Super desafio de Matemática, Resolva se puder, é sério!!!!

11/04/2003

0

Em um bar 3 amigos tomam cerveja e pedem a conta. O valor total da conta deu 30 reais, cada amigo obviamente dá 10 reais cada um. O dono do bar decide então dar um desconto e manda o garçon devolver 5 reais para os 3 amigos. Então o garçon pensa: - como dividir 5 reais em 3? Então ele decide embolsar 2 reais e devolver um real cada um. Agora que vem a questão: Se o garçon devolveu 1 real cada um, então os amigos desembolsaram 9 reais cada um, se vc fizer 9 vezes 3 dá 27, mais 2 reais que o garçon embolsou dá um total de 29 reais. Onde está o outro 1 real? Será que alguém consegue? Se vc partir do caixa a conta dá certo, mas vindo da mesa, ou seja, o inverso, ocorre este problema. Será o BUG da matemática? o desafio está lançado!!!!


Biscalquini

Biscalquini

Responder

Post mais votado

11/04/2003

Resposta do Tijolo:

Pelo problema, sabemos que 1 Tijolo (X) pesa 2Kg+ meio tijolo (X/2).
E queremos saber quanto pesa Um tijolo e meio (X+X/2).

ou Seja:

X = 2 + X/2 (Multiplicando ambos os membros por 2)
2X = 4 + X (Isolando X)
2X - X = 4 (Obtemos:)
X = 4

Substituindo em (X+X/2)
X + X/2 = 4 + 4/2 = 4 + 2 = 6

[b:42448ab996]Resposta: Um tijolo e meio pesa 6Kg![/b:42448ab996]


Joilson_gouveia

Joilson_gouveia
Responder

Mais Posts

12/04/2003

Moonlight

ops, postei uma jah postada, foi mal


Responder

12/04/2003

Delphor

[quote:154d7fe1f3=´Demian J. Soares´][quote:154d7fe1f3=´Aroldo Zanela´]Essa é velha, mas vamos lá:

- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?[/quote:154d7fe1f3]



9..... ja que no nono dia faltarao 2 metros apenas.. e nesse dia ela alcanca a borda e nao desce mais...[/quote:154d7fe1f3]
intaum acho q o certo seria OITO DIAS E MEIO pq a noite nao conta :lol:


Responder

12/04/2003

Delphor

Flores crescem ao redor de um lago. A cada dia, sua quantidade duplica. Em 30 dias o lago fica completo, com 1024 flores. Quando ele esteve com 512 flores?

bom, supondo q comecou com 1 ficaria:
1o dia = 1
2o dia = 2
3o dia = 4
...
resposta: 10o dia=512
11o dia=1024 e nao cabe mais nada no lago pq ficou cheio


Responder

12/04/2003

A24

Mais uma (Acho que é bem velha, mas vale lembrar...) Tenho 8 Pérolas, todas idênticas quanto à cor e ao tamanho, de modo que parecem ser iguais a olho nu. Porém uma é mais pesada que as demais. usando uma balança de pratos, a s próprias pérolas como peso e contra-peso, descobrir [b:887cabdcde]qual a pérola mais pesada usando apenas DUAS pesagens[/b:887cabdcde]. É fácil...





Fácil....

Primeiro você pesa 4 num prato e as outras 4 em outro.
O que pesar mais, você separa de 2 em 2.
Pesa de novo. as duas que mais pesarem uma delas é a mais pesada. para saber qual delas é mais simples.
Como todas tem o mesmo peso, menos uma única diferente. Você retira uma pérola de cada balança. Se as duas que sobrarem ficarem equilibradas, a mais pesada é a outra que sobrou da pesagem anterior. Se ocorrer o contrário, a que pesar mais é a mais pesada.

Ex:

1ª Pesagem:

B1)4 - B2)4

Digamos que a B2 pesou mais. Então a peróla mais pesada está nesta balança.

Separa-se a B2).

2ª Pesagem:

B1)2 - B2)2

Digamos que a a mais pesada seja a B1), então retiramos uma pérola de cada balança.

B1)1 - B2)1

Se elas ficarem equilibradas a pérola mais pesada foi a retirada da B1.
Se ficarem desiquilibradas, a mais pesada é a pérola da B1 que restou.


Responder

12/04/2003

A24

Eu quero ver quem é bom mesmo!!!

2 patos andavam de patins numa estrada, quando encontraram mais 2 patos andando de patins iguais e de mesmo peso. No meio do caminho encontraram outras duplas de patos até que alcaçaram o seu destino com 33 patos no total. Quantos vezes eles encontraram patos neste percurso???


Responder

13/04/2003

Toshio

Usando os movimentos dos cavalos no xadrez, sempre em ´L´, quem é capaz de:

a) passar por todas as casas do diagrama apenas uma vez, partindo de qualquer casa e voltando para o ponto inicial?

b) descobrir um método genérico que permita fazer o percurso, independentemente do ponto de partida?

[img:f112b0e21b]http://www.toshionum.hpg.com.br/Xadrez.bmp[/img:f112b0e21b]


Responder

13/04/2003

Robotizar

intaum ta vou fazer o meu desafio
vc ta num barco num rio e de um lado tem um porco um repolho e uma onça vc tem q levar os tres pro outro lado ...lembrando q vc so pode carregar um de cada vez e que o porco come o repolho e a onça o porco e vc naum pode deixar eles se comerem
intendeu?


Responder

13/04/2003

A24

intaum ta vou fazer o meu desafio vc ta num barco num rio e de um lado tem um porco um repolho e uma onça vc tem q levar os tres pro outro lado ...lembrando q vc so pode carregar um de cada vez e que o porco come o repolho e a onça o porco e vc naum pode deixar eles se comerem intendeu?


- Onça come Porco
- Porco come Repolho
- Repolho não come ninguém
- Onça não come Repolho.

Resposta) Eu faço uma viagem só. E trago a onça!!!

Se os 3 estão numa ponta, Há essa altura o Porco já comeu o Repolho. E a Onça já comeu o Porco... Então eu vou lá e trago numa viagem só a Onça!!! Dentro da Onça vem o Porco e dentro do Porco vem o Repolho...

Certo???

Valeu!!!


Responder

13/04/2003

A24

Outro desafio: 1)Resolva esta conta matemática:

A = 2
B = 2
C = 4

A+B=C
B+A=C
C-A=B
C-B=A

Se 2+2=4, então C=4.
Mas... Se 2+2=5, Qual o valor de C???


Responder

13/04/2003

A24

Duas prostitutas estão andando na Av. Atlântica e procuram pessoas para fazer programa. Como um bom programador, você resolve se oferecer. Sabendo que as duas estão de vestidos idênticos porém de cores diferentes. A primeira prostituta se chama Elene e tem a cor de vestido preta. A segunda prostituta se chama Kailane e tem a cor do vestido vermelho. Sabendo que as duas são irmãs gêmeas idênticas e que uma não é mulher, ou seja é travesti, qual delas você escolheria para fazer um programa? Sendo que você precisa escolher somente uma. E pode fazer uma única pegunta para elas!!! O que você perguntaria e qual você escolheria para fazer o programa???


Responder

13/04/2003

Afischer

Caros delphianos, tenho um desafio que muitos responderão rápido, alguns levarão dias, e outros a vida toda (se tentarem sozinhos). Lá vai:

Certa vez existiam 3 presos, cada um mais inteligente que o outro. Um deles era [b:f75c316cd9]cego[/b:f75c316cd9], o outro [b:f75c316cd9]caolho[/b:f75c316cd9] e o último tinha a visão [b:f75c316cd9]normal[/b:f75c316cd9].

Então um dia o carcereiro resolveu aplicar um desafio para os três. Chegou até os 3 presos e disse:

- Tenho comigo 5 bonés, [color=green:f75c316cd9]3 verdes[/color:f75c316cd9] e [color=red:f75c316cd9]2 vermelhos[/color:f75c316cd9]. Vou colocar um boné na cabeça de cada um e este não saberá de que cor é este boné. Vocês somente irão ver a cor do boné dos outros 2 presos e não irão ver as cores dos 2 bonés que ficarão comigo.

Dito isso, começou a colocar um boné na cabeça de cada um dos 3 presos. Logo em seguida disse:

- Agora, aquele que me disser qual a cor do boné que está usando e porque, terá a liberdade. Outra coisa, a única coisa que poderão dizer é [b:f75c316cd9]´baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné.[/b:f75c316cd9]

Feito isso, perguntou para o preso que tinha os olhos normais:
- Qual é a cor do teu boné? e o preso disse:
- Baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné.

Então perguntou para o caolho:
- Qual é a cor do teu boné? e o caolho respondeu:
- Baseado no que estou vendo, não sei qual é a cor do meu boné.

Nisso o carcereiro começou a ir embora quando o cego disse:
- Poxa, não vais perguntar para min? e o carcereiro:
- Os outros 2 que enchergam não souberam a resposta, imagina tu que nem enchergar consegue?

Foi então que o cego disse:
- Baseado no que eles disseram eu sei qual é a cor do meu boné e sei por quê?

Depois disso o cego ganhou a liberdade.



E agora, qual é a cor do boné do cego e por quê? Dica: os 3 eram muito inteligentes :wink:



André Fischer


Responder

13/04/2003

Toshio

Caros delphianos, tenho um desafio que muitos responderão rápido, alguns levarão dias, e outros a vida toda (se tentarem sozinhos). Lá vai: Certa vez existiam 3 presos, cada um mais inteligente que o outro. Um deles era [b:7a6e89267a]cego[/b:7a6e89267a], o outro [b:7a6e89267a]caolho[/b:7a6e89267a] e o último tinha a visão [b:7a6e89267a]normal[/b:7a6e89267a]. Então um dia o carcereiro resolveu aplicar um desafio para os três. Chegou até os 3 presos e disse: - Tenho comigo 5 bonés, [color=green:7a6e89267a]3 verdes[/color:7a6e89267a] e [color=red:7a6e89267a]2 vermelhos[/color:7a6e89267a]. Vou colocar um boné na cabeça de cada um e este não saberá de que cor é este boné. Vocês somente irão ver a cor do boné dos outros 2 presos e não irão ver as cores dos 2 bonés que ficarão comigo. Dito isso, começou a colocar um boné na cabeça de cada um dos 3 presos. Logo em seguida disse: - Agora, aquele que me disser qual a cor do boné que está usando e porque, terá a liberdade. Outra coisa, a única coisa que poderão dizer é [b:7a6e89267a]´baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné.[/b:7a6e89267a] Feito isso, perguntou para o preso que tinha os olhos normais: - Qual é a cor do teu boné? e o preso disse: - Baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné. Então perguntou para o caolho: - Qual é a cor do teu boné? e o caolho respondeu: - Baseado no que estou vendo, não sei qual é a cor do meu boné. Nisso o carcereiro começou a ir embora quando o cego disse: - Poxa, não vais perguntar para min? e o carcereiro: - Os outros 2 que enchergam não souberam a resposta, imagina tu que nem enchergar consegue? Foi então que o cego disse: - Baseado no que eles disseram eu sei qual é a cor do meu boné e sei por quê? Depois disso o cego ganhou a liberdade. E agora, qual é a cor do boné do cego e por quê? Dica: os 3 eram muito inteligentes :wink: André Fischer


A cor do boné do cego era verde, porque o primeiro que tinha a visão normal disse que não sabia que cor pois ao vir o caolho e o cego com o boné verde pensou o meu pode ser o 3º verde ou o 1º vermelho, o mesmo aconteceu ao caolho, então o cego percebeu que os dois tinham essa mesma dúvida deduziu que muito provavelmente o seu era da mesma cor dos outros dois e então o seu seria o 3º verde.

Eu acho que essa é a resposta se eu tiver errado alguém me corrija.


Responder

13/04/2003

Fbsouza

Usando os movimentos dos cavalos no xadrez, sempre em ´L´, quem é capaz de: a) passar por todas as casas do diagrama apenas uma vez, partindo de qualquer casa e voltando para o ponto inicial? b) descobrir um método genérico que permita fazer o percurso, independentemente do ponto de partida?


Solução:
a) Partindo da casa 13 você passará pelas seguintes casas, nesta ordem:

13 - 5 - 11 - 4 - 6 - 14 - 8 - 2 - 9 - 7 - 1 - 10 - 3 - 12 - 13

b) Não encontrei a solução ainda.


Responder

13/04/2003

Fbsouza

Outro desafio: 1)Resolva esta conta matemática: A = 2 B = 2 C = 4 A+B=C B+A=C C-A=B C-B=A Se 2+2=4, então C=4. Mas... Se 2+2=5, Qual o valor de C???


C=4, pq 2+2=4 e não 5, a não ser que isto seja mais um misterio da matematica onde a operação com resultado mais obvio não retorna este resultado. Eu vi um exemplo de uma operação como essa uma vez em um livro de matematica mas não me lembro mais como era.


Responder

13/04/2003

Tales

[quote:d0f1f870e5=´afischer´]Caros delphianos, tenho um desafio que muitos responderão rápido, alguns levarão dias, e outros a vida toda (se tentarem sozinhos). Lá vai: Certa vez existiam 3 presos, cada um mais inteligente que o outro. Um deles era [b:d0f1f870e5]cego[/b:d0f1f870e5], o outro [b:d0f1f870e5]caolho[/b:d0f1f870e5] e o último tinha a visão [b:d0f1f870e5]normal[/b:d0f1f870e5]. Então um dia o carcereiro resolveu aplicar um desafio para os três. Chegou até os 3 presos e disse: - Tenho comigo 5 bonés, [color=green:d0f1f870e5]3 verdes[/color:d0f1f870e5] e [color=red:d0f1f870e5]2 vermelhos[/color:d0f1f870e5]. Vou colocar um boné na cabeça de cada um e este não saberá de que cor é este boné. Vocês somente irão ver a cor do boné dos outros 2 presos e não irão ver as cores dos 2 bonés que ficarão comigo. Dito isso, começou a colocar um boné na cabeça de cada um dos 3 presos. Logo em seguida disse: - Agora, aquele que me disser qual a cor do boné que está usando e porque, terá a liberdade. Outra coisa, a única coisa que poderão dizer é [b:d0f1f870e5]´baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné.[/b:d0f1f870e5] Feito isso, perguntou para o preso que tinha os olhos normais: - Qual é a cor do teu boné? e o preso disse: - Baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné. Então perguntou para o caolho: - Qual é a cor do teu boné? e o caolho respondeu: - Baseado no que estou vendo, não sei qual é a cor do meu boné. Nisso o carcereiro começou a ir embora quando o cego disse: - Poxa, não vais perguntar para min? e o carcereiro: - Os outros 2 que enchergam não souberam a resposta, imagina tu que nem enchergar consegue? Foi então que o cego disse: - Baseado no que eles disseram eu sei qual é a cor do meu boné e sei por quê? Depois disso o cego ganhou a liberdade. E agora, qual é a cor do boné do cego e por quê? Dica: os 3 eram muito inteligentes :wink: André Fischer


A cor do boné do cego era verde, porque o primeiro que tinha a visão normal disse que não sabia que cor pois ao vir o caolho e o cego com o boné verde pensou o meu pode ser o 3º verde ou o 1º vermelho, o mesmo aconteceu ao caolho, então o cego percebeu que os dois tinham essa mesma dúvida deduziu que muito provavelmente o seu era da mesma cor dos outros dois e então o seu seria o 3º verde.

Eu acho que essa é a resposta se eu tiver errado alguém me corrija.[/quote:d0f1f870e5]

O CEGO USAVA UM BONÉ VERDE, O CAOLHO UM VERMELHO E O QUE TEM A VISÃO OUTRO VERDE... O PRIMEIRO A RESPONDER FOI QUEM TEM A VISÃO OU ELE VIU DOI VERDES, OU UM VERMELHO E UM VERDE E NÃO SOUBE RESPONDER, O SEGUNDO DE POSSE DESTAS INFORMAÇÕES VERIA OU UM VERDE NA CABEÇA DO CEGO E UM VERMELHO NA CABEÇA NO NORMAL, OU DOIS VERDES (POIS SE O CEGOU ESTIVESSE USANDO UM VERMELHO E CAOLHO SABERIA QUE PELA DÚVIDA DO 1º ELE ESTARIA USANDO UM VERDE), O CEGO ENTÃO PENSOU OU EU ESTOU USANDO UM VERDE O O DE VISÃO NORMAL ESTA USANDO UM VERMELHO, OU NÓS DOIS ESTAMOS USANDO BONÉS VERDES, MAS QUE SE FODA ELES, EU ESTOU COM UM BONÉ VERDE NA CABEÇA...

CERTO AGORA????


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar