De que se trata o artigo:

O artigo trata do Eclipse Orion, nova plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web que tem como característica marcante ser ela própria construída sobre a plataforma Web. O Orion foi proposto recentemente pela Eclipse Foundation, dentro dos objetivos do projeto e4, que visa construir uma plataforma de próxima geração para integração de ferramentas e aplicativos baseados em componentes (plug-ins).


Para que serve:

O Eclipse Orion é atualmente mais uma ideia do que um produto pronto para utilização por desenvolvedores. Em sua versão atual (ainda em fase de pré-proposta), serve para experimentar o que seria desenvolver aplicações Web na própria plataforma Web, mostrando ainda como ferramentas existentes poderiam ser integradas para aumentar as funcionalidades existentes. No futuro, caso a ideia ganhe força, a ferramenta poderá integrar diversos aplicativos existentes para o desenvolvimento Web, servindo como uma IDE completa para o desenvolvimento de WebApps.


Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para desenvolvedores de aplicativos Web que estejam interessados em experimentar uma nova plataforma de desenvolvimento, mesmo que ainda em estágio embrionário, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento ou simplesmente de conhecer algo que no futuro poderá se tornar uma opção viável para desenvolver WebApps.

Resumo DevMan:

Nos últimos anos, a ideia da computação em nuvem (cloud computing) tem ganhado força e diversos aplicativos, de editores de texto a sistemas operacionais inteiros, já são oferecidos hoje por provedores de serviço (application service provider) na Internet. Com base nesta ideia, a Eclipse Foundation criou um projeto de uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web, sendo ela própria baseada nesta plataforma (em termos simples, uma IDE que executa na Web). Neste artigo, apresentamos a motivação e os fundamentos por trás desta plataforma (Figura 1), explicamos como obter, instalar e configurar a versão mais recente do Eclipse Orion (Figuras 2 e 3, Listagem 1). Em seguida, demonstramos algumas das funcionalidades já existentes, que já nos permitem experimentar o que seria desenvolver aplicações em uma plataforma Web: criação e gerenciamento de projetos (Figuras 4 a 10), edição e visualização de arquivos (Figuras 11 a 14) e extensão das funcionalidades do Orion com instalação de plug-ins (Listagens 2 e 3, Figura 15).

Em 1961, o cientista da computação John McCarthy, criador da linguagem Lisp e do termo “Inteligência Artificial”, disse em um discurso no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que a tecnologia de tempo compartilhado (time-sharing) na computação poderia levar a um futuro em que o poder de computação e até mesmo aplicativos específicos poderiam ser vendidos da mesma forma que água, eletricidade e outros serviços de utilidade pública. Na época a ideia não vingou, mas posteriormente na década de 2000 ela ressurgiu nos conceitos de Provedores de Serviço (Application Service Provider, ou ASP) e Computação em Nuvem (Cloud Computing).

Hoje em dia, é possível utilizar diversos serviços na “nuvem”, ou seja, hospedados na Internet. Soluções de backup (ex.: DropBox, Ubuntu One) armazenam seus arquivos e permitem o acesso de qualquer computador conectado à Internet. Documentos de texto, planilhas ou apresentações de slide podem ser criadas e mantidas na “nuvem” utilizando serviços como Google Docs. Sistemas operacionais inteiros são oferecidos via Cloud Computing, como por exemplo, o Ghost.cc e o Eye OS.

A própria Sun Microsystems, criadora da plataforma Java, dizia “the network is the computer” ou “a rede é o computador”. A frase é atribuída originalmente a John Gage, que foi chefe da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Para um desenvolvedor de software, utilizar ferramentas via Web (seja na Internet ou em uma Intranet corporativa) não é novidade. Segundo Boris Bokowski (veja Links), líder de desenvolvimento gráfico da plataforma Eclipse, se você é um programador, é bastante provável que já utilize seu navegador Web para diversas atividades profissionais, como:

• Acompanhar os bugs do projeto com ferramentas como o Bugzilla;

• Monitorar a compilação e montagem (build) do projeto com um aplicativo tipo o Hudson;

• Revisar mudanças no código-fonte com um software similar ao Gerrit;

• Navegar pelo repositório de outros desenvolvedores em sites como o Github;

• Ler documentação, procurar exemplos de código, etc.

É possível, portanto, que no longo prazo outras atividades do desenvolvimento de software – por exemplo, a mais fundamental delas, que é escrever o código – sejam também possíveis pela intra/Internet, tendo como cliente o mesmo navegador Web que já te permite, hoje, utilizar diversas aplicações, como as citadas anteriormente, de qualquer computador. Imagine abrir um browser em qualquer lugar do mundo, efetuar o login na intranet de sua empresa e ter acesso a uma plataforma baseada na Web que lhe permita escrever o código e, integrando diversas outras ferramentas, compilar, testar, efetuar um commit, revisar código, implantar a aplicação, dentre outras atividades.

A semente de uma plataforma deste tipo pode ter sido lançada recentemente, em janeiro passado, pela Eclipse Foundation (organização responsável pelo desenvolvimento da IDE Eclipse, uma das IDEs mais utilizadas por desenvolvedores Java atualmente, veja Links). Trata-se do Eclipse Orion: uma plataforma aberta, baseada na Web, para integração de ferramentas de desenvolvimento focadas para a programação para a Web, mas sobretudo na Web.

Neste artigo apresentaremos esta nova plataforma, seus objetivos, princípios e arquitetura, explicando também como fazer o download da última versão em desenvolvimento disponível e experimentar hoje mesmo um pouco desta nova ferramenta.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo