HTML (abreviação de Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada na estruturação de páginas web. Sua sintaxe é bastante simples e, assim como a XML é baseada em tags, que representam os diversos elementos de uma página, como imagens e links.
A estrutura básica de uma página HTML pode ser vista na abaixo, na qual podemos ver as principais tags que são necessárias para que o documento seja corretamente interpretado pelos browsers.
Um documento HTML é composto por tags, as quais possuem um nome e aparecem entre os sinais < e >, como vimos na Listagem 1, por exemplo, em <html> e <head>. Naquele exemplo também vimos que algumas tags precisam ser abertas e fechadas, como em <body> </body>.
Cabeçalhos são normalmente utilizados para identificar páginas e seções e possuem aparência diferenciada do restante do texto. No HTML há seis níveis de cabeçalhos/títulos que podem ser utilizados por meio das tags h1, h2, h3, h4, h5 e h6, sendo h1 o maior/mais relevante e h6 o menor/menos relevante.
Parágrafos de texto são gerados na HTML por meio das tags. Esse é um exemplo de tag cuja disposição na tela se dá em forma de bloco, ou seja, um parágrafo é posto sempre abaixo do outro.
A inserção de imagens em uma página HTML pode ser feita por meio da tag img, que recebe no atributo src o endereço do arquivo a ser carregado. Além desse, outros dois atributos importantes são o alt e title.
O código acima insere uma imagem a partir do arquivo avatar.png, localizado na mesma pasta do arquivo HTML, e uma tag img apontando para um arquivo inexistente.
Links são normalmente utilizados para direcionar o usuário para outras páginas, ou para outras partes da mesma página. Nos dois casos, utilizamos a tag a, que possui o atributo href no qual indicamos o destino daquele link.
Tabelas são elementos utilizados com frequência para exibir dados de forma organizada em linhas e colunas. No HTML, elas são formadas por três tags básicas: table, para delimitar a tabela; tr, para indicar as linhas; e td para formar as colunas.
Listas são elementos úteis para organizar e ordenar itens que estão relacionados de alguma forma. No HTML é possível criar três tipos de listas: ordenadas (com a tag ol), não ordenadas (com a tag ul), e de definição (por meio da tag dl).
Pronto para continuar?
Leia mais
Sua nova carreira começa aqui
Baixe agora
Veja quem já conseguiu chegar lá
Grátis por tempo limitado
Cadastre-se
Junte-se a nós