Eduardo Antônio Dornellas Souza Lima

Porto Alegre - RS

ENTUSIASTA 3

Nível de experiência no Gamification da plataforma DevMedia.

SOBRE MIM

Analista de Sistemas com mais de 20 anos de experiência trabalhando com Projeto e Sustentação na área de Sistemas Corporativos. Comecei minha carreira como desenvolvedor Cobol na década de 1980. Posteriormente, na década de 1990, migrei do Zim/Ingres para o Oracle (Database). Na virada para a década de 2000, iniciei com Java. Tenho interesse em organizações que busquem soluções disruptivas (providas por serviços baseados em aplicações inovadoras).

PERFIL DEVMEDIA
1538 DevUPs
0 Medalhas
COMUNIDADE
MEDALHAS
Nenhuma medalha conquistada.
Angular
Java
Big Data
Spring Framework
PROJETOS ENVOLVIDO

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Analista de Sistemas Sênior

# Negócio: Geração de Energia Elétrica (Hidroelétrica de Jirau) com venda baseada em contratos de fornecimento e avulsa. Inicialmente atuei junto a área de sistemas (passando em um segundo momento, a acumular a função de DBA). Responsável pela Gestão dos Sistemas: Faturamento de Energia (SGC), ERP de Backoffice (Oracle EBS: Compras, Financeiro, Contábil, Tributário e Materiais), Administração de Usina (SAU), PIM (Plataforma Integrada de Medição), ERP de Gestão de Manutenção (IBM MAXIMO), Nota Fiscal Eletrônica (Mastersaf NFE), Emissão de Cupom Fiscal (Mastersaf ECF), Gestão de RH (RHEvolution). Responsável pela Gestão da Infraestrutura de Sistemas (JBoss, Glassfish, Weblogic, Websphere, Tomcat IIS, Oracle Database, RPost, Oxigen Proxy, Linux e pelos e-mail usados sistemas). Em 2015 assumi a área de qualidade. Responsável pelos projetos dos sistemas: Gestão de Software (GSW) e Gestão de Controle de Acesso (GCA). Responsável pelo processo de Recebimento (Fábrica de Software), Publicação (em nossos ambientes) e Homologação (junto as áreas de negócio e de sistemas). # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), Unix, JBoss, Tomcat, WebLogic, WebSphere, GlassFish, IIS, JEE (Java Enterprise Edition), SonicWall (VPN), OnBase (ECM/GED), ODBC, VBA (Outlook/Excel/Word), LDAP (AD). # Referências: Henrique Martins (Gerente de TI);

Analista Programador Java Sênior

# Negócio: Serviço de TI (Sustentação). Integrei a equipa de Resolução de Incidentes da Esteira de Formalística/Crédito do Sicredi (Projeto Novas Tecnologias). # Ambiente: JEE (Java Enterprise Edition), Eclipse (IDE Java), WebLogic (Servidor de Aplicação JEE), JPA/Hibernate (Framework de Persistência), Oracle BPM (BRMS, Business Rule Management System), JDeveloper (BPEL, Fluxo de Processos), Tomcat (Servidor de Aplicação JEE), Web Service (Tipo de Aplicação), Oracle SOA (ESB, Enterprise Service Bus), Oracle Database (Banco de Dados). # Referências: Felipe Dalle Molle (Accenture, Gestor).

Especialista de TI

# Negócio: Captura e Processamento de Transações Eletrônica de Cartões de Crédito e Débito (VISA e MASTERCARD). Inicialmente integrei a Equipe de Sustentação, passando em um segundo momento para a Equipe de Projetos (na mesma área). Projeto e Desenvolvimento responsável pela solução de pré-processamento para descarte das transações inconsistentes, reduzindo assim, o consumo (tempo de processamento) da janelas - a fim de garantir as SLA (Service Level Agreement) junto ao SANTANDER. Projeto e Desenvolvimento do SCG (Sistema de Controle de Garantias) em sua segunda fase responsável pelo Serviço de troca de agendas e bloqueio/desbloqueio de antecipação de recebíveis para todos os bancos que possuem trava de domicílio na Base da Aquirência) junto ao SANTANDER. Projeto e Desenvolvimento do Safe (Prevenção a Fraude) da GetNet (Meios de Pagamento). Integrei como Desenvolvedor a equipe do Projeto Aquirencia para as bandeiras Sorocred e VerdeCard da GetNet (Meios de Pagamento). Integrei como Desenvolvedor a equipe do Projeto SubAdquirencia GetNet (Meios de Pagamento). # Ambiente: JEE (Java Enterprise Edition, EJB/MDB/Servlet), Oracle Apex (Application Express), ERWin (Modelagem de Dados), Oracle SQL Developer (Modelagem de Dados), Python, Eclipse (IDE Java/Python) e SQL Developer (IDE do Oracle Database), Oracle WebLogic (Servidor de Aplicação JEE), Oracle Database (Banco de Dados), Oracle ODI (ETL) e Unix (Shell Script); # Referências: Moacir Ferrari (Gerente de Sustentação junto da área de Processamento) e Fabrício de Souza Peres (Gerente de Projetos junto da área de Processamento).

Analista Programador Java

# Negócio: Automação Bancária, ATM (Automatic Teller Machine). Integrei (Desenvolvedor) a equipe do Projeto do TTE (Terminal Tesoureiro Eletrônico) do Banco do Brasil participando de sua homologação junto ao Banco do Brasil (Brasília/DF). TTE (Terminal Tesoureiro Eletrônico) é um Cofre Inteligente (com capacidade de Reciclagem dos Depósitos) integrado aos Terminais de Caixa da agência bancária. # Ambiente: JEE (Java Enterprise Edition, Servlet/Parse XML/JDBC), Eclipse (IDE Java), API J/XSF (versão Java da Arquitetura XSF Cliente/Servidor para Serviços Financeiros baseado em Mensagens XML com periféricos - tais como, ATM, AFTPOS), Jetty (Servidor de Aplicação JEE), HSQLDB (Banco de Dados) e PinPad (Entry Device). # Referências: Tarcísio (Coordenador de Desenvolvimento).

Arquiteto de Dados

# Negócio: Sua linha de frente um uma Rede de Lojas com venda de Roupas e Acessório (com um segundo negócio voltado para a venda e operação de produtos financeiro sobre está base). Responsável pelo saneamento do backlog de incidentes do Projeto Emergencial de TI (da área Financeira) com foco na nos Problemas encaminhados pela área de Serviços de TI; Ajustes dos processos (BPEL, Workflow) de troca de dados (Arquivos via FTP) entre o Contas a Receber (Renner) e as empresas de Assessoria de Cobrança (Recupera); # Ambiente: CA-Workload (Ferramenta para Orquestração de Roteiro de Chamadas), Unix (Shell Scripts), MS-DOS (Shell Scripts), Oracle ODI (Oracle Data Integrator, Ferramenta de ETL usada na Integração dos dados de Produção no Oracle Database com os dados do Legado em Sybase Database), Oracle Database (Banco de Dados), Sybase Database (Banco de Dados). # Referências: Fonini (Serviços de Integração de TI da Lojas Renner) e Spadoni (Gerente de TI da Lojas Renner).

Analista Programador Java

# Negócio: Rede de Lojas de venda de Calçados e Acessórios. Responsável pelo serviço de recebimento/envio de dados referente a Movimentação de Produtos entre a Administração Central (Web Service, Aplicação Java/Oracle) e as Lojas (WinLoja, Aplicação Delphi/FireBird); Trabalhei na estabilização do Sistema de Administração de Rede de Lojas (SysCom, Aplicação em Java/Oracle para Web); # Ambiente: JEE (Java Enterprise Edition), JBoss (Servidor de Aplicação JEE), Tomcat (Servidor de Aplicação JEE), Oracle Database (Banco de Dados), FireBird (Banco de Dados); # Referências: Adelar (Gerente Geral de TI) e Sandro (Gerente de Infraestrutura).

Analista Programador Java

# Negócio: Solae é uma aliança (Joint Venture) entre as empresas Dupont e Bunge com a missão de oferecer alimentos à base de proteína de soja. Responsável pelo desenvolvimento da camada de integração do SAP (a partir das chamadas RFC do ABAP/SAP) ao Mastersaf (Web Service, Sefaz) referente a Nota Fiscal Eletrônica (2.0); # Ambiente: JSE (Java Standard Edition), Log4J (Log de Trilhamento), JCO API (Java Connector é a API Java da SAP NetWeaver), GlassFish (Servidor de Aplicação JEE), Eclipse (IDE Java), Apache AXIS (Parse XML), CSCORP API (API Java usada pelo WebService da Mastersaf); # Referências: Kleber Godoy (IT Regional Manager da Solae - Latin America & South Africa) e Mario Zanon Junior (Gerente de Projetos da SAP na Softtek do Brasil).

Analista Programador Oracle/Java

Integrei a equipe responsável pela Esteira de Correções para a área de seguros do Sicredi. # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), Eclipse (IDE Java), JSE (Java Standard Edition, v6), OC4J (Servidor de Aplicação JEE), CVS (Controle de Versão do Repositório de Componentes). # Referências: Daniel S. Silva (Coordenador da IBM para a Fábrica de Software do Sicredi).

Consultor de TI

Atuei em diversos Clientes/Projetos (entre os quais: Unilasalle e Imunizadora Riograndense); # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), JEE (Java Enterprise Edition, JSP/Servlet/Hibernate), Maven, Tomcat (Servidor de Aplicação JEE), GlassFish (Servidor de Aplicação JEE), OC4J (Servidor de Aplicação JEE), Eclipse (IDE Java), CVS (Controle de Versão do Repositório de Componentes). # Referências: Lisiane Südecum Ribeiro (Diretoria Administrativa do Unilasalle).

Analista Programador Sênior

Responsável pela Coordenação (Análise/Projeto/Desenvolvimento) junto às equipes (atuando como mediador/mentor) do Projeto i9 voltado para a área da Saúde Suplementar e suas integrações com o TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) da ANS (Agência Nacional de Saúde); # Ambiente: Tomcat (Servidor de Aplicação JEE), JEE (Java Enterprise Edition, v6), Oracle Database (Banco de Dados), ERWin (Modelagem de Dados), Oracle SSO (Single Sign-On), Oracle JSP (Java Stored Procedure), Oracle Types, Oracle Security, Oracle Application Server (Forms, Reports e OC4J).

Arquiteto de Softwares

# Projeto BackOffice (para a Confederação Sicredi). Responsável pelas Especificações Arquiteturais. Integrei o Comitê Arquitetural (Sicredi) responsável pelas Integrações entre as Aplicações. Responsável pela qualidade dos componentes fornecidos de modo a garantir a aderência as Regras de Construção e Codificação dos Componentes. Responsável pela Homologação dos Componentes junto ao Sicredi. Integrei a equipe responsável pela Consolidação dos Dados Corporativos (Bases de Dados das Unidades de Atendimento) do Sicredi. # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), JSE (Java Standard Edition, Servlet/JSP/EJB), OC4J (Servidor de Aplicação JEE), Oracle Forms/Reports (Telas/Relatórios), JDeveloper (IDE Java), PL/SQL Developer (IDE Oracle Database), CVS (Ferramenta de Controle de Versão do Repositório de Componentes), ERWin (Modelagem de Dados), Oracle ODI (Oracle Data Integrator). # Referências: João Carlos Binsfeld (Gerente de Integração), Adelar Alfredo Bischoff (Coordenador da Família Retaguarda) e Nírio Simeão Metzka (Diretor de TI).

Analista Programador

# Projeto Jurisprudência Unificada do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Criei uma Aplicação (Oracle Database, Database-Centric) responsável pela camada de coleta dos dados (textuais) referentes as decisões dos TRT (Tribunais Regionais do Trabalho) e consolidação na base de dados TST (Tribunal Superior do Trabalho) de modo a fornecer suporte ao processo de unificação do entendimento jurídico. Criei uma Aplicação Web em Java (Contingência) responsável pelo Envio/Recebimento dos Dados entre os 24 TRT (Tribunais Regionais do Trabalho) e o TST (Tribunal Superior do Trabalho). Criei uma Aplicação Web (Oracle Portal) responsável pela consulta das jurisprudências. # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados, Pacote XML_DB que permite o Parse XML usando XSD), Oracle Text, Oracle UltraSearch, JEE (Java Enterprise Edition), Tomcat (Servidor de Aplicação JEE). # Referências: Luciano Rocha (Diretor, Sócio da Pitrez) e Luciano Pitrez (Diretor, Sócio da Pitrez).

Gerente de Projeto

# Projeto ERP para as Cooperativas Cotribá (http://www.cotriba.com.br) e Cotrisa (http://www.cotrisa.com.br). Responsável pela Desenho Arquitetural dos Componentes da Aplicação. Responsável pela Coordenação dos trabalhos de Análise/Desenvolvimento. Criamos um Gerador de Aplicação (Web em Java) com base nos XML do Oracle Forms (usados para prototipação). Equipe com 12 Profissionais. # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), JSE (Java Standard Edition, v1.5), JBoss (Servidor de Aplicação JEE, EJB/JSP/Servlet), Aplicação em Java para WEB (HTML/JavaScript com chamadas Ajax em RPC/JSON), Eclipse (IDE Java), PL/SQL Developer (IDE Oracle Database), Oracle Forms/Reports (Prototipação da Aplicação), ERWin (Modelagem de Dados), Velocity (Framework de Geração de Código da Apache baseado em Padrões/Contexto), XDoclet (Ferramenta de Geração de Código baseada em TAG) e Ant (Ferramenta da Apache de Automação baseada em Roteiros).

Analista Programador

# Projeto Simulador de Negócios (aplicação em Java para Web). Simulador de Negócios da EAN Brasil (http://www.eanbrasil.org.br/pdf/eanews_36.pdf) e (www.gs1brasil.org.br/main.jsp?lumChannelId=FF8080810CB59FEC010CC445B6A7732C). Responsável pelo Projeto/Desenvolvimento da aplicação. Fornecimento de análise de negócio com base em cenários capturados a partir de questionários. Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle/Java). # Ambiente: JEE (Java Standard Edition, v1.4), Oracle Database (Banco de Dados), Tomcat (Servidor de Aplicação JEE, JSP/Servlet);

Analista Programador

# Projeto de Logística da LGE (aplicação em Java para Web). Responsável na Coordenação da equipe de Desenvolvimento (Oracle/Java). # Ambiente: JSE (Java Standard Edition, v1.4), Oracle Database (Banco de Dados), Eclipse (IDE Java), Tomcat (Servidor de Aplicação JEE, Struts/JSP/Servlet), ERWin (Modelagem de Dados). # Referência: Gilberto Brandão (gcbramao@hotmail.com).

Analista Programador

Responsável pelo Desenvolvimento dos Componentes do Projeto com base em Contratos (Fechados por Lote de Fabricação); Atuei junto a Fábrica de SW executando contratos fechados de Desenvolvimento (Oracle/Java) com base em Especificações; # Ambiente: JSE (Java Standard Edition, v1.4), JBoss (Servidor de Aplicação JEE, EJB), Oracle Database (Banco de Dados); # Referencias: Pimentel (Gerente na SI Brasil) e Magno Leite (Coordenador na SI Brasil).

Consultor de TI

Responsável pela intervenção nos trabalhos da consultoria junto ao Projeto do TRT15 de Migração das Aplicação (da Plataforma Oracle para Java). Ao assumir o Projeto (Intervenção por parte da Consultoria), constatei (junto aos analistas do TRT15) o clima de Incerteza e Desconfiança quanto a capacidade da consultoria em conduzir os trabalhos. Atuando como Mentor, reuni as equipes de TI (Analistas e Desenvolvedores) do TRT15 e fui explicando e demonstrando cada um dos elementos arquiteturais e tecnológicos usados do projeto (Plataforma Java) usando como base os conhecimentos da equipe de TI do TRT15 (Plataforma Oracle). Reuni as equipes de TI (Analistas e Desenvolvedores) do TRT15 em um auditório e fui deixando que cada um falasse como estava percebendo a situação. Logo após, fiz uma breve apresentação do funcionamento dos elementos arquiteturais (da nova plataforma), tendo o cuidado de sempre usar elementos já conhecidos nas explicações - não demorou muito para surgir um entendimento dos elementos arquiteturais (seu funcionamento e papéis). Em duas semanas consegui uma forte melhora na confiança junto ao cliente abrindo espaço para a consultoria dialogar com a gestão do TRT15. # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), JSE (Java Standard Edition), JBoss (Servidor de Aplicação JEE, EJB/JSP/Servlet). # Referências: Ulisses (Gerente Contas da Orion) e Luís Antônio (Gerente de TI do TRT15).

Analista Programador Sênior

Responsável pela documentação do projeto dos Correios. Está aplicação foi desenvolvida com base no Gerador de Aplicação (BPM) desenvolvido pelo consultor Sérgio da empresa ModSoft (www.modsoft.com.br) usado pela GLR (www.glr.com.br) em um projeto para os Correios do Brasil. # Ambiente: Oracle Database (Banco de Dados), JSE (Java Standard Edition), JBoss (Servidor de Aplicação JEE, EJB/JSP/Servlet), Eclipse (IDE Java), Linux (Sistema Operacional), Together UML Modeler (Ferramenta de Modelagem UML para Java da Borland).

Analista Programador Coordenador

# Responsável pelas aplicações WebGAV (Gestão de Apoio de Vendas) e WebPUB (Comercialização de Anúncios e Publicidades) junto a área de Sustentação. # Ambiente: Oracle Database 8i (Banco de Dados), JSE (Java Standard Edition, v1.2), Oracle iAS (Servidor de Aplicação JEE, Servlet 2.1 e JSP 1.1), JDeveloper (IDE Java), Microsoft Source Safe (Controle de Versão), Unix (Sistema Operacional).

Analista Programador

Responsável pelo desenvolvimento da Aplicação (Web em Java) de Remuneração dos Contratos dos Representantes de Assinaturas. Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle/Java). # Ambiente: Oracle Database 8i (Banco de Dados), iPlanet Application Server (Servidor de Aplicação JEE da SUN, EJB/JSP/SERVLET), Solaris (Sistema Operacional Unix da SUM), JSE (Java Standard Edition).

Analista Programador Trainee

Atuei no Projeto TS Web (referente ao Túnel de Capacitação promovido pela TAM em parceria com a Consultoria MD11). Este túnel de capacitação no formato projeto/treinamento visava capacitar os desenvolvedores junto ao framework de desenvolvimento construído pela área de TI da TAM. Este Aplicativo (desenvolvido pelo Projeto TS Web) era responsável pelo ?Controle de Panes das Aeronaves? (e tinha como objetivo de ?Diminuir o Tempo de Parada das Aeronanes?). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle/Java). # Ambiente: Oracle Database 8i (Banco de Dados), Oracle iAS (Servidor de Aplicação JEE), Oracle Forms 6 (RAD para Formulários), Oracle Reports 6 (RAD para Relatórios), Oracle Designer 2000 (Modelagem de Dados), JDeveloper (IDE Java), Java (Java Standard Edition), JTAM (Framework Java com base nos Design Patterns da TAM).

Analista de Sistemas Sênior

Integrei a equipe de Tarifação de Cargas e Passageiros. # Ambiente: Oracle Database 8i (Banco de Dados), Oracle iAS (Servidor de Aplicação JEE), Oracle Forms 6i (RAD para Formulários), Oracle Reports 6i (RAD para Relatórios), Oracle Designer 2000 (Modelagem de Dados), JDeveloper (IDE Java), Java (Java Standard Edition), JTAM (Framework Java com base nos Design Patterns da TAM).

Analista Programador

Integrei a equipe do produto ERP Hospitalar (junto a Fábrica de Software). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle). # Ambiente: Oracle Database 8i (Banco de Dados), Oracle Forms 6i (RAD para Formulários), Oracle Reports 6i (RAD para Relatórios), Oracle Designer 2000 (Modelagem de Dados).

Desenvolvedor Web Júnior

Integrei a equipe desenvolvendo componentes JavaScript da Aplicação Web - escrita em OWA (Oracle Web Application), para as empresas CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e EPTE (Engenharia e Planejamento em Transmissão de Energia). # Ambiente: Oracle Database 8 (Banco de Dados), SQL Navigator (IDE Oracle), Oracle Web Application (Pacote PL/SQL que permite para desenvolvimento de Aplicações Web), e DHTML (HTML + CSS + JavaScript).

Analista Programador Sênior

Liderei o Projeto de desenvolvimento do novo ERP da Empresa (Contratos, Patrimônio, Contábil, Produtos, Estoque, Contas a Pagar/Receber, Fluxo de Caixa, Faturamento, Recursos Humanos). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle). Foco na área de Prestação de Serviços com base em Contratos (Medição, Limpeza, Foto-Multa, outros). Integrei o novo ERP com a Aplicação de Folha de Pagamento já existentes. # Ambiente:Oracle Database 8i (Banco de Dados), Oracle Forms 6i (RAD para Formulários), Oracle Reports 6i (RAD para Relatórios), Oracle Designer 2000 (Modelagem de Dados), Oracle DBBrowser (Database Browser).

Analista Programador Sênior

Responsável pela implementação de todos os produtos do BNDES (Automático, Rural, Finame, Cesta de Moedas) no BANKIT (ERP Financeiro); Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle); # Ambiente: Oracle Database 8i (Banco de Dados), Oracle Forms 5 (RAD para Formulários). # Referências: Fernando Casale (Analista de Negócio da CPA), Akira (Head do Citibank), Amauri (Coordenador do Projeto da CPA junto ao Citibank).

Analista Programador Sênior

Responsável pela Customização dos Templates (Oracle Designer) de Geração dos Oracle Forms (Projeto do ERP). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle). # Ambiente: Oracle Database Release 7.3 (Banco de Dados), Oracle Designer Release 1.3.2 (Modelagem de Dados), Oracle Forms 4.5 (RAD para Formulários), Oracle Reports 2.5 (RAD para Relatórios).

Consultor de TI junto a Diretoria

Responsável pela condução do projeto de Migração do ERP da empresa da plataforma COBOL/Mainframe para a plataforma Oracle/Unix (com reporte para a Diretoria de TI). Atuei como Líder junto as equipes de desenvolvimento (12 Analistas/Programadores divididos em 3 equipes) nos assuntos de Estratégia, Tecnologia, Metodologia, Arquitetura e Pessoal (Habilidades/Funções). Tendo em mente a diretriz de gestão de Risco ao Negócio, ficou estabelecida como objetivo (junto a diretoria) que a melhor forma seria preservando o Corpo de Conhecimento (know-how) em detrimento dos demais aspectos (profissionais experientes na nova plataforma tecnológica). Projeto foi executado (pela equipe de TI da empresa) e entregue (dentro do prazo e com qualidade assegurada pelos testes de homologação) assegurando a preservação do Corpo de Conhecimento da empresa (materializado na forma de seus profissionais). Conseguimos reter praticamente todos os membros originais (oriundos das plataformas COBOL e CLIPPER) plenamente integrados ao novo contexto. # Ambiente: Oracle Database 7.3 (Banco de Dados), Oracle Designer 1.3.2 (Modelagem de Dados), Oracle Forms 4.5 (RAD para Formulários), Oracle Reports 2.5 (RAD para Relatórios).

Analista Programador Sênior

Responsável pelo Análise e Desenvolvimento do módulo de Contas a Receber do novo ERP da empresa. Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle). Nos testes de homologação - promovidos pela área de negócio (com dados de produção), constatamos uma Quebra (a menor) de mais de Sete mil Reais (R$ 7 mil) no recebimento dos Títulos da Semana (cerda de 300 mil) realizado pelos bancos. # Ambiente: Oracle Database 7.3 (Banco de Dados), Oracle Designer 1.3.2 (Modelagem de Dados), Oracle Forms 4.5 (RAD para Formulários), Oracle Reports 2.5 (RAD para Relatórios).

Analista Programador Sênior

Responsável pelo projeto Logística Couro liderando os trabalhos de Levantamento de Requisitos, Modelagem de Dados e Desenvolvimento de Componentes (PL/SQL). Estabelece o Mapa (52 semanas do ano) das Posições de Estoque (com base nas Necessidades de Materiais). Propõe o Replanejamento das Compras com base no mapa das Posições de Estoque. Controle sobre os Estoques (Em Transito, Em Terceiro, Por Receber, Em Troca, Em Beneficiamento, outros). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle/Zim). Responsável pela integração com os demais sistemas. Posteriormente, foi postulado a adoção desta aplicação pelas áreas de Metais e de Tecidos (além da área de couro). # Ambiente: Erwin (Modelagem de Dados, Ferramenta de Projeto), Oracle Case 5 (Modelagem de Dados, Ferramenta de Documentação), Zim (Camada Cliente da Aplicação acessando o Banco de Dados), Oracle Database 7.2 (Banco de Dados). # Referências: Hermmann (Coordenador da área de Couro) e Edmilson (Gerente da área de Couro).

Analista Programador Sênior

Responsável pelo Projeto do ERP da nova empresa do grupo (Integrare) de prestação de serviços com base em projetos: Definição do Escopo, Objetivos, Recursos, Partes Interessadas e Cronograma. Responsável pelo Levantamento de Requisitos junto as áreas. Responsável pela Modelagem de Dados (com base nos Requisitos). Responsável pelo Desenvolvimento da Aplicação. Criação da Aplicação (Desenvolvida em Oracle). # Ambiente: Erwin (Modelagem de Dados), Oracle Designer (Modelagem de Dados), Oracle Power Objects (Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados), Oracle Forms/Reports (Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados), Oracle Database Lite (Banco de Dados), Oracle Database 7.2 (Banco de Dados).

Consultor Oracle

Consultoria Oracle no projeto do ERP da empresa (junto a Gerência de TI). Construção e Uso dos Elementos Arquiteturais da Plataforma (Oracle Database e Oracle Forms). Construção de Modelos de Dados (Modelagem e Semântica de Dados). # Ambiente: Erwin (Modelagem de Dados), Oracle Database 7.2 (Banco de Dados), Oracle Forms/Reports (Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados).

Gerente de TI

# Ao assumi a área de TI, Reduzi o tempo (processamento) do Faturamento de 12 horas para 2 minutos eliminado um gargalo operacional. Em um ano, nossa produção (mensal) saltou de 8 mil para 108 mil pares de calçados e nossos custos (diretos) de produção despencaram em quase 40% (em 18 meses). Nossa produção mensal (calçados) era limitada a uns 8 mil pares, pois acima disto, a falta de controle fazia com que a nossa despesa ultrapassar a nossa receita (sendo que, o ponto de virada foi o Abastecimento das Linhas de Produção com base no Mapa de Necessidades de Materiais e na Programação das Linhas de Produção com base nas Ordens de Fabricação). Responsável pela área de TI. Responsável pela Gestão dos Serviços providos pela TI (com base nas aplicações). Responsável pela Infraestrutura de TI (Terminais, Impressoras, Servidores). Responsável pela Automatização dos Tarefas (Shell Script, Linguagem do AIX). Responsável pela Administração dos Servidores (Smith, Interface de Administração do AIX). Responsável pelo projeto do ERP da empresa (Sistema Integrado de Automação Industrial). Responsável pelo Levantamento dos Requisitos e Modelagem de Dados. Responsável pelo Desenvolvimento da Aplicação (Regras, Telas e Relatórios). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Zim). # Ambiente: Zim Database (Banco de Dados); Zim Forms (Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados); AIX (Unix da IBM).

Consultor de TI

Criação da Aplicação (Desenvolvida em Zim) para Suporte ao Negócio de Fundação e Estaqueamento. Aplicação para subsidiar as propostas fornecidas pela área Comercial e de Projetos aos Clientes. Plotagem das Medições (já realizadas pela empresa) sobre o Mapa Geológico. Foram criadas Rotinas para o Zim ($UserFunction) em C (ANSI) usadas na Plotagem das Medições. # Ambiente: C (ANSI); Zim 3.11 (Banco de Dados e Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados); EDIX (Unix da EDISA).

Analista Programador Sênior

Responsável pelo Projeto e Desenvolvimento do ERP a empresa (rede de lojas, Roupas e Calçados). Modelagem de Dados com base nos Requisitos Levantados. Criação da Aplicação (Desenvolvida em Zim). Integração das Vendas das Lojas (realizadas pelos PDV) com base em arquivo texto (referente ao movimento de vendas de fechamento do terminal). # Ambiente: C (ANSI); Zim 3.11 (Banco de Dados e Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados); PDV (Terminais de Ponto de Venda).

Analista Programador Sênior

Integrei a equipe de TI no desenvolvimento do novo ERP a empresa (rede de farmácias e distribuidora de medicamentos). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Zim). Desenvolvi Rotinas em C (ANSI) para a $UserFunction (Zim). Levantamento e Modelagem de Dados. Administração SOX (Unix da Cobra). Configuração de Terminais VT-100 (Termcap do Unix). Automatização de Tarefa (Shell Script do Unix). # Ambiente: C (ANSI); Zim 3.11 (Banco de Dados e Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados); VT-100 (Terminais Caractere host do Unix); SOX (Unix da Cobra).

SubEncarregado de Informática

Assessor de Informática junto a Diretoria. Responsável pelo relatório da Posição Consolidação das Filiais (Cerealistas). Suporte a Operação. Digitações (Notas Fiscais). Emissão e Impressão de Relatórios. Integrei a equipe de TI no desenvolvimento do novo ERP da empresa (Cerealistas). Criação da Aplicação (Desenvolvida em Zim). Integrei a equipe de TI no desenvolvimento do novo ERP da empresa (Cerealistas) liderado pela Consultoria Zim (Cumerlato & Schuster). # Ambiente: C (ANSI); Zim 2.53 (Banco de Dados e Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados); Rede (TokenRing da IBM); Cobol (MS-DOS); Open Access (Software Integrado do tipo Office com Planilha Eletrônica, Editor de Texto e Banco de Dados).

Analista Programador Sênior

Responsável por todos os sistemas da empresa. Estendi os sistemas da empresa (pacotes de software) com novos módulos que desenvolvi (Cobol/Edix). Administração do Servidor Edix (Unix System 5, Release 3.2). Criei uma aplicação em Zim (Edix) de Agenda de Visitações para a área comercial. Criei utilitários em C (ANSI do Edix) para ajudar na administração dos ambientes. Automatização de Tarefas (Shell Script do Edix). # Ambiente: C (ANSI do Unix); Zim 2.53 (Banco de Dados e Camada Aplicação Cliente do Banco de Dados); Rede (TokenRing da IBM); Cobol (MS-DOS); Edix (Unix da EDISA).

Desenvolvedor

Responsável pela criação da aplicação de Controle das Ordens de Serviço (Cobol/MS-DOS). Materiais (tais como: Óticos, Mecânicos e Eletrônicos). Insumos (tais como: Isolante, Vedação e Cola). Alocação dos Técnicos (tais como: Habilitações e Senioridade). Equipamentos (tais como: Tipo, Peso, Potência, Criticidade e Valor Segurado). Ordens de Serviço (tais como: Tempo de Atendimento Previsto/Realizado e Tipo de Serviço). Desenvolvimento de aplicações de automação (chamadas a BIOS em MASM a partir do C/ANSI). # Ambiente: C (ANSI do Unix); Cobol (MS-DOS).

Programador Júnior

Integrei a equipe de TI no desenvolvimento de aplicações (Cobol). # Ambiente: B1000 (Mainframe Burroughs); Folhas de Codificação; Régua de Gabarito de Relatório; Cartões Perfurados (Entrada de Dados do B1000); Cobol (CPM); Labo 8020 (CPM 8 bits).

Programador

Integrei a equipe de desenvolvimento de uma aplicação para Vídeo Locadora. # Ambiente: Cobol (MS-DOS/Microfocus).

Programador

Responsável por pequenas manutenções nos programas (birô de processamento de dados). # Ambiente: CANDE (Interface de Comando do Burroughs); B1600 (Mainframe Burroughs); Cobol (Burroughs).

FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Engenharia do Processo de Desenvolvimento do Software com enfase na plataforma Aplicação (Java) e Banco de Dados (Oracle).

EVENTOS ENVOLVIDOS
MEUS CERTIFICADOS
ÚLTIMAS ATIVIDADES