Caché: Banco de Dados Pós-Relacional

Olá você, leitor do portal SQL Magazine. Eu sou o Jaime Muller e estarei escrevendo alguns artigos sobre o banco de dados Caché. Sou formado em Desenvolvimento WEB pela OPET Curitiba e atualmente trabalho ministrando treinamentos oficiais de Caché pela InterSystems Brasil. A título de curiosidade, a InterSystems possui dois produtos que são “Banco de dados Caché” e o integrador “Ensemble”. Internamente no Ensemble, existe um Banco Caché, mas ele é só uma parte do robusto sistema que é o Ensemble. Eu trabalho diretamente com o Caché. Então sempre estaremos abordando somente assuntos relacionados a banco de dados.

Caché é um banco de dados pós-relacional de alta performance. Esta definição vem gerando muitas dúvidas na cabeça dos amantes de novas tecnologias. Em um curso sobre o Caché geralmente a primeira pergunta é: “O que é este pós-relacional do Caché”?

Este termo – pós-relacional – foi concebido através de uma exigência de mercado em diferenciar o Caché de outros produtos.

O Caché é um banco de dados que agrupa diferentes formas de acesso aos dados. As informações sempre serão gravadas de forma multidimensional (veremos posteriormente), mas podem ser manipuladas a partir de uma estrutura orientada a objetos, SQL ou até mesmo multidimensional. Estas estruturas podem ser usadas isoladas ou em paralelo. E este – em minha opinião – é um dos grandes diferenciais do Caché, pois assim já conseguimos integrar diferentes paradigmas em uma ou mais aplicações, mas que acessam a mesma base de dados. Tenha sempre em mente que os dados sempre e obrigatoriamente estarão armazenados em estruturas multidimensionais dentro do banco de dados Caché. O que menos importa é a forma de recuperaremos os dados.

Pelo fato de o Caché não ser um banco de dados somente multidimensional, somente relacional (SQL) ou somente orientado a objetos, é que o chamamos de “pós-relacional”. Existem outros bancos: poucos orientados a objetos; grande parte relacional; e alguns sobreviventes de estruturas semelhantes à multidimensional (com delimitadores de informações, etc...). Mas que agrega todos em uma estrutura única, somente o Caché. Assim, o pós-relacional, indica que é uma evolução após o modelo relacional.

Importante lembrar que o Caché não deixa a desejar se comparado a um banco de dados relacional, orientado a objetos, etc... Ele implementa completamente todas as características seja qual for o paradigma em questão.

Caso você queira efetuar o download do Caché, ou solicitar um CD gratuito, acesse o site da Intersystems (www.intersystems.com.br).