Ranking do BDs em Março de 2015

02/03/2015

0

Oracle e MySQL no topo do ranking de banco de dados: [url]http://db-engines.com/en/ranking[/url]
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Responder

Post mais votado

03/03/2015

O MongoDB possui uma forma totalmente diferente de trabalhar... Também me surpreendi, justamente por ser um banco criado recentemente.
Eu não cheguei a utilizar ele, apenas li alguns artigos a respeito, mas eu me questiono até que ponto pode ser boa a forma que ele armazena os dados.

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

05/03/2015

Soeuseijothaz

Jothaz, nesse caso de uso que descrevestes, não seria viável utilizar um Data Warehouse?


Neste cenário não!

No início fiz uma abordagem relacional só que quando começamos a implementar e criar o MockUp e provas de conceito chegamos a conclusão que seria impraticável utilizar o modelo relacional somente.
A questão não é o BD suportar a quantidade de dados, isto seria fichinha para o Oracle. O problema seria na implementação, pois o código ficaria complexo e pesaria em demasia o servidor. Com a serializaçã utilizando o JSon podemos utilizar o AngularJS e deixar todo o processamento do cálculos (são centenas) do lado do cliente. Assim facilitamos a implementação e liberamos o server de aplicação e não entulhamos o servidor de BD com um monte de dados sem necessidade.

No caso a aplicação permite fazer várias simulações utilizando-se de vários indicadores (impostos, depreciação, densidade demográfica, amortização, despesas, receitas e por ai vai) de onde se chega a alguns valores para avaliação. O dados usados nas simulações não são tão importantes (seriam como os rascunhos em provas) então podemos guardá-los serializados e exibí-los via aplicação quando necessários. Agora o valores gerados são gravados em tabelas devidamente normalizadas.

Inicialmente até eu achei a abordagem radical demais, mas depois de algumas provas de conceitos até a área de dados concordou que era a melhor solução. E convencer DBA a não usar a abordagem relacional é como um parto de hiena.
Responder

05/03/2015

Marisiana Battistella

Entendi... Mas o Data Warehouse utiliza o modelo multidimensional de dados, não é igual ao modelo relacional.
Ele mantém o relacionamento entre os dados, mas possibilita analisar uma mesma informação em diferentes ângulos e níveis de detalhamento.
Responder

05/03/2015

Mariana Carvalho

Jothaz???
Responder

06/03/2015

Wander Santos

Thiago vc conhece algum servico de host q usa o MongoDB?
To fazendo um sistema de marketing com Php, Angular e MongoDB
Responder

06/03/2015

Soeuseijothaz

Realmente suas informações eu desconhecia, li a um tempo atras sobre esses bancos, e realmente para mim é uma surpresa ler que ele é rápido, pois na época que estava atras do assunto me falaram que ele não substituia os banco de dados tradicionais por ser lento.


Era o meso argumento que era usado contra os BD´s Relacionais em relação aso BD´s Hierárquicos.

Pode ser que no inicio da implementação dos BD´s Orientado a Objetos eram lentos, mas com os avanços, principalmente de hardware a diferença só vai diminuindo.

E as pessoas falam muita besteira sem ter conhecimento é o que mais acontece principalmente referente a TI.
Opinião é sagrada mas deve ser embasada em argumentos lógicos e válidas senão fede. kkkk

Com relação a não se ter hype sobre algumas tecnologias não que dizer que elas não existam ou são usadas. Por exemplo talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Pick System, também conhecido como D3 ou Pick AP. É tecnologia mais antiga que minha vó, eu trabalhei com ele a uns 30 anos atrás e por incrível que pareça ainda é utilizado e pagam uns 6.000,00 para os profissionais que a utilizam. Cobol mesmo é amplamente utilizado e paga o mesmo e normalmente ninguém fala sobre isto. Enquanto um profissional Delphi sênior aqui na minha região e remunerado com 2.000,00.
Responder

06/03/2015

Soeuseijothaz

Entendi... Mas o Data Warehouse utiliza o modelo multidimensional de dados, não é igual ao modelo relacional.
Ele mantém o relacionamento entre os dados, mas possibilita analisar uma mesma informação em diferentes ângulos e níveis de detalhamento.


Acho que não estou conseguindo ser claro.

O problema não é extrair os dados o problema é fazer as simulações e cálculos online. Vou tentar exemplificar. Você já viu nas lojas quando o vendedor usa um sistema para dar vários descontos até chegar a um preço para venda. A aplicação que estou desenvolvendo é parecida. No caso do exemplo da venda o vendedor tem uma quantidade, um preço de custo e o preço de venda. Ele aplica vários indicies de até chegar a um preço que ele possa fazer. No final o que importa é o valor cobrado.

A aplicação que estou desenvolvendo é parecida, só que pode-se salvar várias versões de cada simulação. A diferença é que são centenas de insumos para chegar-se aos indicadores. Pode-se vairar um período de tempo, o valor do lucro, o valor do prejuízo, o valor dos impostos (ou calcular com todos ou somete alguns), o valor da depreciação, o valor de amortização, o valor de investimentos, o valor do índice de inflação, o valor das despesas, o valor da moeda (reais, dólar, euros e etc) e por ai vai. Tudo isto é feito online e eu tenho de persistir todos estes dados. Só que os dados são como um memória de calculo não são usados para nada o que interessa são os indicadores gerados que serão usados por várias áreas: comercial, planejamento, engenharia e etc. Se alguém precisar verificar como se chegou ao indicadores (98% das vez não se preocupam com isto) ou mesmo auditar os valores estão salvo. Então é só buscá-los deserializá-los e exibir.

Se futuramente esta memória de calculo passar a ser pertinente é só criar um webservice ou app que rode como serviço recupere os dados e os grave em tabela relacionais ou mesmo para DW.

Claro que eu poderia salvar tudo em tabelas relacionais só que fica muito pesado e a implementação fica complicada de forma desnecessária. Então ao gravar o objeto Json basta uma leitura e posso preencher meus objetos do AngularJS sem nenhum problema e de forma fluida. Se usasse as tabela relacionais o processo demoraria vários minutos ao usar o Json demora segundos e usa somente a memória do cliente e com tráfego na rede minimo.

E tem mais as versões novas do Chrome (acho que o IE também) tem uma ferramente que me permite gravar dados nos clientes, é tipo o SQLite imbutido, então se a coisa pesar basta gravar meu dados serializados nesta área do navegador e que me proporciona mais ganhos ainda. E só persisto no BD depois que o usuário definir que aquela simulação é pertinente.

Inicialmente eu também torcia o nariz para este tipo de abordagem só que depois que você compreende e vê o benefícios não tem como questionar o ganho e a flexibilidades são absurdos. Claro tudo depende do bom senso e uma parte grande do sistema é relaciona e segue a normalização. E para usar a abordagem proposta deve-ser criar um modelo de dados com muito mais atenção.
Responder

06/03/2015

Leandro Peralta

pessoal, alguem ja teve algum problema , ou ouviu falar com Firebird, tipo lentidão com algumas maquinas em rede ou geração de arquivos, banco muito grande algo assim ?
Responder

06/03/2015

Mariana Carvalho

Deve ser propaganda enganosa, querendo tirar a atenção para esses bancos. Talvez não demore muito para haja uma competição mais acirrada com essas arquiteturas de bancos.
Responder

06/03/2015

Alan Mario

pessoal, alguem ja teve algum problema , ou ouviu falar com Firebird, tipo lentidão com algumas maquinas em rede ou geração de arquivos, banco muito grande algo assim ?


Esperar alguem que conheça bem o Firebird, eu, pelas minhas pesquisas em foruns nunca ouvi falar.
Responder

06/03/2015

Marisiana Battistella

Entendi Jothaz! Obrigada pela explicação!

Sabe me dizer se o SQLite, esse é um banco NoSQL ?
Responder

06/03/2015

Alex Oliveira

O Oracle e SqlServer são os bancos mais utilizados no meio corporativo, o mysql é muito utilizado em pequenas aplicações e para estudo. Se a pesquisa toma como base parametros técnicos com segurança e escalabilidade por exemplo, o Oracle e SqlServer encabeçam a lista, mas ele se baseia em utilização, o Mysql ganha de lavada, pois é free, é fácil, é dinâmico e é o bicho.
Responder

06/03/2015

Mariana Carvalho

Tambem acho Alex, os dois maiores são o SQL Server e Oracle, não necessariamente nessa ordem.
Responder

06/03/2015

Mariana Carvalho

Tambem acho Alex, os dois maiores são o SQL Server e Oracle, não necessariamente nessa ordem.
Responder

06/03/2015

Alan Mario

Entendi Jothaz! Obrigada pela explicação!

Sabe me dizer se o SQLite, esse é um banco NoSQL ?


Me metendo, eu acho que não Marisiana. [url]https://www.devmedia.com.br/sqlite-muito-prazer/7100[/url]
Responder

07/03/2015

Marisiana Battistella

Alan, obrigada por responder!
Então, pelo que entendi os dados são armazenados em arquivos e não possuem FKs que fazem as ligações entre eles.
Isso não seria orientação a objetos?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar