Por que eu devo ler este artigo:Portugol é uma linguagem utilizada para ensinar o programador a pensar em soluções para problemas reais e criarmos algoritmos com o auxílio da ferramenta Portugol Studio. Veremos como instalar e criar o nosso primeiro algoritmo completo.

A vida do programador é resolver, por meio de códigos, problemas do dia a dia. Diante disso, o primeiro passo é aprender a pensar como programador e em seguida pôr em prática. O computador nos ajuda a resolver esses problemas, mas humanos e máquinas não usam a mesma linguagem, então como resolver esse impasse?


Guia do artigo:

Vamos entender alguns conceitos importantes que vão nos ajudar a resolver essa comunicação e são apresentados a seguir.

Algoritmos

Os algoritmos são uma sequência lógica de passos dados para resolver um determinado problema. São escritos com linguagem que o homem consegue entender, por exemplo, escreva mensagem ou acenda lampada. Não importa como escrevemos, desde que sigam uma lógica de execução que resolva um determinado problema, como vimos no artigo O que é algoritmo.

Diante disso, podemos concluir que os algoritmos são a base para criarmos uma consciência lógica, onde aprendemos a resolver problemas seguindo passos lógicos.

Linguagem de programação

Para colocar essa lógica para um computador precisamos utilizar uma linguagem que ele entenda. Computadores são máquinas programáveis, o que significa que são capazes de receber instruções e executar certas rotinas baseando-se nessas mesmas instruções. As linguagens de programação são conjuntos pré-definidos dessas instruções que utilizamos para transformar algoritmos em programas de computador.

Enquanto os algoritmos organizam as nossas ideias em uma linguagem informal, os programas de computador são algoritmos escritos em linguagens de programação, que produzem comandos que o computador entende e executa.

Ao contrário dos seres humanos que conseguem entender que escreva mesagem na verdade quer dizer escreva mensagem, o computador não tem essa capacidade.

As linguagens de programação seguem uma sintaxe, ou seja, regras que regem uma lógica de escrita. Assim, se digitamos escreva mesagem, o computador não é capaz de entender, pois fere a sintaxe da linguagem.

Existem dois tipos de linguagem de programação:

  1. Linguagem de baixo nível: aquela que o computador entende facilmente, já que é composta de comandos de máquina como, por exemplo, o Assembly.
  2. Linguagem de alto nível: aquela com sintaxe mais parecida com a linguagem humana e que posteriormente são convertidas em linguagem de máquina por um programa conhecido como compilador. Como exemplo temos o C, Java e o Portugol, que é objeto de estudo desse artigo.

Assim como o nosso português, a linguagem de programação é rica em comandos e regras específicas, por isso, precisamos de algo que nos auxilie a escrever. Para isso usamos um ambiente de programação, como veremos a seguir.

IDE

O IDE é uma ferramenta de programação (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) o que significa que podemos escrever programas de computador com ela e executá-los.

Como a sintaxe de uma linguagem de programação é muito rica em comandos e regras específicas, o IDE vem para nos ajudar a escrever de forma correta. Por exemplo, se para mostrar uma mensagem na tela o comando exige o uso de aspas duplas e usamos aspas simples, o IDE nos avisa do erro e nos informa como corrigir ou até completam o código.

Assim como existem várias linguagens de programação, também existem vários IDEs no mercado e cada um pode ajudar a programar em uma ou mais linguagens.

Agora que já entendemos melhor esses conceitos básicos, vamos conhecer agora o Portugol e o Portugol Studio.

O que é Portugol?

Com o pensamento lógico aguçado pela escrita de algoritmos, precisamos testar os nossos conhecimentos na prática e ter o primeiro contato com uma linguagem de programação. O Portugol é uma linguagem de programação, muito parecida com a forma como escrevemos o algoritmo. Contudo, como regra de uma linguagem de programação, ela obedece a uma sintaxe, por isso, devemos ficar atentos a sua forma de escrita, por mais que pareça com o nosso português.

Enquanto os algoritmos exercitam nossa lógica, programas determinam o comportamento do computador. De agora em diante vamos passar a escrever programas, fato este que não significa que deixaremos de lado a lógica, pois essa sempre estará conosco.

O Portugol não é uma linguagem de programação de mercado, feita para grandes projetos, mas sim para o estudante em programação avançar nos estudos de lógica.

Para programarmos em Portugol usaremos o IDE Portugol Studio, que vai nos ajudar a compilar os nossos códigos em linguagem de máquina.

Portugol Studio

O Portugol Studio é uma ferramenta mantida pelo LITE (Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação) que ajuda estudantes de programação a criarem soluções para problemas reais utilizando a linguagem o Portugol.

Existem outros IDEs que trabalham com o Portugol, como o VisuAlg que é bem parecido com o Portugol Studio, mas esse último é mais fácil de trabalhar.

Como vimos anteriormente, o IDE é o ambiente de programação que facilita a vida do programador. O Portugol Studio dá essa mãozinha na hora do desenvolvimento. Por exemplo, no Portugol o comando escreva deve mostrar a mensagem Olá Mundo! utilizando a seguinte sintaxe:


escreva (“Olá Mundo!”)

Se utilizarmos a sintaxe incorreta no Portugol Studio, ele sempre nos indicará onde erramos, como vemos na Figura 1.

Erro ao esquecer de
fechar o parênteses
Figura 1. Erro ao esquecer de fechar o parênteses

Se não consertarmos a sintaxe não conseguiremos ver o nosso resultado final, por outro lado, no algoritmo não faria diferença. A partir de agora, ao poucos ficaremos cada vez mais fluentes nessa linguagem, a medida em que vamos exercitando nossa lógica de programação.

Por que usar Portugol? Não vou mais fazer algoritmos?

Como mencionado, algoritmos e programas são coisas diferentes. Enquanto os algoritmos exercitam nossa lógica, programas determinam o comportamento do computador. De agora em diante passaremos a escrever programas, fato este que não significa que deixaremos de lado a lógica, pois essa sempre estará conosco. Contudo, ficará mais claro o que um código faz porque passaremos a executá-lo no Portugol Studio, observando o resultado do nosso trabalho 😄.

Instalação

Antes de mergulhar na linguagem Portugol devemos instalar o Portugol Studio, vamos lá?

Para começar vá até a sua página de download e baixe o arquivo para a máquina. Nessa mesma página encontramos a versão para Windows, mas no GitHub do projeto encontramos também a versão para Linux e MAC, além de podermos contribuir com o projeto da ferramenta, já que ela tem licença GPL, ou seja, é de código aberto.

Após descompactar o arquivo, o processo de instalação segue o estilo next>next>finish, ou seja, não é necessário nenhum tipo de configuração especial.

Conhecendo a ferramenta

Ao abrir a ferramenta nos deparamos com o layout da Figura 2.

Tela inicial do Portugol Studio
Figura 2. Tela inicial do Portugol Studio

Entenderemos a seguir cada parte da ferramenta:

  • Dicas de Interface: o próprio Portugol Studio oferece um tutorial explicando suas particularidades. São 18 partes que vão desde a escolha do tema até a explicação de seus menus e solução de bugs.
  • Opções básicas: conta com quatro opções encontradas comumente nos programas - novo, abrir, ajuda e plugins. Neste último encontramos as opções para instalar, baixar e criar plugins.
  • Abas: cada algoritmo aberto ou criado fica disponível em uma aba diferente.
  • Árvore de exemplos: conta com vários exemplos prontos de códigos que vão desde o Olá Mundo! até jogos completos, como serpente e pong.

Praticando

Com a ferramenta instalada em nossa máquina, chegou a hora de praticarmos nossa lógica. Para isso criaremos um novo arquivo utilizando o botão em destaque na Figura 3, localizado no menu superior à esquerda.

Botão novo arquivo
Figura 3. Botão novo arquivo

Ao clicar no botão, a tela é alterada para a Figura 4.

Botão novo arquivo
Figura 4. Tela de codificação

Repare que a tela do Portugol Studio mudou um pouco em relação ao que vimos na Figura 3. Agora contamos com a seguinte estrutura:

  • Botões: temos sete botões disponíveis no menu à esquerda da tela. Eles estão listados de cima para baixo da seguinte forma:
    • Iniciar: usamos esse botão quando queremos testar o nosso algoritmo. O resultado aparece no console, que vemos na parte de baixo da tela;
    • Depurar: usamos esse botão principalmente quando temos grandes exemplos e queremos saber como vai funcionar a execução linha a linha.
    • Cancelar: interrompe a execução do algoritmo.
    • Salvar: salva as modificações que o arquivo sofreu, por isso ele fica desabilitado enquanto o algoritmo não foi salvo pela primeira vez.
    • Salvar como: salva o arquivo ou faz a cópia dele.
    • Abrir: abre um projeto já salvo na máquina.
    • Ajuda: é onde encontramos a documentação completa da linguagem.
    • Área de codificação: onde digitamos o nosso algoritmo;
  • Console: onde vemos a execução do algoritmo quando clicamos no botão executar;
  • Painel de utilitários: onde encontramos a árvore estrutural do nosso algoritmo, ou seja, nossas variáveis e funções declaradas.

O nosso novo arquivo aparece em uma nova aba chamada Sem título1* e com uma estrutura de código pronta, conhecida como Olá Mundo.

Vamos analisar passo a passo como montamos esse código.

Passo 1 - Comando programa

O comando programa é obrigatório, pois é com ele que mostramos ao Portugol Studio que começamos o nosso código, assim como acontece com a palavra inicio ao criarmos o nosso algoritmo no artigo Entrada e saída de dados. É o bloco principal e dentro dele colocamos todos os demais comandos e declaramos as bibliotecas usadas no programa, além de variáveis globais - aquelas usadas em várias partes do nosso código. Delimitamos esse comando com {}, dessa forma, qualquer comando colocado fora dessa estrutura é ignorado, como mostra o Código 1.


  programa
  {
  }
Código 1. Comando programa
O Portugol Studio aceita comandos escritos apenas com letra minúscula.

Passo 2 - Comando funcao

Uma função é aquela que carrega um conjunto de instruções a serem executadas. Declaramos uma função utilizando a palavra obrigatória funcao, seguida do nome da função.

A função inicio é obrigatória e é dentro dela que declaramos comandos a serem executados obrigatoriamente pela ferramenta. Não haverá execução se não existir a função inicio.

Após o nome da função colocamos parênteses e dentro dele declaramos o retorno, mas isso é assunto para um outro artigo. Por hora, após a palavra inicio colocamos ().

Assim como o comando programa, ela também é delimitada por {}na parte inferior da Figura 6, indicando o seu início e fim. Obrigatoriamente, ela tem que estar dentro do comando programa. Dessa forma, o nosso código sempre será como este apresentado no Código 2.


  programa
  {
    funcao inicio()
    {
    }
  }
  
Código 2. Estrutura obrigatória do algoritmo

Passo 3 - Comando escreva

O comando escreva é usado para que o computador mostre ao usuário o dado que precisa, assim como vimos no artigo Entrada e Saída de dados.

Para isso, sua estrutura deve sempre iniciar com o comando escreva e após abrir o parêntese colocamos aquilo que queremos mostrar ao usuário. No nosso caso, como queremos mostrar a mensagem Olá Mundo! na tela, a colocamos dentro de aspas (“”). Assim, concluímos os passos com o Código 3.


programa
{
  funcao inicio()
  {
    escreva("Olá Mundo")
  }
}  
Código 3. Algoritmo Olá Mundo

Área do console

O Portugol Studio também executa os nossos códigos e mostra o resultado no seu console através do primeiro botão do menu à esquerda da Figura 3. Vemos o resultado da execução na aba >_Console, encontrada na parte inferior da ferramenta.

Para testar essa execução podemos alterar um pouco o código aberto para exibir outra mensagem, como mostra o Código 4.


programa
{
  funcao inicio()
  {
    escreva("Olá DevMedia")
  }
}  
Código 4. Algoritmo Olá DevMedia!

Após a alteração do código, podemos clicar no botão Iniciar, conforme destaque na Figura 5.

Código Olá DevMedia
Figura 5. Código Olá DevMedia

Veja na aba console, na parte inferior em destaque da Figura 6 que a mensagem Olá DevMedia foi exibida e logo em seguida a informação que o programa foi finalizado e o tempo de execução, que no nosso caso foi de apenas 37 milissegundos.

Tela após a execução do algoritmo
Figura 6. Tela após a execução do algoritmo

Conhecidas as funções básicas do Portugol Studio, agora coloque os seus conhecimentos em prática. 😊

Conclusão

O Portugol Studio é uma ferramenta completa para treinarmos a lógica de programação. Caso tenha alguma dúvida ao longo da criação de seus códigos, a ferramenta dispõe de um botão ajuda (botão de interrogação ?) com um menu completo explicando cada código. Então, mãos à obra!