Por que eu devo ler este artigo:Uma cobertura da JavaOne 2010, com foco naquilo que mais preocupava a comunidade Java: Como ficará nossa plataforma favorita “sob nova direção”? A data do evento, adiada mais de três meses do tradicional, só fez aumentar o suspense. Mas pode ter sido bom, pois tivemos muitas respostas, concretas e detalhadas.

Conhecer a direção e estratégia da evolução das plataformas Java, agora lideradas pela Oracle. Qualquer desenvolvedor ou empresa que tenha algum investimento na plataforma Java – investimento de carreira, de produtos existentes ou planos futuros – precisa ter uma visão clara das próximas evoluções da plataforma. Também é interessante avaliar se o Java está em “boas mãos”; a princípio o porte e capacidade comercial da Oracle podem parecer garantia suficiente, mas não queremos só uma plataforma que continue recebendo suporte – queremos uma plataforma viva, que continue superando desafios e se renovando para atender a novas necessidades.

Quando esta Edição chegar ao leitor, a JavaOne 2010 já terá terminado há algum tempo, mas suas vibrações sísmicas ainda estarão sendo sentidas e interpretadas. Para quem esperava que a primeira edição da conferência sob a égide da Oracle fosse aborrecida – ou mesmo que nem acontecesse (boatos da época da aquisição) – a surpresa foi ainda maior. A primeira coisa que se pode dizer, com certeza, é que a Oracle tem planos grandes e ousados para a plataforma Java; as opiniões podem divergir se estes planos são certos ou errados, mas ninguém mais imaginará que a Oracle pretende apenas “tocar o barco” de forma lenta e conservadora.

Sinto-me numa posição de especial responsabilidade com o leitor da Java Magazine, pois na minha coluna, como de costume fiz a cobertura pioneira de tecnologias ainda em fase de desenvolvimento (Java 7 / Java SE 7) ou muito recentes e em estágio inicial de evolução (JavaFX 1.x). Praticamente todo o material já coberto continua valendo – até mesmo a linguagem JavaFX Script irá sobreviver parcialmente, como veremos – mas teremos que esperar um pouco mais para botar as mãos na massa, e precisaremos acompanhar as mudanças que ainda virão. Neste artigo, procuro dar um roadmap do novo status das plataformas Java SE, JavaFX e Java ME.

Java SE 7 e 8

Em “Java SE 7: Plataforma” (Edição 83), tive que empurrar com a barriga o assunto do Jigsaw – “O destino do projeto parece estar suspenso neste momento (...) Para evitar qualquer risco de uma nova situação como aquela dos lambdas, preferi deixar o assunto em aberto.”. Isso pode ter decepcionado alguns leitores que acompanhavam o tema e já gostariam de uma boa cobertura do Jigsaw e JSR-294; mas foi a decisão certa. O Jigsaw estava realmente atrasado, ainda mais que o Project Lambda. Aparentemente o trabalho era bem mais difícil do que originalmente estimado. Enfim, a Oracle considerou que só seria viável finalizar o Java SE 7 em 2012.

Após alguma discussão com a comunidade, acabou-se decidindo por um novo plano (o “Plan B” de blogs.sun.com/mr/entry/rethinking_jdk7), sumarizado pela Tabela 1.

Release Data Conteúdo
Java SE 7 Meiode 2011
  • JSR 192: InvokeDynamic e outros recursos
  • JSR 166y: Fork/Join Framework e outras melhorias
  • Project Coin: Quase tudo (exceto sintaxe paracollections)
  • Nova arquitetura de Classloaders, close()
  • Melhorias de Redeo ProtocolosSDP (Solaris e Linux) e SCTP (Solaris)o Novo: Uso do novo stack IPv6 doWindows Vista ou superioro Novo: TLS 1.2 (RFC 5246)
  • JSR 203: New I/O 2.0o Novo: Suporte para arquivos jar/zip
  • Atualizações de vários padrões e APIs:o Atualizado: Unicode 6.0o Novo: Locales – IETF BCP 47, UTR 35(CLDR/LDML); separação entre locale do usuário e da GUI (como no Vista)o Segurançae criptografia: ECCo XML (JAXP / JAXB / JAX-WS)o Atualizado: JDBC 4.1 e RowSet 1.1
  • Melhorias de desempenho da JVM (HotSpot)
  • Pipeline XRender para a Java2D
  • APIs para novos recursos do JDK 6uN
  • “Decorador universal” JLayer
Java SE 8 Fim de 2012
  • Project Lambda (lambdas, extension methods)
  • ...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo