De que se trata o artigo: A modelagem de processos tem por objetivo melhorar a visão que a empresa tem de seus processos a fim de identificar pontos importantes que se tornam base para a tomada de decisões mais precisas e seguras, além de identificar gargalos e poder otimizar todo o processo.

Neste sentido, este artigo relata como a modelagem de processos pode ser benéfica para as empresas exemplificando com a modelagem do caso da Ford realizada no Intalio, o qual utiliza a notação BPMN.

Em que situação o tema útil: Para empresas que desejam modelar seus processos de uma forma simples e com baixo custo.

Resumo DevMan: O sucesso de qualquer tipo de empreendimento está fortemente ligado ao conhecimento que seus gestores têm de seus processos e as interações entre eles. Nesse sentido, técnicas como o BPM e sua notação gráfica de modelagem, o BPMN, são ferramentas essenciais para a análise e projeto de processos de negócios. Este trabalho apresenta conceitos básicos de BPM/BPMN, demonstra o clássico trabalho de Hammer sobre a reengenharia de processos na Ford Motors e a modelagem do mesmo usando o Intalio.

As abstrações são uma ferramenta valiosíssima no tratamento de problemas mais complexos por focar apenas nas partes essenciais, deixando em segundo plano detalhes que não influenciam de forma determinante na compreensão do problema. Os modelos gerados a partir dessas abstrações estão presentes em diversos aspectos da vida humana, indo dos mais corriqueiros, como uma receita culinária, aos mais complexos projetos de engenharia. Um modelo é definido porKruchten (2003)como “uma simplificação da realidade que nos ajuda a dominar um sistema grande e complexo que não pode ser facilmente compreendido em sua totalidade”.

No mundo dos negócios, o emprego de técnicas de modelagem de processo de negócios contribui de maneira decisiva para a obtenção de melhorias em processos já estabelecidos ou no planejamento de novos processos. Um processo de negócios seria “uma coleção de atividades que recebe uma ou mais entradas e cria uma saída de valor para o cliente. Um processo de negócios tem um objetivo e é afetado por eventos que ocorrem no mundo externo e em outros processos”. Mas Ko (2009) sugere também que se visualizem os processos de negócios como tarefas ordenadas de forma sistemática no tempo e no espaço, ao invés de apenas uma coleção de atividades. Desta forma poder-se-ia identificar mais objetivamente as tarefas que necessitam de melhorias no sentido de se obter melhor desempenho. Uma das técnicas com maior alcance neste setor é o BPM (Business Process Management).

BPM – Business Process Management

O gerenciamento de processo de negócios (BPM) foi definido por Van der Aals como sendo uma “forma de apoiar processos de negócios usando métodos, técnicas e software para contratar, controlar e analisar processos operacionais envolvendo pessoas, organizações, aplicações, documentos e outras fontes de informação”. Sistemas computacionais que dão apoio informatizado ao BPM são conhecidos como BPMS (Business Process Management Systems).

A maneira mais didática de se contextualizar o BPM é por meio da análise de ciclo de vida básico proposto por Van der Aals:

  • Projeto do processo: onde o processo é modelado por meio de um BPMS;
  • Configuração do sistema: ocorre a configuração do BPMS e infraestrutura subjacente (papéis dos usuários, organizações, etc);
  • Adoção do processo: o modelo é gerado eletronicamente e implantado em uma máquina de BPMS que permita executar o modelo;
  • Diagnóstico: monitoramento dos resultados da análise para identificação de possíveis gargalos e outras consequências da simulação.

Os benefícios obtidos por meio da utilização do BPM são grandes. Segundo Ko (2009), torna-se possível aumentar a visibilidade e conhecimento das atividades da organização, aumenta a habilidade para identificar gargalos, aumenta em potencial a identificação das áreas para otimização, reduz o tempo de execução de tarefas, melhora a definição de direitos e papéis na organização e é uma boa ferramenta para prevenção de fraudes, auditoria e avaliação do cumprimento da regulamentação.

BPMN – Business Process Model and Notation

A BPMN (Nota 1 ) é uma notação gráfica desenvolvida pela OMG (Object Management Group) com dois objetivos principais:

  • Fornecer uma notação padronizada para projetos em BPM, compreensível para usuários da área de negócios, para desenvolvedores técnicos responsáveis pela implementação e execução dos processos e para gerentes de processo;
  • Assegurar que linguagens derivadas da XML, projetadas para representação de processos de negócio pudessem ser vistas como uma notação orientada a negócios.

Uma das ideias iniciais para a criação era consolidar os pontos positivos dessas ferramentas em uma única ferramenta, chamada inicialmente porBusiness Process Modelling Notationaté sua versão 1.2. Atualmente, tal notação encontra-se na versão 2.0, à qual foram agregadas várias características novas, passando a ser chamada deBusiness Process Model and Notation.

Outro ponto positivo em favor da criação do padrão foi a possibilidade de se aproveitar toda sua riqueza para que pudesse ser mapeado para linguagens que permitissem a execução do processo representado por um diagrama. Linguagens como BPEL (Business Process Execution Language)e XPDL (XML Process Definition Language) tornam possível a execução do processo modelado emworkflow engine, que sãoaplicativos que gerenciam e executam processos modelados.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo