Voltar

Iniciar e gerenciar um projeto em Angular pode não ser uma tarefa tão simples. A existência de dezenas de bibliotecas, frameworks e ferramentas, que muitas vezes tentam resolver o mesmo problema, pode ser uma barreira aos primeiros contatos com a tecnologia.

Ao observar esse problema, a equipe do Angular criou uma ferramenta de linha de comando chamada Angular CLI (Command Line Interface - Interface de Linha de Comando) cujo objetivo principal é facilitar o gerenciamento de projetos escritos nesse framework.

Tópicos

Instalação do Angular CLI

O primeiro passo para utilizar o Angular CLI é realizar a sua instalação e, para tal, é necessário ter o Node.JS instalado. Caso ainda não o tenha, acesse o site do Node.js e baixe a última versão destinada ao seu sistema operacional.

Com o Node.JS instalado, temos à disposição o comando npm, necessário para instalar o Angular CLI. Neste ponto, será preciso abrir o terminal do seu sistema operacional e digitar a instrução:

npm install -g @angular/cli

Essa instrução, normalmente, requer um bom tempo para que seja concluída, pois diversas bibliotecas do Node.JS serão obtidas através da internet. Concluída a instalação, o Angular CLI está à nossa disposição através do comando ng, que é um programa para ser executado a partir da linha de comando e para o qual podemos passar diversos parâmetros. É dessa forma que criamos um novo projeto em Angular, criamos artefatos, realizamos o build do projeto, entre outras opções.

Após a instalação o próximo passo é criar o projeto Angular. Para saber como fazer isso, acesse: