é aconselhavel??? SQL Server

26/03/2013

0

olá!!!

pessoal, nem acreditei, mas é verdade que tem empresas que utilizam uma maquina simples como servidor de banco de dados, poxa achei isso isso um grande risco do profissional se queimar no mercado, o que vc´s acham?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

28/03/2013

Renato Groffe

Acho que o ideal seria você expor uma série de problemas possíveis desse tipo de prática.

Imagine um computador que fica em um balcão e que acaba sendo assaltado. O proprietário perderia todos os seus dados.

Não que um servidor que fique em um lugar mais restrito da empresa não possa ser assaltado. Mas pensando-se em algum lugar mais reservado, acaba dificultando a ação de assaltantes.

Um computador que não é robusto pode travar também e nisso causar a perda de informações. Como diria um professor meu da época de faculdade, planejar é pensar em tudo o que pode dar errado antes de tomar uma ação... hehehehe

É um pensamento extremista até, mas infelizmente temos que nos resguardar.
Responder

28/03/2013

Alex Lekao

O normal eh de argumentação e falar exatamento os exemplos que o amigo citou, a respeito de perca de dados, vulnerabilidade, estabilidade, velocidade, etc, etc, etc, etc...

algumas argumentações que poderiam ser utilizadas seriam tbm com relação a quanto valeria o cliente ficar esperando o atendimento pq o sistema esta lento, quanto ele perderia se o servidor travasse ou caísse e não pudesse vender e por ai vai.

mas honestamente o que vai falar mais alto eh o custo.

enquanto gastar 3000 em um pc robusto "atenderia", pq pagar 7000 em um servidor com configurações similares ou iguais?

eh uma questão mais cultural que de custo, se formos avaliar bem, não eh atoa que tem prédios caindo por ai a fora, o menor custo para o maior lucro.

e infelizmente esse tipo de comportamento afeta as contratações... procura-se profissionais que sejam os mais incríveis capacitados possível e pagasse o mais miserável possível...

eh complicado. :-./
Responder

28/03/2013

Mariana Carvalho

Renato, acredito que esse é o caminho mesmo, soltar a realidade para a pessoa, as possiveis percas!!!
Responder

28/03/2013

Mariana Carvalho

O normal eh de argumentação e falar exatamento os exemplos que o amigo citou, a respeito de perca de dados, vulnerabilidade, estabilidade, velocidade, etc, etc, etc, etc...

algumas argumentações que poderiam ser utilizadas seriam tbm com relação a quanto valeria o cliente ficar esperando o atendimento pq o sistema esta lento, quanto ele perderia se o servidor travasse ou caísse e não pudesse vender e por ai vai.

mas honestamente o que vai falar mais alto eh o custo.

enquanto gastar 3000 em um pc robusto "atenderia", pq pagar 7000 em um servidor com configurações similares ou iguais?

eh uma questão mais cultural que de custo, se formos avaliar bem, não eh atoa que tem prédios caindo por ai a fora, o menor custo para o maior lucro.

e infelizmente esse tipo de comportamento afeta as contratações... procura-se profissionais que sejam os mais incríveis capacitados possível e pagasse o mais miserável possível...

eh complicado. :-./



me deu tristeza essa ultima parte, infelizmente, triste realidade!!!
Responder

31/03/2013

Mariana Carvalho

acho que este topico ja deu o que tinha que da, obrigado a todos que participaram!!!
Responder

02/04/2013

Marcelo Costa

Ola Mariana, fiquei afastado um tempo deste forum agora estou voltando. Apesar de sua colocação que já deu o que tinha que dar, deixo aqui minha opinião.

Já vi sim, convivi com isso em várias empresas e como todos os colegas falaram acima ainda existe muito isso por aí. Na grande maioria por ter pessoas que ainda tratam a TI como custo e não como um setor estratégiro para as empresas que pode otimizar processos e criar opções de gestão e acesso a informação para suporta a tomada de decisão.

Na minha experiência até hoje, falando mais como profissional de TI e esquecendo um pouco da visão dos empresários, acho que temos de avaliar e repassar aos envolvidos as questões técnicas, pré-requisitos, vantagens e desvantagens de cada projeto que estamos lidando, sempre expondo a opção que recomendamos como sendo a melhor tecnicamente alinhando custo/benefício.

Nem sempre precisamos de um servidor excelente, caro, com escalabilidade, redundância, clusterização, etc. Tudo depende do cenário em que estamos atuando. Na prática por exemplo já tive em vários clientes em que o SQL Server Express Edition atendeu super bem, foi configurado de forma correta, com rotinas de backup adaptadas via osql (por limitação de edição express), mas que pra necessidade do cliente era o suficiente.

Acho que nosso papel enquanto profissional de TI é conhecer o suficiente das ferramentas para avaliar melhor custo benefício, ou seja, recomendar melhor edição/forma de licenciamento, implantar e configurar sem perder qualidade técnica e ao mesmo tempo sem gastar desnecessariamente os orçamentos das empresas.

Espero ter ajudado.

Abs.
Responder

02/04/2013

Mariana Carvalho

Mais que valido sua colocação quanto ao que foi discutido, obrigada pela resposta e pelo que notei acho que todos ja passaram por isso, então, acho isso um desafio profissionalmente.
Responder

17/08/2013

José

Olá pessoal. Como aparentemente a duvida foi solucionada, estou dando o tópico por concluído.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar