Do que trata o artigo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de aplicações .NET voltadas para a plataforma Windows Forms (mais conhecida como Desktop). São trabalhados neste artigo a criação de uma Janela Principal, com um menu de acesso à janelas de entrada de dados com as operações CRUD e relacionamento master-detail, através do uso de Dataset Tipado.


Para que serve

Atualmente aponta-se a WEB como a plataforma ideal para aplicações, e ela o é. Porém, não se pode esquecer o ambiente Desktop. Existe um enorme legado de aplicações que fazem uso deste ambiente e muitas empresas ainda o preferem e o .NET oferece enormes recursos para o desenvolvimento desta categoria de aplicações.


Em que situação o tema é útil

Este artigo lhe será útil de várias maneiras, dentre elas tem-se o ganho de produtividade e aproveitamento da experiência do usuário neste ambiente. Por mais que se procure otimizar as aplicações web em um browser, com componentes avançados, JavaScript, CSS e AJAX, não se pode contestar a praticidade que um usuário tem em aplicações Desktop.

Resumo do DevMan

A leitura deste artigo traz subsídios básicos para a criação de uma aplicação desktop, fazendo uso de Windows Forms, com uso de menus e acesso a dados em uma aplicação didática que realiza operações básicas em um banco de dados, fazendo uso de Dataset tipado. Nele é apresentada a criação de um banco de dados e suas tabelas no próprio Visual Studio, criação de Formulários com Menus e com acesso a dados, como também a criação de formulários que trabalhem a situação de master-detail.

Aplicações Desktop, conhecidas até pouco tempo como aplicações Win32, dominaram o mercado de automação comercial. Aplicações desenvolvidas com Visual Basic ou Delphi ofereciam (e oferecem) ao usuário enormes recursos para realização de seus processos, de forma fácil, rápida e, porque não dizer bela, com telas muito bem elaboradas. Com a chegada do Windows Vista, os desenvolvedores (os mais antigos claro) começam a reviver algo que passaram há uma década, quando manter uma aplicação D.O.S. executando em um ambiente Windows começava a ficar cada vez mais difícil. Até quando aplicações Win32 executarão perfeitamente em um ambiente Windows atualizado? A plataforma .NET é, sem dúvida alguma, a melhor opção também para ambientes desktop, através de suas aplicações Windows, com seus Windows Forms. Note que desenvolver uma aplicação com Windows Forms, não significa dizer que ela é exclusivamente para Desktop, ela pode ser apenas uma interface que trabalha através de Web Services para recuperação e manutenção de dados. Quanto à linguagem, é possível escolher, Visual Basic, Delphi ou C#, dentre outras. É claro que há uma mudança, de certa forma radical, de paradigma, principalmente no que diz respeito ao acesso a dados.

Criando e configurando o projeto

Acesse o Visual Studio e crie uma nova solução selecionando os menus File >New Project > Other Project Types>Visual Studio Solutions e escolha a opção Blank Solution. Uma solução pode conter nela vários projetos. Pode-se pensar em ter uma solução com um projeto para a camada de apresentação, um para a camada de negócios e um para a camada de persistência por exemplo. No Solution Explorer (Ctrl-Alt-L) clique com o botão direito do mouse sobre o nome da solução criada. Caso a solução não apareça selecione os menus Tools > Options > Projects and Solutions e marque a opção Always show solution. No menu popup exibido escolha a opção Add > New Project. Na linguagem Visual C# escolha a opção Windows e então Windows Forms Application. O projeto é criado com um formulário vazio (Form1.cs). Elimine-o, pressionando a tecla Del com o arquivo selecionado.

Criando uma janela principal para a aplicação

A maioria das aplicações possui uma janela onde as opções da mesma são exibidas por menus ou barras de ferramentas. Desta forma, vamos criar uma janela que cumpra este objetivo. Clique novamente com o botão direito do mouse, agora sobre o nome do projeto e escolha a opção Add > Windows Formse dê a este novo formulário o nome FormJanelaPrincipal.cs. Será preciso configurar algumas propriedades para este formulário. Tenha certeza de estar com o formulário selecionado e pressione F4 para visualizar a guia Properties. Siga a Tabela 1. Após estas configurações abra o arquivo Program.cs e altere o nome Form1 para FormJanelaPrincipal. Salve seu projeto e pressione F5 para execução de sua aplicação. Seu formulário deverá ser exibido ocupando toda a área de trabalho, não deverá permitir mudar seu tamanho, estará exibindo o ícone escolhido ao lado esquerdo da barra de títulos e também o título informado.

Propriedade

Objetivo

Valor

(Name)

Nomear o formulário. Propriedade comum para todos os controles.

FormJanelaPrincipal

FormBorderStyle

Define o tipo de borda para o formulário. Existem várias opções. Procure verificar no help on-line as opções disponíveis e as diferenças entre elas, desta forma poderá identificar quando usar um tipo de borda ou outro.

Fixed3D

Icon

Definição de um ícone para o formulário.

Escolha um ícone, caso deseje.

Text

Define o texto a ser exibido na barra de títulos do formulário

.NET Magazine

MaximizedBox

Define se o Box com o ícone de maximizar será exibido ou não no formulário

False

WindowState

Define o estado padrão de visualização para o formulário.

Maximized

Tabela 1. Configuração do formulário principal

Criando Menus, Barra de Tarefas e de Status

Uma vez criado e configurado o Form responsável pela janela principal, é preciso inserir neste formulário os meios de acesso às opções da aplicação. Na Toolbox (Ctrl+Alt+X), na categoria Menus & Toolbars selecione e arraste para o formulário os componentes: MenuStrip, ToolStrip e StatusStrip, responsáveis pelo menu principal, barra de tarefas e barra de mensagens respectivamente. Note que ao arrastar os componentes, na ordem dada, eles se posicionam automaticamente no formulário. Ao clicar no componente MenuStrip é exibido um container com o texto Type Here. Neste local é possível inserir uma opção ao menu como: ToolStripMenuItem (que é o padrão para os menus), ComboBox ou um TextBox. Usaremos o ToolStripMenuItem. Para isso, basta digitar o título do menu na caixa em que é solicitado. Digite Cadastro e note que são abertos abaixo do novo item de menu campos para menus suspensos. Crie um item do menu suspenso chamado Estado e outro Cidade. Se você deseja dar ao seu usuário a possibilidade de arrastar as barras de tarefa pelos quatro lados do formulário, dê uma verificada no componente ToolStripContainer.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo