De que se trata o artigo

O objetivo deste artigo é apresentar os conceitos básicos sobre esteganografia e criptografia. As mesmas são as técnicas mais utilizadas para ocultar mensagens e informações nos mais variados tipos de arquivos.

Em que situação o tema é útil

Em algumas situações, a possibilidade de ocultar uma informação dentro de outra possibilita desenvolvermos lógicas de autenticação de arquivo. Através deste artigo o leitor será capaz de entender os conceitos e técnicas do processo e estará apto a criar sua própria lógica para ocultar uma informação dentro de um arquivo de imagens.

Esteganografia e Criptografia

Desde sua invenção a milhares de anos, as técnicas de esteganografia estão presentes até hoje em nosso dia a dia e, são utilizadas em várias situações, onde é necessário incluir meta dados de maneira oculta em arquivos. Neste artigo trataremos sobre a história e técnicas de esteganografia, criando exemplos práticos para demonstrar a técnica de ocultar informações em arquivos de imagens. Ao final, será criada uma aplicação prática onde uma mensagem poderá ser incluída em uma imagem, sem que essa altere visualmente a imagem.

Apesar de ser uma palavra complexa, a esteganografia é algo bem simples de se entender. Esteganografia (esteganos = "escondida/protegida" e graphei = "escrita") define o ato de ocultar uma informação em outra, para que apenas o conhecedor do método possa ler a informação escondida.

Embora soem parecidas, é muito importante não confundir esteganografia com criptografia. A criptografia tem por função ocultar o significado de uma mensagem, enquanto a esteganografia tem por função ocultar a existência de uma mensagem.

Em termos práticos, uma pode ser utilizada dentro da outra. Podemos ter uma mensagem criptografada que pode ser escondida em um lugar específico (arquivo de imagens, músicas etc.), aumentando assim seu grau de segurança.

A esteganografia é uma das técnicas utilizadas para garantir a autenticidade e verificar direitos autorais em imagens e outras mídias.

O primeiro uso de esteganografia que se tem conhecimento, está documentado em "As Histórias" de Heródoto e data de cerca de 440 a.C. Em um dos textos, uma certa pessoa desejava enviar uma mensagem ao seu superior e temia que tal mensagem caísse em mãos erradas. Ele então escolheu um de seus escravos de confiança, raspou sua cabeça e escreveu em sua careca a mensagem destinada ao seu superior. Após esperar que os cabelos crescessem novamente, enviou seu escravo até seu chefe com a instrução de que deveriam raspar seus cabelos.

Já na China antiga, por exemplo, uma das formas conhecidas para se transportar mensagens secretas, era escrever tal mensagem sobre seda fina e em seguida o pequeno retalho era enrolado na forma de uma pequena bola e recoberto por cera. O encarregado de transportar a mensagem então engolia tal objeto e viajava até seu destino.

Veja que nesses dois casos, qualquer um que descobrisse o segredo (raspar os cabelos ou que as bolinhas estavam no estômago do mensageiro) poderia descobrir a mensagem.

Outro método muito conhecido e que foi muito utilizado, foi criado na Grécia antiga, fazendo-se pequenos furos em letras de um texto que posteriormente poderiam ser juntadas para formar palavras e em seguida frases.

Existem diversas formas de ocultação de mensagens e abaixo iremos tratar de alguns dos mais conhecidos e um tanto engraçados:

Ave Maria de Trithemius

Em meados do século XV um abade chamado Johannes Trithemius imaginou um sistema esteganográfico muito funcional para a época.

Ele criou frases religiosas correspondentes para os caracteres da escrita tradicional. Com esse sistema, uma mensagem secreta poderia ser escrita, porém, seria completamente ocultada por um texto que a primeira vista pareceria com uma passagem ou um poema bíblico.

As frases e suas letras correspondentes podem ser vistas na Tabela 1, em uma versão em português (as frases originais eram em latim).

Letra

Frase Correspondente

A

no céu

B

para todo o sempre

C

um mundo sem fim

D

numa infinidade

E

Perpetuamente

F

por toda a eternidade

G

Durável

H

Incessantemente

I e J

Irrevogavelmente

K

Eternamente

L

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo