Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Novidades.
Por: Fernanda Cristina Girelli e Everton Coimbra de Araújo
As novidades do Eclipse 4
Este artigo apresenta, por meio de uma visão geral, algumas das novidades da nova versão do Eclipse, que recebe o codinome “Juno”. Esta versão foi lançada no final de junho de 2012, caracterizando o primeiro lançamento da Plataforma 4.x, e trouxe diversas vantagens ao programador. O Eclipse Juno apresenta uma nova interface visual, tornando o ambiente de desenvolvimento mais agradável. Além disso, novos recursos foram implantados como, por exemplo, a injeção de dependência para acesso aos serviços da IDE, Code Recommenders, suporte ao Java 7, utilização do Git como repositório dos projetos Eclipse, entre outros. Alguns dos recursos já existentes nas versões anteriores do Eclipse também foram melhorados, entre eles: a integração entre software (desenvolvido na IDE) e documentação (registrada na própria aplicação).


Em que situação o tema é útil

Este tema é útil para quem quer conhecer as melhorias e novas funcionalidades disponíveis na versão 4 do Eclipse, proporcionando ao desenvolvedor maior facilidade na utilização dos novos recursos da ferramenta.

Lançado no final de junho de 2012, o Eclipse Juno inclui 72 projetos desenvolvidos durante quase três anos. Esta nova versão conta com uma série de novos recursos e várias melhorias implantadas. Além disso, o Eclipse está de cara nova, com um visual mais moderno e amigável.

O Eclipse é uma plataforma gratuita para o desenvolvimento de aplicações, criado originalmente pela IBM no ano de 2001. Em janeiro de 2004, foi criada a Fundação Eclipse, como uma organização sem fins lucrativos, permitindo o surgimento de uma comunidade transparente e aberta. A Fundação é mantida pelos seus associados, que hospedam os projetos do Eclipse e ajudam a manter uma comunidade de software livre.

Apesar de a plataforma Eclipse ser desenvolvida em Java, o uso da IDE não se limita apenas ao desenvolvimento de aplicações escritas nesta linguagem. Já se encontra disponível para download, plugins de suporte a várias outras linguagens como, por exemplo, C/C++, Cobol e PHP, entre outras.

Com estes recursos e todos os demais disponíveis, o Eclipse é uma das plataformas de desenvolvimento mais utilizadas e, por isso, está em constante crescimento, visando sempre oferecer aos usuários uma plataforma estável e que facilite o processo de desenvolvimento de aplicações. Com base nisso, neste artigo serão descritos alguns dos recursos e melhorias implantadas na sua nova versão.

Visão geral do Eclipse Juno

A nova plataforma do Eclipse já está disponível na versão 4.2, com o codinome “Juno”. Nesta nova plataforma, novos recursos foram adicionados e os existentes foram melhorados, tendo como objetivo simplificar e facilitar o processo de desenvolvimento de aplicações que têm como ferramenta a plataforma Eclipse.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo