Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Da nova versão do ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) open source NetBeans, cujo lançamento está marcado para março. O NetBeans 7 traz diversas novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores, como suporte às alterações propostas para o Java 7, integração com diversas ferramentas (banco de dados Oracle, servidores WebLogic e GlassFish, Maven, JUnit, JSON, etc.), novo editor visual gráfico para GridBagLayout, dentre outras melhorias.


Para que serve:

O NetBeans auxilia no desenvolvimento de aplicativos de variados tipos (corporativos, Web, desktop, etc.), aumentando a produtividade e auxiliando o programador a construir códigos mais confiáveis e eficientes ao oferecer funções como editor e compilador integrados, depurador, analisador, assistentes para criação e refactoring de artefatos de código, etc.


Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para desenvolvedores que desejam adiantar-se e experimentar as novas funcionalidades da IDE mesmo antes de seu lançamento final. Desta maneira, quando a mesma for adotada por organizações de desenvolvimento de software, o programador estará já habituado com a ferramenta, incluindo suas funções mais recentes.

Novidades do NetBeans 7.0:

O NetBeans é uma das IDEs mais utilizadas por desenvolvedores Java, sendo gratuita e de código-fonte aberto. Sua nova versão, 7.0, encontra-se já em estágio de testes Beta e pode ser adquirida e instalada para que o desenvolvedor experimente suas novidades. Neste artigo, mostramos como instalar o NetBeans 7.0 e apresentamos algumas destas novas funcionalidades, como o suporte às modificações propostas pelo Projeto Coin para o Java 7 (Figuras 2 e 3 e Listagens 1 a 6), o novo editor visual para interfaces gráficas que utilizam GridBagLayout (Figuras 4 a 6), quebra automática de linhas (Figura 7), dentre outras.

NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado de software (mais conhecido pela sigla IDE, do inglês Integrated Development Environment) gratuito e de código-fonte aberto (open source). Juntamente com o Eclipse, o NetBeans é uma das IDEs mais conhecidas e utilizadas por desenvolvedores Java, por prover gratuitamente uma série de ferramentas úteis para programação Java. Dentre estas muitas funcionalidades, podemos citar:

• Editor de código-fonte com coloração e completamento de código;

• Integração com ferramenta de compilação e construção (build) de programas;

• Depurador e analisador (profiler) de código;

• Assistentes para criação de artefatos de código e para refactoring;

• Editor visual de interfaces gráficas em Swing;

• Integração com servidores de banco de dados e de aplicação Java EE;

• Suporte a outras linguagens, como PHP, Ruby, C/C++, etc.

O lançamento da nova versão da IDE – NetBeans 7.0 – está marcado para março. Porém, uma versão Beta para testes encontra-se já disponível para que desenvolvedores possam experimentar as novas funcionalidades e, para os que quiserem colaborar, relatar falhas a serem corrigidas antes do lançamento final.

Este artigo aborda especificamente as novidades desta nova versão da IDE NetBeans. Algumas das novidades em destaque na página de informações de lançamento do NetBeans 7.0 (veja Links) são:

• Suporte às alterações da linguagem Java propostas pelo projeto Coin para o Java 7;

• Melhor integração com o servidor Java EE WebLogic e com o servidor de bancos de dados Oracle, incluindo edição e implantação de stored procedures;

• Suporte ao GlassFish 3.1, incluindo reinicialização de domínios e ativação/desativação de aplicações implantadas;

• Suporte ao Maven 3, JUnit 4.8.2 (várias melhorias), edição de HTML 5, formatador JSON;

• Novo editor visual para interfaces gráficas que utilizem GridBagLayout;

• Melhorias no analisador, no editor (inclusão de quebras de linha – word wrap), etc.

Na próxima seção, explicaremos como copiar e instalar o NetBeans 7.0 e, no restante do artigo, mostraremos algumas das novidades acima elencadas, para preparar o leitor para o que vem por aí.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo