No ano passado, a Embarcadero, empresa que adquiriu a CodeGear, lançou no mercado o Delphi Prism. Uma solução que acompanha o .NET Framework 3.5 da Microsoft e que tem como base o Oxygene, Framework criado pela RemObjects para utilizar todos os recursos do .NET utilizando uma linguagem familiar aos desenvolvedores Delphi.

Muitos desenvolvedores, na primeira impressão, sentiram dificuldades em relação a IDE e aos atalhos. Muitos acostumados com o CTRL+F9, o SHIFT+CTRL+F9, F11 e muitos outros. Como o Delphi Prism roda utilizando o Shell do Visual Studio, todos os recursos da IDE e conseqüentemente seus atalhos acompanham os padrões da ferramenta.

Para tornar mais amigável e similar ao RAD Studio, uma empresa chamada USysWare criou um plug-in para ser instalado juntamente com o Shell do Visual Studio que permite a configuração dos atalhos muito próximo do que os desenvolvedores do RAD Studio estavam acostumados, e o melhor de tudo, free.

O link para download é: http://www.usysware.com/dpack/Default.aspx. Após baixar o pequeno instalador de 620kb precisamos instalá-lo. A instalação é muito fácil e basicamente precisa-se clicar em next. Seguem os passos.



Clicar em Next. Em seguida aceitar os termos e condições de uso e clicar em Next novamente.


 
Em seguida irá aparecer uma tela com algumas configurações pré-definidas, como por exemplo, instalação do esquema de teclas do DPack e do Delphi, permitindo também ao desenvolvedor selecionar qual esquema gostaria de utilizar. No nosso caso vamos deixar como está e clicar em Next.




Também é possível modificar a visualização da IDE como ToolWindow ou Dialog. Vamos deixar como padrão e não modificar as configurações de fábrica.
 


Em seguida clicar em Install e concluir a instalação. Feito isso vamos abrir o Delphi Prism e verificar que um sub-menu foi adicionado menu Tools.
 


    Se abrirmos ou criarmos qualquer projeto no Delphi Prism notasse que alguns atalhos foram mudados, como por exemplo no menu View->Code, View->Properties Window e Build->Build Solution.
 


Se clicarmos em Tools->DPack->Options, poderemos acessar uma infinidade de configurações desde limpeza do histórico aos menus de ferramentas e contexto.


 
    Agora vamos configurar o atalho View->Toolbox que não foi alterado na instalação do DPack. Ele por padrão vem com CTRL+ALT+x, mas podemos configurá-lo para CTRL+ALT+P, que estamos acostumados no RAD Studio. Para tanto precisamos ter um projeto qualquer aberto ou criado no Delphi Prism. Em seguida acessar o menu Tools->Options, expandir Environment e em seguida selecionar Keyboard.



 
Do lado direito vamos procurar pelo comando View.Toolbox. e em Shortcuts for selected command clicar em remove. Logo abaixo temos Press shortcut Keys e pressionamos CTRL+ALT+P e por fim clicamos em Assign.


 
Pronto, nosso atalho para visualizar o Toolbox como no RAD Studio está pronto.


Pessol, eu fico por ai. Até a próxima Quick tips.