Melhor banco, produto e mercado de trabalho

22/03/2015

0

Não sei se cabe essa pergunta no forum, por ser bem generico, pessoal...enfim, uma pergunta que vai alem do comum. Na verdade, qual o melhor banco, a tecnologia(produto) e mercado de trabalho?

Afinal, quantos sgbd´s os profissionais de dados devem conhecer? não importando sua função: dba, analista, desenvolvedor.
Marilia Silva

Marilia Silva

Responder

Post mais votado

23/03/2015

Conhecimento não enche espaço, então quanto mais conhecimento só vai enriquecer você como ser humano e seu currículo.

Claro que você não vai ser expert em tudo, mas quanto mais você souber melhor para seu aprimoramento profissional e mais oportunidades você terá.

A primeira dica que posso lhe dar é não pensar em termos que qual o melhor ou pior, não existem formas de mensurar, principalmente em TI, questões tão subjetiva. O que serve para alguns não serve para outros. Tudo depende do cenário, do custo, do tempo, da cultura e da diretriz tecnológica do cliente, só para citar alguns pontos. Quanto mais você conhecer mais facilidade você terá em encontrar a solução adequada.

E tudo depende do que você quer para sua vida profissional, você que ser uma programadora ou quer galgar outros cargos? Já vi aqui no fórum alguns post´s de pessoas que dizem que estão muito satisfeitas com Delphi e não querem aprender outra tecnologia. Ok respeito isso, só acho que isto limita consideravelmente o universo de expansão da carreira de um profissional. Nada contra Delphi, mas o profissional dever ser mais racional e menos passional, e existe um universo amplo e vasto para se conhecer ao invés de ficar preso a uma tecnologia somente. Já vi muita gente que realmente conhece profundamente uma tecnologia, mas fica estagnado naquilo e não evolui.

Certamente alguns vão ficar de mimi e dizer que quem quer conhecer tudo não é bom em nada! Até concordo, mas existem os que fazem e os que projetam/gerencia. E quem projeta não precisa ser expert, precisa ter a visão geral.

Eu mesmo já trabalhie com: clipper, turbo pascal, cobol, pick system, zim, natural, PL1, mumps, vb,asp classico, java, asp.net, c#, php, adabas, db2, oracle, postgresql, mysql, sql server, caché, html 5, css3, javascript, bootstrap e atualmente estou estou estudando angulasJs, nodesJs e ruby. Sou doutour em todas esta tecnologias, claro que não, mas ja desenvolvi projetos em todas elas! E tem algumas que prefiro trabalhar a outras, mas este conhecimento me dá base para trabalhar como consultor e atuar em vários projetos, tanto na empresa que trabalho como atuando como freelancer. Vou começar um projeto freelance para migrar de clipper para web. Isso mesmo pleno ano 2015 e temos clipper rodando! É preciso saber clipper para migar para outra linguagem, não, mas se souber fica mas fácil ainda. E não é só clipper temos cobol, pick system, mumps entre outros que rodam e atendem os clientes até hoje. Então apesar de toda a evolução ainda temos um legado em pleno funcionamento.

Esqueça esta abordagem simplista e foque nos conceitos, pois isto sim é a base de tudo.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

23/04/2015

Marilia Silva

Jothaz, quase uma enciclopedia do forum!

obs: É um elogio!

Que continuemos assim, ajudando, opinando, discordando...enfim, tudo isso faz parte do forum
Responder

24/04/2015

Jothaz

Não tive intenção de te corrigir Jothaz, concordo com teu ponto de vista! =)
Já tinha percebido que você é um profissional com um vasto conhecimento e, imagino que, de grande competência para exercer a função na qual você atua.
Tem meu respeito e admiração!


Marisiana a recíproca é verdadeira. Só nos conhecemos pelo fórum, mas mesmo no ambiente virtual a sua: inteligência, paixão pelo conhecimento, educação, atitude harmonizadora, generosidade e bom senso podem ser notados. Seria uma profissional e pessoa que eu gostaria de trabalhar em equipe. Olha devemos nos orgulhar de uma joia como você pertencer ao gênero homo sapiens.



Jothaz, quase uma enciclopedia do forum!

obs: É um elogio!

Que continuemos assim, ajudando, opinando, discordando...enfim, tudo isso faz parte do forum


Marilia Silva, talvez este seja um dos melhores elogios que você poderia me fazer. Isto remete aos enciclopedistas e ao movimento Iluminista (vontade dos pensadores de expor as ideias e pensamentos) e a Voltaire do qual sou um grande admirador. Muito obrigado!
Responder

24/04/2015

Marisiana Battistella

Estou lisonjeada com suas palavras Jothaz! =)
Obrigada!
Responder

24/04/2015

Marilia Silva

Marisiana sempre presente nos topicos e ajudando bastante! Tambem te agradeço pela ajuda!
Responder

24/04/2015

Marisiana Battistella

Por nada Marilia!
É sempre bom participar..! =)
Responder

28/04/2015

Marilia Silva

Tento me espelhar bastante no pessoal do forum, um dia me imagino ajudando de verdade que igual a vocês! Mas para isso tenho que estudar bastante! tentei participar de alguns, ajudar outros mas acho que mais atrapalho do que ajudo, principalmente nas modelagens.
Responder

28/04/2015

Marisiana Battistella

Participando e tentando ajudar se aprende muito!
Eu mesma já aprendi muitas coisas no fórum, já tive recomendações e dicas muito boas...
Responder

03/06/2015

Marilia Silva

Eu tambem, as pessoas aqui do forum são ótimas, prestativas!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar