De que se trata o artigo

O artigo trata da utilização do DotNetNuke, um sistema open-source em ASP.NET para gerenciamento de conteúdo web. Além disso, por ser um framework .NET, é possível customizá-lo tanto na linguagem C# como no VB.NET. Além disso, ao final do artigo, iremos realizar uma comparação com o CMS Joomla, muito similar ao DotNetNuke.


Em que situação o tema é útil

O DotNetNuke é útil quando se necessita desenvolver sites que podem ser gerenciados de maneira simples por usuários sem conhecimentos sobre desenvolvimento, por exemplo, um portal de notícias. Desta forma, você desenvolve um site de forma rápida e com baixo custo, sem a necessidade de criar toda uma arquitetura de acesso a dados e principalmente sem criar estruturas comuns no dia a dia, como sistema de login e customizações online, por exemplo, editar informações (conteúdo) de uma página “X”. O CMS oferece diversos recursos nativos, como controle de usuários, newsletter etc.

Introdução ao DOTNETNUKE

O DotNetNuke é hoje umas das soluções de gerenciamento de conteúdo web mais completas do mercado. O mesmo oferece os mais variados recursos para a implementação de portais Web, por exemplo, painel administrativo para gerenciamento total de um site. Ao invés de você deslocar toda uma equipe para desenvolver uma aplicação Web (como um portal de conteúdo), você pode rapidamente criar um site completo com os mais variados recursos, que vão desde administração online de um conteúdo específico (como as notícias do portal) até mesmo para a inclusão de plug-ins, como integração com Facebook, calendários etc.

Os CMS (Content Management Systems) ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo são muito úteis para desenvolvedores web, fornecendo uma estrutura simples de scripts com conexão a um banco de dados, permitindo que o conteúdo do site possa ser editado e mantido de maneira fácil por usuários sem conhecimentos técnicos.

O DotNetNuke conta com funções básicas de gerenciamento de conteúdo, integradas com um banco de dados SQL Server, possibilitando a inclusão de módulos ou o desenvolvimento de funcionalidades de acordo com a necessidade do projeto.

O DotNetNuke é um CMS open-source e seu download é gratuito para uso pessoal e comercial. Contudo, além da versão oferecida gratuitamente (Community Edition) são oferecidas também edições pagas (Professional e Enterprise) com funcionalidades adicionais, como integração e-Cloud, conexão com o Microsoft SharePoint, serviços de suporte ao desenvolvedor (caso deseje tirar dúvidas) e treinamentos oficiais para o uso da ferramenta.

Nota do DevMan

O DotNetNuke surgiu no fim de 2002 como um projeto de melhorias feitas pelo desenvolvedor Shaun Walker sob uma amostra de módulos e kits para iniciantes que a Microsoft havia disponibilizado, a fim de divulgar e incentivar o trabalho na plataforma ASP.NET 1.0.

Shaun disponibilizou suas alterações em um fórum e rapidamente ganhou notoriedade entre os programadores. Sua ideia de criar um framework que rodasse diretamente na plataforma .NET e que suportasse a criação de sites, desde os mais simples até portais mais complexos, se tornou popular e seu código recebeu alterações e criações de funcionalidades por milhares de programadores.

O sucesso da aplicação, renomeada para DotNetNuke no ano seguinte, levou Shaun Walker a fundar, em Setembro de 2006, a ‘DotNetCorportation’ que administraria oficialmente o projeto.

Vantagens Dot Net Nuke

O DotNetNuke foi desenvolvido sob o .NET 2.0 com integração ao SQL Server 2005, possibilitando trabalhar seus websites nas ferramentas mais atuais da Microsoft, reaproveitando seu ambiente de desenvolvimento atual.

Além de funções básicas para gerenciamento de arquivos (upload dos mesmos, por exemplo), o DotNetNuke conta com recursos nativos avançados, como a criação de relatórios que podem ser personalizados (para atender necessidades específicas).

Com o DotNetNuke é possível trabalhar com diversos portais utilizando uma única base de dados, tornando a integração de sistemas semelhantes natural e automática.

O DNN conta com políticas de segurança bem definidas, sendo possível definir contas com permissões exclusivas e regras de acesso específicas. As políticas podem ser aplicadas a usuários ou grupos, sendo possível conceder acesso restrito a pastas, funcionalidades e configurações do sistema, de acordo com a necessidade. É possível trabalhar com relatórios personalizados, criar e enviar newsletters para usuários ou grupos, acompanhar estatísticas de acesso ao site entre outras atividades.

Além disso, o usuário pode contar com módulos disponibilizados pela comunidade do DotNetNuke para atender as necessidades específicas ou contratar um desenvolvedor .NET para a criação de funções próprias. Na prática, existem “N” plug-ins disponíveis para serem integrados facilmente ao framework.

O DotNetNuke é otimizado para o SEO, contando com configurações de URLs amigáveis e outros recursos. É possível trabalhar com banners publicitários, acompanhando os números de visualizações, cliques e determinar sua posição no site.

A usabilidade da gestão DNN é também um fator relevante. O gestor de conteúdos conta com funções do tipo Drag and Drop (“arrastar e soltar”), possibilitando desfazer ações e copiar conteúdos para áreas diferentes do sistema.

O trabalho com folhas de estilos pode ser automatizado, alterando-se atributos como cores, fontes, entre outros, sem conhecimento específico de CSS. O administrador pode alterar completamente a aparência de um projeto sem comprometer o seu conteúdo, através de alguns cliques e seleções de opções.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo