De que se trata o artigo

A modelagem de processos é hoje o principal motor da organização para melhoria contínua de seus processos internos e externos. Neste contexto, o objetivo deste artigo é esclarecer, através de exemplo, as principais funcionalidades e benefícios da modelagem e gerenciamento de processos utilizando o ARIS Express.

Em que situação o tema útil

O ARIS Express é uma ferramenta freeware disponibilizada para que usuários e modeladores possam ter um primeiro contato com a modelagem de processos usando a metodologia ARIS.

Resumo Devman

As organizações do mundo moderno estão cada vez mais interessadas na melhoria contínua de seus produtos e serviços. Para alcançar este objetivo é necessário que todos os processos estejam bem definidos e sejam seguidos pelos membros da organização.

No artigo da edição anterior da Engenharia de Software Magazine foram mostrados os conceitos, definições e especificações do ARIS (Architecture of Integrated Information Systems), uma plataforma completa de modelagem, controle e execução de processos. Neste artigo será demonstrado um exemplo prático de modelagem utilizando o ARIS Express, uma ferramenta livre, porém com recursos limitados, que possibilita a usuários ocasionais ou iniciantes em modelagem um primeiro contato com Business Process Managment (BPM).

Autores: Ronney Moreira de Castro, Wellington Moreira de Oliveira e José Luis Braga

Atualmente, no mundo dos negócios, praticamente tudo é dirigido por processos. As pessoas, em sua vida cotidiana, estão acostumadas a lidar com processos, mesmo sem serem organizados. Elas se dirigem para o trabalho e fazem suas atividades diárias seguindo às vezes seus próprios procedimentos. É uma espécie de rotina diária. A ideia de analisar e aperfeiçoar processos veio da indústria da manufatura. Um dos maiores exemplos é o de Henry Ford, com seu conceito de “linha de produção” ou “linha de montagem” repetindo continuamente uma sequência de tarefas [3].

O controle dos processos de uma determinada organização torna-se fundamental para a geração de valor, oferecendo produtos e serviços de qualidade. O ato de gerenciar estes processos traz como características a verificação e análise detalhada de atividades importantes e recursos da companhia tais como mercado, tarefas, pessoas, transações financeiras, entre outros [9].

O ARIS é uma arquitetura, criada em 1984 pela IDS Scheer, como uma resposta a uma necessidade de mudança no foco na gerência de negócios [23]. Alinhada ao conceito de Business Process Managment (BPM), foi construída em três níveis: estratégia, especificação (composta de Design, Otimização e Controle) e execução, como pode ser visto na Figura 1. Neste contexto, o objetivo deste artigo é esclarecer, através de exemplo, as principais funcionalidades e benefícios da modelagem e gerenciamento de processos utilizando o ARIS Express.

Figura 1. Modelo em três camadas (Fonte: Aris for DoDAF)

ARIS Express

Em 2009, a IDS Scheer disponibilizou uma ferramenta gratuita para modelagem conhecida como ARIS Express. Ela faz parte da fase de Process Design da Plataforma ARIS, composta por várias ferramentas que fornecem apoio e suporte ao planejamento, modelagem e execução do BPM, como pode ser visto na Figura 2.

Figura 2. Plataforma Aris (Fonte: Adaptado de Aris Value Engineering)

O ARIS Express foi desenvolvido baseado no ARIS Method (Método de modelagem ARIS ou a forma de modelar usando ARIS) e em padrões da indústria. Possui uma interface intuitiva, é de fácil aprendizagem e pode gerar resultados instantâneos. Pode ser utilizado com a finalidade de aprendizado, em universidades por exemplo, e também por usuários iniciantes em BPM. A versão disponibilizada consiste em uma versão freeware e não demo, o que possibilita seu uso como uma substituição razoável de outras ferramentas utilizadas para a mesma finalidade: “Desenhar” os processos das organizações.

Algumas características do Aris Express:

Smart Design (Design Inteligente): Permite aos usuários da ferramenta capturar de forma rápida e fácil informações sobre a empresa, não se preocupando com padrões de modelagem ou a colocação correta dos objetos. O modelo é gerado instantaneamente e pode ser alterado a qualquer momento;

Model Fragments (Fragmentos do Modelo): Os usuários devem ter cuidado com as convenções da modelagem ou fazem a mesma combinação de objetos sempre. O problema pode ser tratado com o uso de “fragmentos”, ou seja, uma combinação de objetos que podem ser reutilizados;

Context Sensitive Modeling (Modelagem Sensível ao Contexto): O ARIS Express possui uma espécie de ajuda em cada um dos componentes inseridos no modelo, mostrando ao usuário quais os tipos de conexões (interligações) que podem ser efetuadas usando aquele objeto.

Todas essas funcionalidades também estão presentes no ARIS Platform (ferramenta paga). Além disso, é possível importar os modelos desenvolvidos dentro do ARIS Express para o ARIS Platform. Com isso os modelos poderão ser reutilizados e modificados.

Segue uma lista com algumas funcionalidades do ARIS Express:

• Permite gerar modelos de processos de negócios, organogramas, infraestrutura, visão do sistema, modelos de dados, entre outros;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo