Dividir banco, é possivel?

05/02/2014

0

amigos, quero citar um exemplo, um banco de dados relativamente grande, quero dividi-lo em duas partes, uma atual e outra historica, qual a melhor solução?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Posts

19/02/2014

Roniere Almeida

em vez de dois bancos de dados, poderia ser dois arquivos dividos do banco? e pode mudar de local esse arquivo que seria usado como base dados historico?
Responder

19/02/2014

Jefferson Santos

em vez de dois bancos de dados, poderia ser dois arquivos dividos do banco? e pode mudar de local esse arquivo que seria usado como base dados historico?


Ai pode se aplicar o que eu comentei, criação de um NDF Banco secundário para guardar novas informações ou histórico e poderia sim ficar em um outro diretorio.
Responder

19/02/2014

Roniere Almeida

seria especificamente em outro HD na mesma maquina. pode?
Responder

19/02/2014

Jefferson Santos

seria especificamente em outro HD na mesma maquina. pode?


Sem problema algum, você faz o apontamento de onde quer que o banco seja salvo.
Responder

19/02/2014

Roniere Almeida

feito então. obrigado pela atenção.
Responder

19/02/2014

Mariana Carvalho

acompanhando aqui, é bom saber dessas coisas, essa questão de colocar em outro HD, melhor a consulta?
Responder

19/02/2014

Roniere Almeida

sim, um dos fatores.
Responder

20/02/2014

Jefferson Santos

Lembrando que NDF é um extensão aconselhável mais não obrigatória, assim como o arquivo LDF, faça um simples teste,
crie um banco de Log com extensão TXT e faça um Loop na sua tabela, veja que seu banco funciona normalmente.
Responder

20/02/2014

Alex Lekao

Pegando o Post andando...

gostei do post... rsrsr

pelo que eu entendi deveria se usar a opcao de replicacao para garantir essas opcoes de historico x transacional.

o que entendi tbm eh que na aplicacao deveria ser prevista essa possibilidade onde deveria haver um atrelamento a um tipo de usuario do banco de dados a um tipo de usuario no sistema(ERP por exemplo).

Ou ponto que me pareceu, e que aumentaria a complexidade do projeto, eh que basicamente haveriam uma necessidade de uma divisao ou distribuicao dos tipos de usuarios, tanto do erp qto do banco/SO, com a identificacao dos tipos de usuarios, operacionais = transacionais, e estrategicos/ gerenciais = historicos; lembrando que os historicos veriam ou teriam acessos as duas bases indistintamente, dai a necessidade da replicacao/ sincronisco, e os transacionais so fariam as insercoes basicamente no banco.

Isso atingiria um nivel de complexidade consideravel, creio eu, afinal nao sou desenvolvedor e nao tenho experiencia com essas questoes.

Pensando nisso entrarimos em outras ponderacoes, como por exemplo o CRM, que parte dele eh usado durante uma venda por exemplo, operacao basicamente transacional enquanto parte das informacoes do CRM sao historicas, entre outras questoes.

Em contrapartida a esta questao, nao seria o uso de um DataWareHousing?

Qual das duas situacoes seriam mais viaveis?

Pensando nestas duas e suas particularidades.

Ja trabalhei em uma software house que de tempos em tempos ela adotava uma opcao de arquivo morto, parte dos dados eram copiados para uma outra base de dados e ficando assim a base oficial menor, e caso houvesse necessidade de consulta destes dados historicos isso seria refeita uma configuracao para aquele ususario por exemplo fazer esse tipo de consulta; e claro que isso foi no inicio dos anos 2000, nao sei se essas metodologias ja eram usadas e se as mesmas ja foram substituidas por essa questao de Data Ware House que mencionei, afinal a materia eh de 2006, bastante tempo atraz.

Espero ter contribuido para a discusao.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

20/02/2014

Jefferson Santos

Pegando o Post andando...

gostei do post... rsrsr

pelo que eu entendi deveria se usar a opcao de replicacao para garantir essas opcoes de historico x transacional.

o que entendi tbm eh que na aplicacao deveria ser prevista essa possibilidade onde deveria haver um atrelamento a um tipo de usuario do banco de dados a um tipo de usuario no sistema(ERP por exemplo).

Ou ponto que me pareceu, e que aumentaria a complexidade do projeto, eh que basicamente haveriam uma necessidade de uma divisao ou distribuicao dos tipos de usuarios, tanto do erp qto do banco/SO, com a identificacao dos tipos de usuarios, operacionais = transacionais, e estrategicos/ gerenciais = historicos; lembrando que os historicos veriam ou teriam acessos as duas bases indistintamente, dai a necessidade da replicacao/ sincronisco, e os transacionais so fariam as insercoes basicamente no banco.

Isso atingiria um nivel de complexidade consideravel, creio eu, afinal nao sou desenvolvedor e nao tenho experiencia com essas questoes.

Pensando nisso entrarimos em outras ponderacoes, como por exemplo o CRM, que parte dele eh usado durante uma venda por exemplo, operacao basicamente transacional enquanto parte das informacoes do CRM sao historicas, entre outras questoes.

Em contrapartida a esta questao, nao seria o uso de um DataWareHousing?

Qual das duas situacoes seriam mais viaveis?

Pensando nestas duas e suas particularidades.

Ja trabalhei em uma software house que de tempos em tempos ela adotava uma opcao de arquivo morto, parte dos dados eram copiados para uma outra base de dados e ficando assim a base oficial menor, e caso houvesse necessidade de consulta destes dados historicos isso seria refeita uma configuracao para aquele ususario por exemplo fazer esse tipo de consulta; e claro que isso foi no inicio dos anos 2000, nao sei se essas metodologias ja eram usadas e se as mesmas ja foram substituidas por essa questao de Data Ware House que mencionei, afinal a materia eh de 2006, bastante tempo atraz.

Espero ter contribuido para a discusao.

Abraco.

Alex - Lekao


Alex eu não aconselharia dos bancos para um mesmo aplicativo e sim uma outra versão, mais caso necessário seria possível a criação
de uma nova instancia ou até mesmo a criação de um banco na mesma instancia e gerenciamento de login através do tipo windows.
Além disso existem outras formas de principals que podem ser utilizadas.
Eu prefiro a utiliza de NDF que iria refletir menores problemas em questões de permissões e logins.
Quando se fala em criar uma nova instancia e se trabalha com logins SQL da um trabalho imenso dependendo da quantidade de logins.
Responder

20/02/2014

Alex Lekao

Compreendo.

levantei algumas hipoteses pensando na materia do link e dos comentarios.

Mas honestamente eu nao sei ate que ponto algumas coisas que foram apresentadas sao realmente necessarias.

Eh claro que os bancos, no nosso caso da sala, sql server, da a possibilidade de fazer inumeras divisoes do banco com varios arquivos diferenciados, mais isso tem outros impactos, que nao so a divisao em si, nao eh vdd?

Mas eu gosto dos pontos e das discursoes.

e gostei do topico, embora nao tenha tanta experiencia assim ou conhecimento tao aprofundado para contribuir melhor. rsrsr

Abraco.
Responder

20/02/2014

Roniere Almeida

Lembrando que NDF é um extensão aconselhável mais não obrigatória, assim como o arquivo LDF, faça um simples teste,
crie um banco de Log com extensão TXT e faça um Loop na sua tabela, veja que seu banco funciona normalmente.


OK, entendido.
Responder

21/02/2014

João Françozo

Boa Tarde Roniere

No seu caso o banco de dados esta em quanto GB.
Lembrando que os dados de uma empresa é fundamental, no meu ponto de vista não aconselho você fazer esse tipo de separação, para resolver alguns problemas de lentidão temos outros caminhos para melhorar o desempenho, tais como reorganização de index que é fundamental para uma consulta e outros tratamento de dados.

Att
João Antônio
Responder

21/02/2014

Roniere Almeida

João Antonio, fiz a pergunta para conhecimento apenas, obrigado pelas informações, se tiver algum link contendo esses materiais, agradeço.

obrigado.
Responder

22/02/2014

Mariana Carvalho

sim, um dos fatores.


Thanks Roniere, post muito produtivo, e vendo as ajudas.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar