que todas as aplicações para Windows Phone devem ser escritas em código gerenciado. Atualmente a única linguagem suportada para o Windows Phone é o C#.

Como veremos, existe uma edição especial do Visual Studio 2010 para a criação de aplicações para o Windows Phone, é o Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone. Ainda não existe uma versão final dessa edição do Visual Studio, pelo menos não até o fechamento desta edição. E ele é instalado junto com o CTP que citamos lá em cima. Não se preocupe, veremos passo-a-passo como instalá-lo.

Essa edição especial do Visual Studio 2010 acompanha o XNA Game Studio, e já vem com emuladores do Windows Phone. Esses recursos para desenvolvimento de aplicações no Windows Phone também serão compatíveis com outras edições do Visual Studio 2010, como a Professional e a Ultimate. Porém, o CTP que iremos utilizar neste artigo, não é compatível com a versão final do Visual Studio 2010, e portanto não deve ser instalado em uma mesma máquina que ele. Veremos mais adiante essas restrições.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo