Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 19. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Criando UDF’s no Interbase

 

Hoje em dia, escolher corretamente um banco de dados é um processo crucial quando nos deparamos com as seguintes características: performance, armazenamento das informações e facilidade de manuseio. Para cada tipo de aplicação temos que analisar, de todas as formas, as possibilidades que um SGBD nos oferece. O Interbase é um SGBD que vem crescendo a cada dia e se tornando muito popular na comunidade dos programadores em Delphi (principalmente na América Latina).

         Para quem já trabalhou com o Interbase, mesmo que não tenha se aprofundado, pôde verificar o quanto esse SGBD é bastante flexível e de fácil entendimento. Ele é como qualquer outro SGBD na sua essência, possuindo algumas características próprias que devem ser observadas, entre elas as UDF's.

         As UDF's (Users Defined Functions), como o nome já diz, são funções definidas pelo próprio usuário. Mas como isso funciona? O Interbase possui apenas as funções próprias do SQL, como MAX, MIN, CAST, UPPER, AVG e etc. Funções de substring, extração de uma parte da data, arredondamento e outras, não existem no Interbase, devendo ser criadas pelos usuários e importadas para dentro do Interbase.

         A grande vantagem é que o usuário fica livre para criar qualquer função que precise usar para efetuar alguma operação. A desvantagem é que ele tem que desenvolver o código da função em alguma linguagem de programação e transformá-la em DLL.

          

UDF no Delphi

 

         Nesta edição veremos como criar duas UDF's no Delphi e como ela será importada para dentro do Interbase. No Delphi temos que criar uma nova DLL. Veja a figura seguir:

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo