De que se trata o artigo:

O JavaOne é o evento mais importante da comunidade Java. É durante este evento que grandes anúncios e novidades são apresentados. Saber o que ocorreu durante o evento permite uma melhor compreensão sobre os rumos da plataforma Java.

Em que situação o tema útil:

Acompanhar o que ocorre em eventos é de grande importância para manter-se atualizado. O JavaOne Latin America reuniu palestrantes internacionais e as principais figuras da comunidade brasileira que, durante os dias do evento, discutiram e apresentaram temas relevantes sobre o ecossistema Java.

Resumo DevMan:

O JavaOne Latin America 2011 foi realizado em conjunto com os eventos Oracle OpenWorld nos dias 6 a 8 de dezembro na cidade de São Paulo pelo segundo ano seguido. Este evento englobou toda a América Latina ao invés de apenas o Brasil (como foi na edição passada), tornando-se o maior e mais importante evento Java dos continentes América da Sul e América Central.

Pelo segundo ano seguido, o JavaOne Latin America 2011 (também conhecido como JavaOne Brasil) foi realizado em São Paulo entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2011 no Transamérica Expo Center juntamente com o Oracle Open World. Este evento é sem dúvida alguma, o maior e mais importante evento realizado na América Latina sobre a tecnologia Java, e consequentemente, o maior evento sobre Java do Brasil.

O JavaOne é realizado anualmente nos Estados Unidos, na cidade de San Francisco, desde 1996. Atualmente conta com aproximadamente 15 mil participantes. O público alvo são estudantes de TI e profissionais que trabalham com a tecnologia Java.

Em 2010, a Oracle decidiu organizar edições regionais do JavaOne pela primeira vez na história do evento, e os países escolhidos foram Brasil, Rússia, China e Índia. Em 2011, pela segunda vez consecutiva, a empresa realizou uma edição do JavaOne no Brasil (e desta vez decidiram expandir a abrangência do evento para toda a América Latina, renomeando o evento para JavaOne Latin America), e também irá realizar o evento nos seguintes países: Japão (4 e 5 de abril de 2012, sendo a primeira vez que o evento será realizado neste país), Rússia e Índia (no segundo bimestre de 2012, sendo a segunda vez que o evento será realizado nos países citados).

Pré-Evento: Java Geek Bike Ride

No domingo que antecedeu o evento (4 de dezembro de 2011), Fabiane Nardon, expert Java e Java Champion, organizou um passeio de bicicleta pela ciclovia da cidade de São Paulo. Toda a comunidade Java foi convidada para passar um tempo com os experts e evangelistas da Oracle e bater um papo fora dos tópicos técnicos.

O Evento e a Organização

Assim como em 2010, o JavaOne foi realizado paralelamente com o Oracle Open World. Apesar de dois eventos totalmente distintos – o primeiro é focado na tecnologia Java, tendo um perfil mais técnico, e o segundo é focado no ambiente corporativo (soluções e produtos Oracle) – funcionam muito bem juntos.

Em 2010, aproximadamente 800 participantes compareceram ao evento, e infelizmente, em 2011, esse número não foi ultrapassado.

Em 2010 alguns problemas ocorreram durante a conferência, como superlotação das salas, filas longas e problemas com ar condicionado. Outro ponto que também sofreu reclamação dos participantes foi o fato do Oracle Open World ter sido realizado no pavimento maior do Transamérica Expo Center e o JavaOne ter ficado com um espaço muito pequeno, localizado no piso superior do prédio ao lado do pavilhão. Graças ao feedback da comunidade e dos participantes, estes problemas foram endereçados à organização e em 2011 a organização do evento melhorou muito. A conferência foi realizada no pavilhão de exposição, um espaço muito maior (juntamente com o Oracle Open World), e os auditórios usados para as palestras tinham um espaço bem maior também. Além disso, a organização também ampliou o Java Lounge, um espaço com puffs para a comunidade passar um tempo e relaxar durante o evento.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo