Do que trata o artigo

A proposta desse artigo é demonstrar como integrar uma aplicação ASP .NET MVC com o jQuery, já que a Microsoft passou a apoiar o uso dessa biblioteca junto à plataforma.NET e, atualmente, o tema integra o conteúdo da certificação 70-515 (Web Applications Development with Microsoft .NET Framework 4), uma das mais populares e visadas pelos desenvolvedores .NET.

Para que serve

Utilizado para desenvolver aplicações ASP .NET conforme o padrão MVC (Model-View-Controller), o MVC é amplamente difundido entre desenvolvedores Web de diferentes tecnologias, mesmo não sendo um padrão de arquitetura exclusivo para Web. O jQuery é uma biblioteca JavaScript, de simples entendimento, que auxilia o desenvolvimento de aplicações Web ricas em animações, AJAX, efeitos e manipulação de DOM (Document Object Model).

Em que situação o tema é útil

Quando precisamos desenvolver aplicações Web que possuam requisitos restritos quanto a recursos de navegação, sejam estes limitados pelos usuários do aplicativo (alto índice de acessibilidade) ou por recursos de hardware ou de software limitados (dispositivos móveis), que exijam que o web site seja desenvolvido para atender recursos mínimos ou parcialmente limitados.

Resumo do DevMan

O ASP.NET MVC traz melhorias para o desenvolvimento Web, conforme veremos no artigo, agora a isso, adicione a dinâmica do jQuery empregado de tal forma que não altere o ASP.NET MVC original, garantindo a execução do mesmo, mesmo se o JavaScript falhar. Vamos desenvolver uma aplicação com ASP.NET MVC que irá funcionar de forma dinâmica a partir da construção de dois plug-ins jQuery e iremos ainda customizar o controller padrão, gerando uma integração concisa e fácil de reutilizar.

A estratégia para o desenho de interface da aplicação Web, conhecida como Melhoria Progressiva (Progressive enhancement), permite o desenvolvimento de uma aplicação semanticamente correta. Essa estratégia parte do princípio de que o desenvolvimento deve compreender os elementos básicos e semanticamente corretos, construindo, assim, um documento fragmentado e de fácil entendimento. Outra vantagem da Melhoria Progressiva é que a manutenção da aplicação torna-se mais simples.

Essa estratégia permite distinguir as responsabilidades de cada um dos elementos – HTML, CSS e JavaScript - na camada de apresentação. O conteúdo fica conciso, semanticamente correto e com formatação clara e fluída. Com papel bem definido, o CSS será escrito para atuar somente na estilização dos elementos padrões do HTML. E o JavaScript torna-se responsável pelas requisições Ajax da aplicação e por algumas animações, quando necessário.

O Progressive enhancement facilita o trabalho de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento da interface da aplicação. Designers devem focar na estrutura do conteúdo e na estilização por meio do CSS; já os desenvolvedores, na integração do JavaScript e Ajax de forma não intrusiva na aplicação.

É possível aplicar essa estratégia aliando ASP NET MVC e jQuery. O padrão utilizado possibilita que a aplicação MVC interprete as requisições Ajax e retorne somente o conteúdo solicitado. Os códigos das Views levam em conta que as páginas podem ou não ser carregadas com Ajax.

ASP .NET MVC – a força do lado do servidor

O ASP .NET MVC é um framework de código aberto, desenvolvido e suportado completamente pela Microsoft, que está mudando a opinião dos desenvolvedores Web sobre como realmente as aplicações são construídas. O MVC (Model-View-Controller) é um padrão de projeto que trata da apresentação dos dados. Estruturalmente ele separa uma aplicação em três partes distintas: o model, a view e o controller. Contudo essas partes se comunicam, como mostra a Figura 1.

Figura 1. Interação entre as camadas

  • Model: São os objetos da aplicação que implementam a lógica do domínio. São suas entidades de Negócio, por exemplo Pedido, Produto;
  • View: ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo