Arquivos LDF muito Grandes.

06/02/2014

0

Ola Meus amigos, boa tarde!!!

Eu acredito que ja devo ter aberto um topico parecido a muito tempo atraz, mas nao tenho certeza.

Estou com a seguinte situacao.

meus arquivos LDFs estao somando mais de 100GB e esta consumindo o meu HD consideravelmente dia apos dia.

Gostaria de saber qual seria a melhor pratica para diminuir o espaco dele, e como eu conseguiria diminuir por periodo por exemplo, tudo que for anterior a 01/01/2012 por exemplo, coisas deste tipo.

Honestamente, ja pensei em mover o arquivo inteiro, mas se nao me engano nao eh possivel, pq eles estao o tempo todo em uso.

Ja li muito a respeito disso e de algumas coisas no proprio site da microsoft, mas honestamente, nao achei nada muito consiso que me desse tranquilidade para fazer.

Desde ja agradeco a todos pela ajuda.

Abraco.

Alex - Lekao
Alex Lekao

Alex Lekao

Responder

Posts

24/02/2014

João Françozo

Bom dia Alex

Da uma olhada no Recovery Model se estiver (FULL) o arquivo de log vai crescer a cada dia, aconselho fazer a mudança para SIMPLE nessa mudança seu log não vai crescer tanto.
Abaixo o script para fazer a mudança, o select vai mostrar o tamanho do arquivo LDF após isso vai mudar para SIMPLE e vai da um Shirink na log.

OBS: Esse modelo SIMPLE não serão gravados no log insert, update, delete etc.

SELECT * FROM sys.database_files

ALTER DATABASE [sua base] SET RECOVERY SIMPLE WITH NO_WAIT

DBCC SHRINKFILE(SATK1505_Log, 1)

ALTER DATABASE [sua base] SET RECOVERY SIMPLE WITH NO_WAIT

GO

Att
João Antonio
Responder

24/02/2014

Alex Lekao

Oi Mariana, bom dia!!!

Eu normalmente faco a substituicao dos arquivos mesmo, inclusive dos meus backups convencionais.

Eu questionei a respeito, por que backup de 6 em 6 minutos, a quantidade de arquivos que tera dentro dos diretorios sera enorme, queria um pouco mais de informacao apenas como parametro mesmo.

Aqui se nao me engano, eu mantenho arquivos de uma semana, mas o backup principal eh substituido todos os dias, ficando assim sempre um arquivo de backup principal, e copia de uma semana destes arquivos.

Acho que mais que isso ja nao se faz tao necessario assim.

Obrigado.

Alex - Lekao

Alex, depois da sua duvida, acredito que a substituição seja o caminho mesmo, mas acredito que possa existir uma opção para mais arquivos, caso haja problema com algum criado.


Responder

24/02/2014

Alex Lekao

Realmente eh possivel...

pretendo fazer as substituicao sim, mas gostaria de entender o backup num intervalo de tempo tao pequeno assim. rrsr

eu aposto que seja assim tambem.
Responder

24/02/2014

Alex Lekao

Oi Joao Antorio, bom dia!!!

Obrigado pela dica..

O meu recovery model aqui eh full, acho melhor usa-lo para que eu possa ter a possibilidade de fazer uma recuperacao baseada em log caso necessario.

Mas como so utilizamos um backup full, estou tentando implementar uma rotina melhor de backup, e uma das opcoes eh o backup do log, ate mesmo para que ele seja diminuido e o espaco em disco seja maior.

Estou pensando nisso para que eu tenha uma possibilidade de recuperacao caso seja necessario.

Embora o meu ambienta nao seja de alta disponilidade, mas acho interessante ter o recurso.

E pensando em fazer os backups e eles serem substituidos acontecera uma diminuicao do espaco ocupado com o passar do tempo.

Mas ai acontecem as duvidas, eu faco o backup de log e a diminuicao do mesmo so acontece apos o shrink?

meio que ja sei a resposta, mas quero uma discursao a respeito para que eu possa fazer com mais tranquilidade e como assunto mais firma na minha cabeca.

Obrigado mais uma vez.

Abraco.

Alex - Lekao

Bom dia Alex

Da uma olhada no Recovery Model se estiver (FULL) o arquivo de log vai crescer a cada dia, aconselho fazer a mudança para SIMPLE nessa mudança seu log não vai crescer tanto.
Abaixo o script para fazer a mudança, o select vai mostrar o tamanho do arquivo LDF após isso vai mudar para SIMPLE e vai da um Shirink na log.

OBS: Esse modelo SIMPLE não serão gravados no log insert, update, delete etc.

SELECT * FROM sys.database_files

ALTER DATABASE [sua base] SET RECOVERY SIMPLE WITH NO_WAIT

DBCC SHRINKFILE(SATK1505_Log, 1)

ALTER DATABASE [sua base] SET RECOVERY SIMPLE WITH NO_WAIT

GO

Att
João Antonio
Responder

24/02/2014

Roniere Almeida

Realmente eh possivel...

pretendo fazer as substituicao sim, mas gostaria de entender o backup num intervalo de tempo tao pequeno assim. rrsr

eu aposto que seja assim tambem.


acho que isso dependa do sistema e situação Alex.
Responder

24/02/2014

Mariana Carvalho

Oi Mariana, bom dia!!!

Eu normalmente faco a substituicao dos arquivos mesmo, inclusive dos meus backups convencionais.

Eu questionei a respeito, por que backup de 6 em 6 minutos, a quantidade de arquivos que tera dentro dos diretorios sera enorme, queria um pouco mais de informacao apenas como parametro mesmo.

Aqui se nao me engano, eu mantenho arquivos de uma semana, mas o backup principal eh substituido todos os dias, ficando assim sempre um arquivo de backup principal, e copia de uma semana destes arquivos.

Acho que mais que isso ja nao se faz tao necessario assim.

Obrigado.

Alex - Lekao

Alex, depois da sua duvida, acredito que a substituição seja o caminho mesmo, mas acredito que possa existir uma opção para mais arquivos, caso haja problema com algum criado.




Alex, e como se faz a opção para sempre criar arquivos diferentes, não substituindo.
Responder

24/02/2014

Alex Lekao

Sim...

com certeza sim...

Realmente eh possivel...

pretendo fazer as substituicao sim, mas gostaria de entender o backup num intervalo de tempo tao pequeno assim. rrsr

eu aposto que seja assim tambem.


acho que isso dependa do sistema e situação Alex.
Responder

24/02/2014

Alex Lekao

Oi Mariana,

Se nao me engano qdo vc esta criando o plano de manutencao, vc tem como escolher uma opcao com o esquema de nomear o arquivo com data e hora, etc.

Nesse caso ele ficara com varios arquivos de backup e nao serao substituidos nunca, a nao se que seja montado alguma estrutura para faze-lo.

Uma coisa, isso ja fiz muito rsrsr, eh vc criar uma rotina de backup para cada dia da semana, ai as substituicoes serao feitas apenas para aqueles dias, mantendo assim sete arquivos de backup.

O que eu uso aqui eh assi, eu faco um backup que eh substituido todo dia, e esse arquivo eh enviado para um outro servidor usando o cobian backup, no cobian se nao me engano da para criar arquivos para a semana, e depois eh enviado diariamente esse arquivo para uma maquina local, tambem mantendo esse nome diferenciado, assim a gente tem sempre sete arquivos de backups.

Nao sei se era especificamente isso que estava perguntando.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

24/02/2014

Mariana Carvalho

exatamente isso, obrigada.
essa opção faz-se quando programa o backup, naquelas janelas?
Responder

24/02/2014

Alex Lekao

se nao estou enganado sim...

faz muito tempo que nao mexo... rsrsr

Responder

24/02/2014

Mariana Carvalho

depois confirmarei.
Responder

24/02/2014

Alex Lekao

blz...

qqr coisa posta ae que a gente ve...

mas eu acho que vc tem que montar tipo um plano de manutencao e escolher...

os esquemas de datas...

ou montar um script sql que define o nome logo de uma vez e coloca no job.

Responder

24/02/2014

Mariana Carvalho

se eu for fazer, será pelo modo grafico, da pra pegar os codigos?
Responder

25/02/2014

Alex Lekao

Nao entendi bem...

Mas pelo SSMS usando a opcao grafica vc consegue pegar o codigo sim.

eu vez ou outra faco isso para entender os comandos que foi usado para fazer algumas coisas e estuda-los.
Responder

25/02/2014

Mariana Carvalho

Otimo então.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar