HTML5 E JAVASCRIPT É O FUTURO?

31/12/2015

0

Ola senhores, venho pesquisando bastante sobre esse assunto. Conversei e vi inúmeros videos de programadores experientes dizendo que o futuro vai ser html5 e js, já que o html5 já é usado em Smartfones e já domina boa parte da internet junto com js e php e css. Dizem que a partir de 2016 isso vai ficar muito visível para os programadores. Ouvi dizer também que Java vai ser um Cobol do futuro. (Quero deixar claro que essa não é a minha opinião, tudo isso foram comentários que e opiniões de pessoas que vivem no mundo da programação e que eu tive contato e que vi através de posts e videos.). O que vocês acham?
Responder

Post mais votado

02/01/2016

O pessoal que respondeu ao post me parece que não entenderam a pergunta ou fui eu que não entendi. Mas vou expor minha opinião, caso esteja falando bobagens favor ignorar.

Antes de mais nada não acreditem em nada que esta na Internet. Aliás se esta na Internet é um bom indicativo de que é falso, golpe, desinformação, tolice ou chorume social.

Hoje qualquer idiota com disposição pode criar vídeos e dar aulas sobre qualquer assunto, principalmente sobre TI, Só porque sabem o básico do básico: for, for each, criar arrays, usar uma IDE e etc criam canais e se intitulam como curso sobre linguagens de programação, sendo que provavelmente nunca criaram um único projeto com finaloidades práticas. Como a maioria não tem conhecimento ou conhecimento limitado, inclusive os estudantes da área, vão lá e alimenta este esquema de espalhar desinformação. Depois reclamam que não tem vagas na área, vagas tem o que não tem são profissionais com minimo de capacidade.

Então tenha sempre um senso crítico e queira sempre saber mais. E lembre-se eu mesmo posso só estar falando um monte de merda aqui. kkkkkkkkkkkkk

Pelo que entendi da pergunta a dúvida seria sobre o HTML e JavaScritp se tornarem as tecnologias mais importantes no futuro. Claro que HTML já se tornou a tecnologia mais importante no desenvolvimento, pois hoje raramente se desenvolve sistema desktop enquanto que sistema Web estão no topo.

Sobre Java, .Net entre outras tecnologias se tornarem obsoletas, acho que é viagem, como todo ano ser o ano do Lunix. Pois mesmo o Cobol, usado como exemplo no post com algo ultrapassado, ainda é usada maciçamente e paga-se muito bem de 7.000,00 a 10.000,00. Então para um linguagem morta vale bem a pena saber usá-la.

Claro que a tecnologia muda e as linguagens que não evoluírem vão ser menos usadas. E atualmente existe o NodesJS que é a possibilidade de se rodar o JavScript no Servidor. E acho que é disto que se trata o post, apesar de que o post é muito confuso mesmo.

O NodesJs permite que você desenvolva páginas Web usando a técnica chamada Sigle Page Web ou Web Real Time sem a necessidade de um linguagem back-end, que seria substituída pelo JavaScript rodando no servidor (Nodes). Então sim isto é um evolução e pode ser de grande impacto no futuro. Assim não seria necessário utilizar a arquitetura robusta e pesado do Java e .Net, optando-se por utilizar somente HTML, CSS e JavaScript. E se isto se comprovar robusto e seguro pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento, mas existem ainda um longo caminho para o amadurecimento e ver se vai realmente substituir a arquitetura proposta pelo Java, ,Net ou Ruby entre outras tecnologias.

Agora antes que o programadores front-end (se é que esta merda existe) ficarem animados e acharem que basta saber HTML, CSS e JavaScript que vão ser os novos reis do pedaço é melhor ter muita calma nesta hora. Para desenvolver usando somente JavaScritp é utilizado uma técnica chamada Mean Stack e para usá-la e lograr êxito é preciso conhecer profundamente JavaScript, Orientação a Objetos (banco de dados e programação), MVC e JSON. Além de conhecer muito de paradigma de desenvolvimento Web. Então apesar de ter uma arquitetura mais enxuta exige-se conhecimento avançado de desenvolvimento.

MEAN acrônimo de:
MongoDB – Banco de dados orientado a documentos
Express – Framework de desenvolvimento web para Node
AngularJS – Framework MVC para JavaScript
Node.js – Ambiente de execução JavaScript

Pelo que conheço hoje sobre esta nova tecnologia não sei se poderia ser aplicado a todos os cenários,pois é algo relativamente novo e temos pouco material para estudo. Talvez em aplicações mas simples é o caminho, mas para aplicações mais complexas não seja aplicável. Mas sempre é bom termos opções, pois só faz o que temos ficar ainda melhor e claro que as outras tecnologias vão ter de se aperfeiçoar.

Linguagem novas surgem todos os dias vide: TypeScript (que pretende matar o JavaScript e é usado no AngularJS), Julia, GO e Hack, só para se ter uma ideia.

Este assunto foi discutido aqui.

O que define o sucesso da linguagem é a sua adoção. PHP que é uma bosta (foi mal PHP não é uma bosta., bosta são os malditos que não sabem programar e criam aberrações usando PHP) é amplamente usada pois teve seu caminho pavimentado pelo pacote XAMPP e WAMP e por ser fácil. Pois basta copiar um script na Web e vender como ser fosse seu.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

05/01/2016

Wazowski

Vamos trabalhar interpretação de texto, pessoal...

Na minha opinião não tem como prever o futuro dessa área, afinal há um tempo atrás acreditava-se que coisas que estavam em alta, como o flash, iriam dominar o mercado, mas hoje já estão meio abandonadas... Mas sobre o HTML5 não tem muito o que comentar, é o que é
Responder

05/01/2016

Edson Venancio

Interpretei de maneira errada o post. Desde já desculpa..
Responder

05/01/2016

Marcelo Pastore

Interpretei de maneira errada o post. Desde já desculpa..


Boa parte errou Edson, não esquenta!

Na minha opinião não tem como prever o futuro dessa área, afinal há um tempo atrás acreditava-se que coisas que estavam em alta, como o flash, iriam dominar o mercado, mas hoje já estão meio abandonadas... Mas sobre o HTML5 não tem muito o que comentar, é o que é


Lembro do flash, muitos sites utilizavam, depois apareceu uma solução da Microsoft que não lembro o nome agora.
Responder

05/01/2016

Sg

Obrigado a todos e ninguém precisa pedir desculpas, isso é normal. Obrigado
Responder

06/01/2016

Marcelo Pastore

Sucesso Eliezer.
Responder

06/01/2016

Raylan Zibel

Pra grande maioria dos desenvolvedores não vai nem feder nem cheirar...


HTML5
Responder

07/01/2016

Marcelo Pastore

Já ajuda.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar