Do que trata o artigo

Este artigo mostra como criar uma aplicação Web ASP.NET que tem por principal função o cadastro de automóveis. Para construir o exemplo, vamos explorar vários recursos do banco de dados SQL Server, como Stored Procedures, Views e Functions, de forma a centralizar boa parte do código SQL e lógica no servidor.

Para que serve

Usando recursos específicos do banco de dados SQL Server, otimizamos nossa aplicação Web, centralizamos código SQL no servidor, facilitamos a manutenção do sistema e definimos bem as responsabilidades de cada parte do aplicativo.

Em que situação o tema é útil

As técnicas aqui apresentadas são bastante úteis em projetos de pequeno porte, onde a empresa queira ganhar velocidade na manutenção, pois sabemos que a cada dia esses projetos podem crescer aumentando consideravelmente o trabalho se caso as instruções SQL mais complexas estivessem no código da aplicação cliente.

Resumo do DevMan

Nos próximos tópicos mostraremos como criar um formulário Web de cadastro de automóveis, onde serão inseridas informações pertinentes ao veículo. A Stored Procedure criada vai nos auxiliar na manutenção dos registros, centralizando os comandos Insert, Update e Delete, fazendo ainda uso de parâmetros. Uma View será utilizada para otimizar consultas. Uma Function será utilizada para centralizar no servidor o processamento do cálculo de IPI do veículo. E finalmente, um Web Site ASP.NET, através do uso de ADO.NET para acesso a dados, fará a interface com o usuário.

Este artigo tem o objetivo de mostrar o desenvolvimento de um formulário de “cadastro de automóveis” que fará uso de diversas tecnologias do banco de dados SQL Server da Microsoft, como Stored Procedures, Functions e Views, além de demonstrar boas práticas de programação, tudo isso com o intuito de otimizar o aplicativo, refletindo na manutenção futura. A ideia principal é armazenar o máximo possível de código SQL no próprio servidor de BD, através do uso destes recursos.

Nossa aplicação prática estará bem dividida neste artigo, iniciaremos pela criação do banco de dados no SQL Server, depois vamos criar os respectivos objetos (Procedures, Views etc.), a seguir construiremos o Web Site (interface) em ASP.NET que permitirá trabalhar com o BD criado. Para isso, utilizaremos a tecnologia ADO.NET e suas classes (SqlConnection, SqlCommand, DataSet etc.).

Nota: Neste artigo vamos utilizar o Visual Studio 2008 e SQL Server 2005, porém, o mesmo exemplo pode ser criado no Visual Studio 2010 e SQL Server 2008. Para trabalhar com o banco de dados e executar os scripts apresentados, usaremos o Microsoft SQL Server Management Studio Express. Veja onde encontrar estes produtos na sessão Links.

Criando o banco de dados

Neste momento faremos a criação do nosso banco de dados, com isso teremos uma visão geral das informações que o formulário conterá. Basicamente o database será constituído de duas tabelas, uma de usuários do sistema e outra de automóveis. Clique em Iniciar>Programas> Microsoft SQL Server 2005> SQL Server Management Studio Express. Após se conectar, no menu View>Object Explorer é exibida uma janela onde a pasta Databases conterá todos os databases criados. Clicando com o botão direito nessa pasta selecione New Database. Irá aparecer uma janela com o campo DataBase Name que é o nome da base de dados que será criada, vamos utilizar o nome DevMedia. Observe que o database DevMedia foi criada dentro da pasta Databases (Figura 1).

Figura 1. Object Explorer

Vamos criar nossas tabelas utilizando a Database Diagrams, recurso que permite criar o esquema do banco de forma visual. Clique na pasta Database Diagrams, irá aparecer uma mensagem indicando que será necessário criar alguns arquivos para que seja possível utilizar os diagramas, confirme no Yes. Agora com o botão direito em Database Diagrams clique em New Database Diagram, irá abrir uma janela Add Table, como estamos criando um diagrama de um BD vazio você pode fechar esta janela. Com o botão direito na área vazia selecione New Table, coloque Usuario como nome da tabela e clique em OK. Adicione os campos de acordo com a Figura 2.

Figura 2. Tabela Usuario

Para definir o campo ID como chave primária, clique de direita sobre o mesmo e selecione Set Primary Key. Na janela Properties (menu View>Properties Window) marque Yes na propriedade Is Identity (Figura 3), isso fará com que o valor do campo ID seja incrementado automaticamente pelo banco de dados. De forma semelhante proceda a criação da tabela Carro. A ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo