Design Patterns na prática – Parte 3- .Net Magazine 78
Este artigo fala de técnicas de refatoração. Ensina como identificar e corrigir problemas de engenharia no software. É claro que para corrigir estes problemas alguns princípios de orientação a objetos também são utilizados. Para atingir o objetivo você também vai ver como criar métodos abstratos e como sobrescrever métodos. Além de entender para que serve e qual a diferença entre as instruções abstract, virtual e override.
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Artigos.NETDesign Patterns na prática – Parte 3- .Net Magazine 78
Refatorar
é o processo de mudar a estrutura interna do software sem alterar seu
comportamento externo. Esta técnica evita que o software se desgaste durante a
vida útil do mesmo. Com esta técnica você consegue melhorar seu software sem
que os clientes se sintam perdidos em cada alteração que você fizer.
Este
tema é muito útil para sistemas com códigos desorganizados, pois a refatoração
vai ajudar a melhorar o entendimento do código além de evitar a inclusão de
novos defeitos durante futuras modificações. O artigo da
edição anterior apresentou os conceitos básicos da orientação a objetos sem se
preocupar com a arquitetura que estava sendo criada a aplicação de agendamento
de tarefas – sem aplicar padrões de projetos. Já este artigo começa a refatorar
o código da primeira versão a fim de corrigir os problemas de engenharia
existentes.
Na parte anterior deste artigo a primeira versão do agendador
ficou pronta, mas com uma série de problemas. Não estamos falando de erros,
pois a aplicação funcionava sem gerar erro algum. Estamos falando de problemas
estruturais – alguns chamariam de problemas administrativos. Embora o agendador
esteja cumprindo com sua obrigação de executar tarefas em horários
pré-programados, estruturalmente ele está em péssimas condições. Não é
necessário observar muito para perceber os problemas de engenharia presentes no
código. No próximo parágrafo você encontra uma breve descrição dos problemas
que o código do sistema possui. Desta maneira, se você ainda não leu a parte
anterior desta série, poderá ler este artigo sem ficar perdido no assunto.
O maior problema da primeira versão é que toda a lógica do
programa está dentro da classe do formulário principal. Tudo está neste
formulário: salvar tarefas, salvar agendamentos, monitorar os agendamentos,
cálculo da próxima execução de uma tarefa, cálculo da próxima execução de um
agendamento, cálculo para saber se está na hora de executar uma tarefa e até
mesmo o método para executar as tarefas.
Nota do DevMan: Refatoração é o processo
de modificar o sistema para melhorar a estrutura do código sem alterar seu
comportamento externo. Sempre que um pedaço de código da sua aplicação estiver
"cheirando mal", você deve aplicar uma das quase 100 técnicas de
refatoração disponíveis no site Refactoring Home Page. Este site é mantido pelo
próprio Martin Fowler que é o autor do livro Refactoring: Improving the Design
of Existing Code - um dos livros mais importantes sobre o assunto. O link do
site está no final do artigo.
Nota: Este artigo não apresenta a aplicação de um
Design Pattern em específico, mas vamos preparar o “terreno” para que isso seja
feito na próxima parte da série. No entanto, os temas discutidos neste artigo,
princípios básicos da orientação a objetos, estão intimamente relacionados ao
tema principal da série.
“Bad smells in code”
Nota: Se você tiver o código fonte da primeira
versão, esse vai ajudar a entender os próximos parágrafos. Junto com os
arquivos disponíveis para download está o código fonte da primeira versão do
agendador. Caso você não tenha, poderá baixá-los.
Quando dissemos que tudo estava dentro da classe do formulário,
não estávamos exagerando. Repare nos itens que citamos no último parágrafo da
introdução: o que mais a primeira versão faz além do que foi citado lá? Não faz
mais nada. Tudo que o agendador faz foi escrito dentro da classe do formulário.
Embora existam mais duas classes – Tarefa e Agendador – nenhuma vantagem da
orientação a objetos foi usada. A classe do formulário está muito grande e
cheia de desvios feitos através de testes (instruções IF). Qualquer alteração
no programa resultará em uma modificação na classe do formulário e como esta
classe está cheia de responsabilidades interligadas, qualquer modificação feita
nela significa que outra parte da aplicação pode começar a gerar erros por conta
disto – por isto todas as funções da aplicação devem ser testadas novamente.
Estes são um dos motivos para criar um sistema cujas
responsabilidades estão separadas em classes, porém, existem muitos outros.
Imagino eu que, se você já leu até aqui é porque você conhece os problemas de
uma codificação ruim e deve estar mais interessado em como fazer da maneira
certa do que nas consequências de se fazer da maneira mais fácil. Por isto
vamos direto ao ponto. Veja o que é e como refatorar um código, usando como
exemplo a classe do formulário do agendador.
Vantagens das classes
com responsabilidade única
A classe do formulário está cheia de responsabilidades e isto
não é bom. Isto é tão ruim que até existe um princípio da orientação a objetos
que trata especificamente disto, chama-se: Princípio da Responsabilidade Única.
Para seguir este princípio é preciso identificar todas as responsabilidades de
uma classe e separar estes objetivos em mais classes a qualquer custo. Sim, é
mais fácil falar do que fazer. O princípio diz o que deve ser feito, porém,
como é que se faz para identificar e separar as responsabilidades de uma
classe? Antes de aprender como faz, veja as vantagens que isto vai trazer.
A primeira vantagem é que quando qualquer classe possui apenas
uma responsabilidade, isto significa que ela também possui apenas uma única
razão para mudar. Quando as classes do seu sistema possuem apenas uma única
responsabilidade, você consegue fazer alterações, adicionar ou remover novos
comportamentos no sistema sem ficar preocupado se o resto do sistema vai ser
influenciado, pois cada classe do sistema tem sua responsabilidade e sabe como
realizá-la indiferentemente do que acontece com as demais classes. Em outras
palavras é possível alterar o sistema sem precisar testar o sistema inteiro
novamente: você vai precisar testar somente a parte que foi alterada ou
adicionada.
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.