Série da semana: Nota fiscal eletrônica na prática

Veja mais

Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?

Guia de Programador JavaScript

Este guia te ajudará a traçar uma rota segura para aprender algumas das muitas tecnologias que orbitam o JavaScript, apresentando um panorama sobre como desenvolvemos com o JavaScript atualmente.

Introdução

Node, Angular ou React são apenas algumas dentre as muitas tecnologias que orbitam o JavaScript e que despertam a curiosidade de muitos programadores em relação a essa linguagem. E não é à toa, já que elas estão entre as mais exigidas pelo mercado de trabalho. Nesses primeiros conteúdos do guia te ajudaremos a traçar uma rota segura para aprender cada uma delas, apresentando um panorama sobre como desenvolvemos com o JavaScript atualmente.

Já faz um tempo que o JavaScript deixou de ser uma linguagem de navegadores e ganhou espaço em Desktops e Smartphones. Mas ainda é natural que os primeiros passo com essa tecnologia sejam dados no navegador, onde temos um ambiente pronto para programar com facilidade. Comece a sua carreira aprendendo a sintaxe do JavaScript com esses cursos e de forma prática:

Agora que você já conhece a sintaxe do JavaScript pode optar por um dos seus principais Frameworks de desenvolvimento, sobre os quais falamos nas próximas seções deste guia de estudos.

Vue.JS

Vue.js (pronuncia-se víu.js), é um Framework JavaScript que funciona no front-end de aplicações web, cujo diferencial é ser progressivo. Isso significa dizer que com facilidade podemos introduzir o Vue.js nas páginas da aplicação para que seja possível alterar o seu conteúdo sem ter que recarregá-las. Conheça essa solução aqui:

React

React é uma biblioteca escrita em JavaScript para a criação de interfaces de usuário. Seguindo a sua cultura de desenvolvimento o programador deve gerenciar os estados dos componentes em sua aplicação e, por sua vez, esses estados determinam como as interfaces de usuário serão apresentadas. Nos cursos abaixo você aprenderá como construir aplicações cliente dessa forma, sendo assim apresentado ao React!

Redux

Agora que você aprendeu como desenvolver com o React, chegou a hora de dar um passo adiante na arquitetura da sua aplicação com o Redux. Com ele podemos armazenar os estados da aplicação em um contêiner e descrever como alterá-los com objetos ações, conforme você aprenderá nos conteúdos abaixo.

Angular

Angular é, atualmente, uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações cliente, que podem ser executadas tanto no navegador quanto em Smartphones ou Desktops, quando combinadas a outras tecnologias. A partir de um conjunto de APIs robustas, com o Angular podemos desenvolver sobre uma arquitetura baseada em componentes e em camadas. Confira!

Assim como você pôde ver nos vídeos acima, TypeScript é a linguagem do Angular. É sobre ela que falamos nos cursos abaixo.

Agora você possui o necessário para se aprofundar no Angular e começar a criar as suas aplicações cliente. Siga em frente com esses conteúdos:

Node.js

Node.js permite que programadores JavaScript criem aplicações para serem executadas no lado do servidor. Ele foi desenvolvido para a programação de aplicações escaláveis e que devem funcionar em rede, a exemplo de web sites ou APIs. Mesmo um servidor HTTP pode ser feito com algumas poucas linhas de código em Node.js:

const http = require('http');

const hostname = '127.0.0.1';
const port = 3000;

const server = http.createServer((req, res) => {
  res.statusCode = 200;
  res.setHeader('Content-Type', 'text/plain');
  res.end('Hello World\n');
});

server.listen(port, hostname, () => {
  console.log(`Server running at https://$:$/`);
});

Veja uma introdução a esse ambiente de desenvolvimento nos cursos a seguir:

Ferramentas

É comum que no desenvolvimento web equipes de programadores criem seus códigos com o auxílio de algumas ferramentas baseadas em Node.js, sendo cada uma delas criada para um fim específico, em lugar de adotarem um único software com múltiplas funcionalidades. Aqui reunimos aquelas que consideramos fundamentais para quem deseja ser produtivo em seu trabalho como programador e se comunicar de forma eficiente com seus companheiros de equipe :)

Express

Embora com o Node.js seja possível criar aplicações web, quando se trata de produtividade utilizar um Framework especialista para esse fim faz todo o sentido. Aqui entra o Express, conhecido por ser minimalista e ter um alto desempenha, sendo utilizado principalmente para a criação de APIs web em JavaScript.

Começar com o Express é muito fácil, basta abrir o terminal e executar o seguinte comando:

npm install express --save

A partir daqui, no curso abaixo, você aprenderá como criar páginas, rotas e todos os outros artefatos necessários para uma aplicação web.

React Native

Conhecer o desenvolvimento mobile tem sido uma exigência cada vez mais frequente em entrevistas de emprego, de forma que essa habilidade não pode faltar no seu currículo. React Native permite ao programador JavaScript alcançar essa parcela do mercado de software utilizando, além dessa linguagem, o React. E melhor, criando aplicativos nativos! Quer saber como? Assista!

WebAPI

O termo WebAPI refere-se a um conjunto de APIs criadas para expandir as capacidades das aplicações web. Elas permitem que, através do navegador, possamos fazer coisas como acessar dispositivos de hardware ou dados armazenados no computador dos clientes de forma segura. Nos conteúdos abaixo abordamos de forma prática algumas dentre essas APIs. Confira!

Documentação

Conhecer a linguagem com a qual trabalhamos é uma parte fundamental do processo de amadurecimento como programador. Sendo ela nossa principal ferramenta, é preciso passar algumas horas aperfeiçoando o domínio da sua sintaxe. Pensando nisso preparamos essa documentação, com a qual você se tornará um mago do JavaScript:

Projetos

Nesta seção você encontra projetos completos para download, que você pode estudar para melhorar as suas habilidades com o JavaScript:

Agora, abaixo você confere um projeto completo utilizando o JavaScript e outras tecnologias:

Mais sobre JavaScript

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre programação JavaScript, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo sobre programação JavaScript clicando aqui.

Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.
Achou 12 meses muito tempo?

Programação muda todo dia e cada novidade nos obriga a rever tudo que já sabíamos. Só um estudo contínuo nos leva ao sucesso.

Apenas 3,5% dos nossos assinantes querem cancelar antes dos 12 meses

O que nossos clientes dizem:

"Excelente trabalho. É assim que a gente vê que o investimento vale a pena. Parabéns!"

- Danniery Alves -
O que nossos clientes dizem:

"Prá lá de bom... Está ótimo: com clareza, didática, conhecimento de causa e uma boa dose de humor. "Persistência" é o segredo."

- Paulo Costa -
O que nossos clientes dizem:

"DevMedia ensina mais do que qualquer faculdade!!!"

- Mauricio Hartmann -