De que se trata o artigo

O artigo demonstra uma maneira prática para validar formulários de entrada de dados, tentado otimizar e padronizar essa validação. Utiliza o WPF como interface e o Validation Application Block como engrenagem de validação das regras.

Para que serve

O WPF tem se destacado como framework para desenvolvimento de interfaces desktop enquanto que o Validation Application Block é uma forma proposta pelo time de modelagem e boas práticas da Microsoft para realização de validação de dados.

Em que situação o tema é útil

Se o seu aplicativo tem formulários CRUD na tecnologia WPF, essa forma de validação pode ser uma boa opção, pois utiliza boas práticas que já estão implementadas no Validation Application Bock, que além de não ser um modelo engessado permite um alto nível de customização.

Validação de Formulários WPF com o Validation Block

A validação de formulários muitas vezes é uma tarefa repetitiva e trabalhosa, realizando-se várias operações de checagem e conferência dos dados, com mensagens de erro de formatação para os usuários que interagem com o sistema. Essas mensagens devem ser expostas de uma maneira padronizada, pois facilitará a utilização do sistema aumentando a usabilidade. Neste artigo vamos abordar como otimizar essas tarefas através do uso do Validation Application Block e seu uso com o WPF.

O WPF é um framework unificado para construção de aplicações ricas para a plataforma Windows. Com WPF pode-se trabalhar com documentos, mídias, gráficos 2D e 3D, e com as ferramentas do Windows 7 como multitouch. O WPF é uma ótima tecnologia para aplicações que precisem de uma interface mais rica.

Uma das tarefas mais comuns em qualquer sistema corporativo é a entrada e validação dos dados. Com este artigo tentarei demonstrar uma maneira rápida e prática para validação de formulários no WPF. Para me ajudar nessa tarefa vou utilizar o VAB (Validation Application Block) da Microsoft Enterprise Library 5.1, que é uma biblioteca customizável para validação de aplicações que utilizam o .Net Framework. Essa biblioteca pode ser utilizada para validar qualquer tipo de aplicação, como WCF, ASP.NET, Windows Form e WPF. O VAB faz parte da Enterprise Library que é um conjunto de componentes que a Microsoft disponibiliza para projetos corporativos, esses componentes utilizam as melhores práticas e já contêm uma série de classes para contornarmos várias implementações, por exemplo: Caching, Cryptography, Data Access, Exception Handling, Policy Injection, Security e o Validation. Outro aspecto relevante é que temos acesso ao código fonte para fazer possíveis implementações.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo