De que se trata o artigo

O artigo aborda como utilizar dois tipos de controles para o Windows Phone 7, o Panorama e o Pivot. Ambos fornecem uma nova forma de visualizar dados no WP7, proporcionando uma nova experiência aos usuários da mais recente plataforma mobile da Microsoft.


Para que serve

Quando é necessário apresentar um elevado número de informações na tela de um dispositivo móvel, o desenvolvedor deve possuir a sua disposição uma série de recursos e opções para executar a tarefa com um resultado satisfatório. Usabilidade pode determinar o sucesso de uma aplicação mobile, e nesse sentido os controles Pivot e Panorama dão ao desenvolvedor a possibilidade de criar interfaces ricas e intuitivas, organizando as informações de maneira atraente para o usuário.


Em que situação o tema é útil

Criar aplicativos mobile não é uma tarefa simples, principalmente quando levamos em conta os diversos limites que esse tipo de equipamento tem em relação a um computador. Utilizar de recursos prontos como os controles Pivot e Panorama podem auxiliar muito algumas tarefas relacionadas à visualização e navegação de páginas no Windows Phone 7.

WP7 – Pivot e Panorama

O Controle Pivot é indicado para aplicações onde o foco é a manipulação e visualização de dados similares ou iguais de diversas formas. O Controle Panorama fornece uma nova forma de navegar pelas informações, onde podemos visualizar diversos dados através de um projeto que estende os limites da tela, podendo ser navegada através de touch screen. Conheça as diferenças entre os projetos do tipo Panorama e Pivot, assim como utilizar na prática os dois controles em exemplos simples. Durante o artigo também veremos o código inicial gerado pelo Visual Studio 2010 no momento que criamos um projeto Panorama e Pivot.

Criar interfaces elaboradas e visualmente ricas para smartphones ou qualquer dispositivo mobile não é uma tarefa simples. Devido às limitações do tamanho da tela desses dispositivos, temos que utilizar os recursos disponíveis da melhor forma para que a visualização não seja prejudicada. Com isso surgiram necessidades diversas, como para a criação de games, tanto para a criação de aplicativos que manipulam dados entre outros.

Felizmente, o Windows Phone 7 tem disponível dois controles que estão sendo utilizados com muita frequência na criação de aplicativos diversos, o Pivot e o Panorama, ambos os controles têm um modelo de projeto pronto no Visual Studio 2010, auxiliando o desenvolvedor na criação de uma estrutura inicial e básica para utilização desses controles.

Atualmente os celulares e smartphones estão chegando ao mercado cada vez mais modernos e cheios de recursos, com telas grandes cobrindo grande parte do equipamento e abusando de recursos de touch screen, chegando até a dispensar o tão conhecido teclado físico que acompanhou e acompanha grande parte de uma geração de celulares. Ambos os controles, Pivot e Panorama, proporcionam uma forma visual e interativa de navegar pelas informações em um projeto WP7, através de touch screen. Atualmente temos com o novo sistema operacional mobile da Microsoft, uma série de recursos, tendo controles para a navegação de páginas, visualização e manipulação de dados, gerenciamento de touch, recursos avançados para trabalhar com mídias, como imagens, vídeos e som, dentre diversos outros recursos. Porém, durante a criação de um projeto, temos que disponibilizar uma forma prática e fácil de inserir todos esses elementos em um projeto, e que fique de forma prática e agradável.

Foi pensando nisso que a Microsoft procurou criar modelos padronizados para que você possa utilizar em seus projetos WP7 e aproveitar de recursos que já implementam boas práticas de codificação e ao mesmo tempo você estará criando um projeto com os padrões de visualização similares aos utilizados pela Microsoft nos aplicativos que vêm com o sistema operacional.

O Pivot Control proporciona uma forma de visualizar dados iguais ou similares de diversas formas onde eles possam ser separados por grupos, cada grupo tem um cabeçalho que pode ser clicado como se fosse um menu, levando o usuário até a página que contém os dados. Com ele podemos manipular facilmente um conjunto de informações. Um exemplo de uso são os programas de e-mail que vêm com o Windows Phone 7, quando configuramos uma conta de e-mail como o Hotmail, Gmail ou BPOS, o WP7 cria um atalho que abre uma visualização do tipo Pivot. Temos no topo os cabeçalhos, o primeiro item é o all, onde temos todos os e-mails da caixa. Em seguida temos o unread, com os e-mails que ainda não foram lidos. E assim estão as outras opções relacionadas aos e-mails, ou seja, com essa forma de visualizar os dados, temos como acessar os e-mails facilmente sem precisar de um teclado, proporcionando diversos filtros a cada cabeçalho.

O controle Panorama permite criar uma experiência de navegação onde as informações são projetadas para caber em limitações da tela do dispositivo, fornecendo uma maneira única de mostrar dados, serviços, controles, entre outros recursos em uma tela de tamanho horizontal, que se estende para além da área que está sendo apresentada visualmente. É como se fosse uma página maior que a tela, mas que com o recurso de touch screen, podemos navegar para as partes não visíveis no momento, revelando novas partes conforme a navegação. Com isso podemos organizar um grande número de informações de forma visualmente agradável.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo