Malba Tahan A divisao dos paes

09/04/2004

0

Pra quem gosta de Malba Tahan esta eh umas das minhas preferidas
pra quem desconhece Malba Tahan e quiser saber mais procure o livro O homem que calculava do autor citado acima

A divisão simples, a divisão exacta e a divisão justa

A caminho de Bagdá, Beremís e seu amigo encontraram, caído, na estrada, um pobre viajante roto e ferido, ao qual socorreram e do qual souberam ser Salem Nasair, um dos mais ricos mercadores de Bagdá, que fora atacado por uma chusma de nômades persas do deserto, tendo sua caravana sido saqueada e ele o único a conseguir, milagrosamente, escapar, oculto na areia, entre os cadáveres dos seus escravos!

Combinaram, então, juntar os cinco pães que ´o Homem que calculava´ ainda tinha com os três do seu amigo e dividi-los entre si para sobreviverem até chegarem a Bagdá, prometendo o cheique pagar com uma moeda de ouro cada pão que comesse!

Quando lá chegaram, o rico Salem Nasair cumpriu sua palavra dada, entregando ao ´Homem que calculava´ cinco moedas pelos cinco pães e a mim, pelos três pães, três moedas.

Com grande surpresa, o ´Calculista´, objetou, respeitoso:

- Perdão, ó cheique! A divisão, feita desse modo, pode ser muito simples, mas não é, matematicamente certa. Quando, durante a viagem, tínhamos fome, eu tirava um pão à caixa em que estavam guardados e repartia-o em três pedaços, comendo cada um de nós, um desses três pedaços. Se eu dei 5 pães, dei, é claro, l5 pedaços; se o meu companheiro deu 3 pães, contribuiu com 9 pedaços. Houve, assim, um total de 24 pedaços, cabendo, portanto, oito pedaços para cada um. Dos 15 pedaços que dei, comi 8, dei, na realidade 7; o meu companheiro deu, como disse, 9 pedaços e comeu, também, 8, logo deu apenas, l. Os 7 que eu dei e o restante que o ´bagdalí´ forneceu, formaram os 8 que couberam ao cheique Salem Nasair. Logo, é justo que eu receba 7 moedas e o meu companheiro, apenas, l.

Era lógica, perfeita e irrespondível a demonstração apresentada pelo matemático!

- Mas esta divisão, de sete moedas para mim e uma para meu amigo, conforme provei, é matematicamente certa, mas não é perfeita aos olhos de Deus!, retorquiu o ´Calculista´.



E tomando as moedas na não, dividiu-as em duas partes iguais e deu-me uma dessas partes, guardando, para si, a restante.

(adaptado de MALBA TAHAN, O Homem que Calculava)


Anderson_blumenau

Anderson_blumenau

Responder

Posts

16/04/2004

Bacalhau

E por causa da dívida externa, da avó não saber andar de patins e a vizinha não fazer mais topless, é que o meu pai não sabe tocar piano.


Responder

16/04/2004

Beppe

E por causa da dívida externa, da avó não saber andar de patins e a vizinha não fazer mais topless, é que o meu pai não sabe tocar piano.

Pow, achei q ele naum soubesse pq o inferno está cheio de advogados...


Responder

16/04/2004

Otto

pra descotrair ai vai uma piada de advogado....


Um onibus cheio de advogados caiu de um penhasco:
Boas Notícias: Nao houve sobreviventes!
Más Notícias: Tinham três cadeiras vazias.


:oops: :oops:


Responder

17/04/2004

Bacalhau

Por falar em advogados: o que é um navio cheio de advogados a afundar-se?
R: um bom começo!


Responder

17/04/2004

Otto

alguém po ai viu meu chinelo, por favor?


Responder

17/04/2004

Fabio.hc

pra descotrair ai vai uma piada de advogado.... Um onibus cheio de advogados caiu de um penhasco: Boas Notícias: Nao houve sobreviventes! Más Notícias: Tinham três cadeiras vazias. :oops: :oops:


Um avião está em pane geral, com as duas turbinas em chamas, e o piloto pede a todos para que se mantenham sentados em suas cadeiras, preparando-se para um pouso de emergência.
Minutos depois, o piloto pede a uma aeromoça para que verifique se está todo mundo sentado.
´Todos estão sentados, comandante! Exceto um advogado que continua andando de cadeira em cadeira, distribuindo cartões de visita´.


Responder

17/04/2004

Fabio.hc

Dois advogados estão saindo do Fórum, quando um vira para o outro e diz:

- E então, vamos tomar alguma coisa?

E o outro prontamente responde:

- Vamos, de quem?


Responder

17/04/2004

Fabio.hc

Dois advogados, sócios em um escritório, saem juntos e vão almoçar. Já no meio da refeição, um vira para o outro e reclama: ´Puxa vida, esquecemos de trancar o cofre do escritório´, ao que o outro responde: ´Não se preocupe, estamos os dois aqui!´


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar