Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Motivações, benefícios e como gerenciar o trabalho de desenvolvimento iterativo e incremental de software através do Scrum. Nesse artigo, também abordamos algumas combinações possíveis entre Scrum e FDD (Feature Driven Development) e Scrum com XP (Extreme Programming).


Para que serve:

Gerenciar equipes de desenvolvimento em projetos de criação de software, através de um conjunto de papéis e atividades simplificadas, baseadas em novos paradigmas organizacionais, como: auto-organização, multidisciplinaridade, transparência, comunicação e melhoria contínua.


Em que situação o tema é útil:

Para projetos de criação de software com elevada incerteza, que estimulam a resposta às mudanças como insumo para qualidade e que necessitam de entregas constantes e de alto valor agregado para seus clientes.

O diferencial Scrum:

As Metodologias Ágeis (especialmente o Scrum) têm ganhado cada vez mais espaço nas comunidades e nas empresas que fornecem e consomem desenvolvimento de software, porém, talvez você já deva ter se perguntado: Como minha empresa (ou equipe) pode ter benefícios com isso?

Esse artigo oferece uma resposta para sua dúvida, pois além de apresentar o que é Scrum, também aborda questões chave sobre sua filosofia e principalmente mostra formas factíveis de adoção do Scrum com XP (Extreme Programming) e com FDD (Feature Driven Development) para complementar ainda mais os benefícios do uso contínuo das Metodologias Ágeis.

Nesse artigo você terá uma introdução de como as metodologias ágeis (especialmente o Scrum) de uma maneira iterativa e incremental podem ajudar sua companhia a ter melhores resultados com o desenvolvimento de sistemas. Esse resultado é fomentado através de práticas leves, de forma a melhorar a qualidade e aumentar o valor agregado para os clientes.

História

Imagine que para atender a uma nova janela (oportunidade) de mercado você realizou um projeto de12 mesesde trabalho (entre análise, desenvolvimento, testes e documentação) para criar uma solução pioneira emaplicação web. Só que ao lançá-lo, você descobreque há cerca de11 meses outraempresa do mesmo porte que a sua havia lançado um produto web para esse mesmo nicho e que já conquistou uma enormefatia face ao potencial de consumo desse mercado consumidor. Mas o pior de tudo é que seu produto se tornará apenas mais um no mercado e perderá todo o impacto do pioneirismo e inovação.

Não satisfeito com o fato de que o investimento foi inútil, você resolve se aprofundar em saber como essa outra empresa conseguiu fazer um lançamento tão rápido. Então para sua maior tristeza, você descobre que ao contrário do que pensou essa empresa não começou o projeto antes da sua, pois esse mercado se revelou ao mesmo tempo para todos,ou seja, ela também começou a desenvolver o seu produto há aproximadamente 12 mesesatrás.

Só que nessa sua incursão “lerda” de inteligência competitiva, você descobre que o segredo dessa empresa foi ter lançado pequenas partes usáveis desse software ao mercado. Dessa forma, ela conseguiu captar mais cedo ofeedbackque os clientes lhe forneciam e adaptaro produtode forma que as próximas liberações mensais estivessem mais acuradasao desejo de seu mercado consumidor.

Por ser um empreendedor valente e não desistir nunca, você até tentou recuperar alguns clientes que já estavam usando o software dessa outra empresa. Entretanto, você não conseguiu fazer isso, pois os clientes haviam criado uma relação de grande confiança com esse outro fornecedor, não somente pelo pioneirismo em si, mas por sua capacidade em responder rápido às mudanças, ser realista acerca dos custos, prazos e viabilidades técnicas de suasolução.

Então depois de inúmeras tentativas de marketing, várias ações promocionais e muito, mas muitodinheiro investido, você decide descontinuaro seu produto, assumir oprejuízo,fechar seu negócio, culpar aconjuntura econômica e socialdo país e abrir um restaurante em seu bairro para aproveitar aquela partilha de herança que sua querida sogra fizera antes de morrer.

Moral da História

Tirando o aspecto trágico de usar a herança da sogra, você acha que esse cenário é algo comum e factível em nosso mercado de software?

Se você respondeu SIM, é que você, de alguma forma, já está com o pensamento alinhado aos pilares ágeis de visibilidade, inspeção e adaptação para garantir um feedback mais rápido e eficaz, de forma que o tempo da entrega de softwarede seu processo seja menor. Isto possibilita que o ROI (Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento) de um projeto de software seja maximizado o mais cedo possível, viabilizando uma realvantagemcompetitivaem seu mercado.

Agora caso vocêache que essa historinhaNÃOreflete a realidade do mercado, muito cuidado, você pode acabar igual ao empresárioque teve que fechar a empresae montar um restaurante (com dinheiro da sogra), sugiro então não continuar lendo esse artigo.

Como ganhar essa vantagem competitiva?

A primeira coisa a se fazer é visualizar e sentir que sua forma tradicional de desenvolver software não está tão eficaz quanto o mercado precisa, e que muito provavelmente isso afetará negativamente a ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo