Artigo no estilo: Curso

Do que se trata o artigo:

Para iniciar nossos estudos sobre Inversão de Controle, apresentaremos na primeira parte desta minissérie os fundamentos para se elaborar um projeto com baixo acoplamento e o padrão de projeto Factory.


Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil a todo desenvolvedor que almeja desenvolver/projetar sistemas com baixo acoplamento, um dos requisitos primordiais para o reuso de código.

Resumo DevMan:

Como destacado anteriormente, neste artigo analisaremos os conceitos do baixo acoplamento através de um simples exemplo. Em seguida, comentaremos sobre o padrão de projeto Factory, bastante utilizado em projetos e que nos auxilia a codificar com acoplamento reduzido.

Um dos grandes benefícios que a orientação a objetos trouxe para o desenvolvimento de software é a facilidade para desenvolver um design de código mais flexível e com isso facilitar as futuras manutenções. Com isso os sistemas podem crescer e sofrer alterações de uma forma mais simples e menos impactante.

Em sistemas desenvolvidos utilizando a orientação a objetos, as funcionalidades e tarefas são modeladas em forma de objetos. Assim, todos os fluxos do sistema são o resultado da interação destes objetos, ou seja, os objetos trabalham juntos para executar o que foi pedido pelo usuário. De forma semelhante à vida real, existem várias formas de colocar os objetos para trabalhar juntos. Neste artigo serão abordadas algumas destas técnicas com um foco especial na Inversão de Controle.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo