Existem três funções fundamentais na metodologia ágil Scrum: o Product Owner, o ScrumMaster, e a equipe. O Product Owner é responsável por representar o interesse do cliente para o qual o produto está sendo desenvolvido. A equipe é a grande responsável pelo desenvolvimento do produto. Esses dois papéis em conjunto com o ScrumMaster estão envolvidos na execução do projeto; porém, cabe ao ScrumMaster as habilidades de direcionar e facilitar as tarefas realizadas tanto pelo Product Owner quanto pela equipe. Portanto, é um papel difícil e que requer um tipo de personalidade distinta para se ter sucesso.

Costuma-se dizer que o trabalho do ScrumMaster é facilitar as tarefas atribuídas à equipe com o intuito de melhorar sua auto-organização, remover impedimento e alinhar o desenvolvimento ao processo. Entretanto, há uma série de equívocos e desentendimentos sobre este papel. Quando o Scrum é introduzido em uma organização, uma das primeiras etapas decorrentes deste processo é discutir sobre os papéis do Scrum, em especial sobre o ScrumMaster, ao qual recai a afirmação de que ele “não tem autoridade”. Traçando um comparativo entre o papel do Gerente de Projetos e o ScrumMaster, pode-se observar que diversas atividades não devem ser atribuídas a este novo papel. Então, quem poderia desempenhar essas tarefas? Tudo está a cargo da equipe. Esta é uma das razões pela qual uma equipe auto-organizada é essencial para o sucesso de projetos que adotam o Scrum.

É fundamental que o gerente de projetos tradicional esteja convencido e entenda as tarefas que envolvem o ScrumMaster corretamente, caso deseje assumir este papel. Durante as fases do projeto, todo e qualquer mal-entendido levam não só ao seu fracasso, mas, também, ao fracasso de toda a equipe na implementação da metodologia ágil.

Assim, o ScrumMaster torna-se um dos papéis fundamentais do Scrum, tendo a responsabilidade de garantir que este processo seja realizado corretamente, existindo ainda uma gama muito grande de tarefas atreladas. Imagine, por exemplo, o ScrumMaster como se fosse um professor, pois, quando se cria uma equipe Scrum, esta, a princípio, não sabe como se administrar, como trabalhar em prol da equipe, como o cliente será inserido junto ao projeto ou, como se dará a priorização de prazos e tarefas. Então, como um professor, o ScrumMaster é responsável por ensiná-los a realizar isso até que se aprenda, levando-os no processo de tornar-se uma equipe auto-gerenciada. Além disso, o ScrumMaster é como um treinador, sendo responsável por incentivar toda a equipe, tornando seu guia e assegurando que as regras sejam seguidas.

Dentro das organizações, muitos dos processos/tarefas utilizados criam impedimentos para a melhoria do trabalho da equipe. Às vezes pode parecer mais simples desistir e aceitar que o processo organizacional não pode mudar, e, assim, comprometer a eficiência da equipe, uma vez que não há uma sintonia com a metodologia seguida. Por isso é vital que, para manter a alta produtividade do Scrum, se sigam as regras e estas sejam imutáveis, independentemente do ambiente. Desta forma, uma das principais tarefas do ScrumMaster é remover qualquer obstáculo, interno ou externo à equipe, que impeça o objetivo de desenvolver software e comprometa o início da Sprint ou a entrega da release.

Funcionalidades, tarefas no projeto
Figura 1. Funcionalidades, tarefas no projeto

Funcionalidades/tarefas no projeto

Sendo este um papel exigente e desafiador, o ScrumMaster irá assumir as mais diversas tarefas para realizar sua missão. Estas tarefas podem ser de alto nível, como determinar e dirigir os fluxos de trabalho e horários ou, tarefas de baixo nível, como ajustar a temperatura em uma sala onde a equipe esteja trabalhando para garantir o conforto durante as horas de desenvolvimento. Ele também irá responder e suavizar problemas, garantindo que todas as tarefas sejam realizadas durante o processo de desenvolvimento. No geral, qualquer coisa – não importa o quão grande ou pequena seja – que afete a produtividade da equipe é de responsabilidade do ScrumMaster.

O ScrumMaster pode não ser capaz de tomar decisões diretas sobre os membros da equipe, mas tem a autoridade para tomar decisões relacionadas com a produtividade da equipe como um todo. Por exemplo, se o ScrumMaster considerar necessário um novo cronograma de trabalho para alcançar as metas de desenvolvimento a fim de cumprir os prazos, então ele vai determinar que este novo cronograma seja seguido e irá distribuí-lo aos membros da equipe.

Baseando-se no ScrumMaster, o Product Owner irá aguardar uma variedade de informações sobre o progresso da equipe para tomar decisões e diretrizes, quando necessário. Tais informações podem incluir atualizações regulares sobre os diferentes aspectos do processo de desenvolvimento e os desafios encontrados. Apoiado pelo Product Owner, o ScrumMaster também irá ajudar a manter os itens do Backlog e outras tarefas relevantes do processo de manutenção para garantir a eficiência. Ou seja, irá agir como um balizador entre o Product Owner e a equipe para garantir que as metas sejam realistas e dentro da capacidade da equipe durante qualquer período do projeto.

Ademais, o ScrumMaster auxilia àqueles que estão fora da equipe, mas fazem parte do projeto, a entender quais de suas interações são úteis e quais não são, ajudando a todos a mudar essas interações para maximizar o valor criado pela equipe.

O ScrumMaster atende o Product Owner de várias maneiras, incluindo:

  • Encontrar técnicas para uma gestão eficaz do Product Backlog;
  • Comunicar claramente a visão, metas e itens do Product Backlog para a equipe de desenvolvimento;
  • Ensinar a equipe a criar itens de Backlog claros e sucintos;
  • Abranger o planejamento de longo prazo do produto em um ambiente empírico;
  • Compreender e praticar a agilidade;
  • Facilitar eventos Scrum conforme solicitado ou necessário.

Em relação à equipe de desenvolvimento, o ScrumMaster auxilia de várias formas, incluindo:

  • Ensinar e liderar a equipe de desenvolvimento para criar produtos de alto valor;
  • Remover impedimentos para o progresso do desenvolvimento;
  • Auxiliar a equipe de desenvolvimento em ambientes organizacionais em que o processo Scrum ainda não esteja totalmente aprovado e compreendido.

Junto à organização, o ScrumMaster atende de várias maneiras, incluindo:

  • Liderar e treinar a organização na sua adoção ao processo Scrum;
  • Planejar implementações do Scrum dentro da organização;
  • Ajudar os funcionários e as partes interessadas a entender e aprovar o Scrum de forma empírica;
  • Causar transformações que aumentem a produtividade da equipe Scrum;
  • Trabalhar com outros ScrumMaster para aumentar a eficácia da aplicação do Scrum na organização.

Líder sem liderança

O ScrumMaster deve ser um líder? Sim, mas um líder informal! O ScrumMaster não deve executar seu papel como um líder, mas deve ser alguém que a equipe confie, alguém que faça parte da equipe e que esteja no mesmo nível hierárquico. Normalmente, ao ser nomeado ScrumMaster, tem-se a impressão de que este papel está diretamente relacionado a tornar-se o líder da equipe, o que é incorreto. O ScrumMaster deve atuar como o representante da equipe, uma pessoa que “abre o caminho para a equipe seguir em frente”.

Se o ScrumMaster é um líder, corre-se o risco de perder alguns dos efeitos da colaboração dentro da equipe, comprometendo assim a auto-organização e o compromisso coletivo. Então, quando for necessário nomear um ScrumMaster, tenha a certeza de que seja alguém de dentro da equipe, e que tenha relações de confiança com os membros envolvidos. Dentro da equipe, na maioria das vezes, se encontra um ou alguns líderes informais, e um desses pode ser o candidato perfeito para o papel de ScrumMaster.

Uma nota importante aqui é que o ScrumMaster não deve ser o líder técnico da equipe. Não faça o especialista no desenvolvimento ser um ScrumMaster. Por quê? Porque a prioridade principal deste papel será o de remover obstáculos e policiar a equipe. Isto significa se distanciar de tarefas cruciais, como a codificação. Então, colocando a liderança tecnológica da equipe como ScrumMaster, irá se perder ritmo e se criar dificuldades para o resto da equipe, uma vez que o especialista estará ocupado removendo impedimentos e não terá tempo para ajudar os demais membros em questões técnicas.

Responsabilidade pelas entregas

Uma das etapas mais esperadas pelo cliente é, sem dúvida, o momento da entrega do produto ou das releases. Contudo, o ScrumMaster deve ser o responsável por essas entregas? Antes de responder a essa pergunta, é necessário voltar às atribuições do ScrumMaster e entender como este papel interage ao longo do desenvolvimento do projeto. O ScrumMaster deve ser o responsável pela saúde do projeto, tendo seu foco sempre direcionado para além de uma Sprint ou release, conduzindo para obtenção de qualidade ao produto/processo.

Alguns exemplos do que pode acontecer se o ScrumMaster se tornar o responsável pela entrega do produto ou das releases são:

  • Se o cliente quiser uma release urgente de algumas questões, normalmente, o ScrumMaster será responsável por manter a equipe com foco nesse processo. Caso o ScrumMaster seja responsável pela entrega, ele pode ser tentado a não resolver outros problemas que possam interferir no andamento do projeto;
  • Se a equipe não terminar as suas histórias, é necessário realizar uma retrospectiva a fim de encontrar quais problemas ocorreram para que essa tarefa não tenha sido concluída com sucesso. O ScrumMaster irá realizar a retrospectiva para entender como isso pode ser evitado no futuro. Caso o ScrumMaster esteja envolvido com a entrega, ele pode cancelar esta retrospectiva a fim de focar no termino das histórias incompletas;
  • Uma equipe enfrentando uma Sprint com diversos erros pode querer ignorá-los para obter a liberação da release. Um bom ScrumMaster irá lembrá-los de que a qualidade é mais importante do que a construção de mais recursos. Caso o ScrumMaster seja responsável pela entrega, pode incentivá-los a se concentrar em recursos que não vislumbrem a qualidade.

Se a sua empresa quiser fazer do ScrumMaster o responsável pela entrega, você precisa perguntar que problema ela está tentando resolver. Será que é porque a equipe não está entregando no prazo? Com certeza deve-se procurar entender por que isso ocorre, em vez de tornar o problema ainda maior. Será que é porque a sua organização não compreende o papel do ScrumMaster, e está tentando transformá-los em um gerente de projeto? Será que é porque a sua organização acredita que sem alguém controlando a entrega, estas não irão ocorrer? Essas e outras perguntas devem sempre ser respondidas em conjunto, tendo um discernimento das ideias geradas.

Comportamento durante as Reuniões

É papel do ScrumMaster agendar, iniciar e terminar as reuniões da equipe. Entretanto, tanto a equipe quanto o ScrumMaster podem facilmente interpretar de forma equivocada esse processo, pois, nos casos típicos, a pessoa que realiza o agendamento da reunião é também a sua responsável. No entanto, isso é diferente para as reuniões na metodologia Scrum.

Durante as reuniões, toda a equipe é responsável por dirigir, discutir, tomar decisões e chegar a soluções. O ScrumMaster, neste caso, apenas auxilia a equipe a agendar a reunião e fazer os preparativos necessários para direcionar a equipe rumo ao objetivo da Sprint. Porém, em hipótese alguma, cabe a esse papel ser o foco central das reuniões, apesar de o ScrumMaster também participar das discussões.

Para evitar dominar ou chamar a atenção, o ScrumMaster deve ficar em um local não central. Os demais membros da equipe devem ser encorajados a discutir e decidir sobre os assuntos pertinentes à reunião, assim como, compreender a ideia do ScrumMaster ser um facilitador, e não aquele que decide sobre os problemas encontrados. No caso de várias soluções existirem para um determinado problema, a equipe é quem deve escolher a mais adequada, podendo ser votada pelos membros ou ainda tomando como base a experiência de algumas pessoas envolvidas.

Principais competências pessoais

Existe um ditado que diz: “um bom ScrumMaster pode trabalhar com várias equipes de uma só vez, mas um grande ScrumMaster funcionará apenas com uma”. Em outras palavras, por melhor que seja o trabalho realizado por um ScrumMaster que gerencia mais de uma equipe de desenvolvimento, este processo jamais terá sua efetividade total, uma vez que o ScrumMaster estará dividido entre o gerenciamento de projetos e equipes diversificadas.

Ademais, uma das principais atividades do ScrumMaster é a de remover impedimentos para a equipe. Para muitos, esta parece ser a única tarefa que o ScrumMaster realiza. Talvez tenha sido a maneira como eles foram ensinados. Talvez tenham interpretado algo errado. Entretanto, isto não é tudo o que um ScrumMaster faz. Um bom ScrumMaster pode e deve fazer muito mais, como ser:

  • Responsável – Apesar de não assumir a responsabilidade pelo sucesso do projeto, que permanece com a equipe, cabe ao ScrumMaster assumir a responsabilidade de melhorar tanto o rendimento como a qualidade das tarefas atreladas à equipe, gerindo a aplicação de regras;
  • Humilde – Deve ter orgulho em suas realizações, sem tomar para si o foco do sucesso de qualquer atividade. O ScrumMaster humilde é aquele que percebe que o trabalho realizado não foi feito somente em primeira pessoa, direcionando assim os méritos à equipe como um todo. Ao invés de colocar suas próprias necessidades em primeiro lugar, o ScrumMaster humilde está disposto a fazer o que for preciso para ajudar a equipe a alcançar os objetivos traçados;
  • Colaborativo – Deve trabalhar para garantir que uma cultura de cooperação exista dentro da equipe. O ScrumMaster precisa fazer com que todos os membros da equipe tenham confiança e se sintam capazes de levantar questões para discussão. Deve ajudar a criar uma atmosfera de colaboração para a equipe através de suas palavras e ações. No entanto, além da modelagem de uma atitude colaborativa, deve estabelecer uma união de todos os membros envolvidos e chamar a atenção para comportamentos inadequados;
  • Comprometido – Deve ter o mesmo nível de comprometimento com o projeto e os objetivos da Sprint atual que os membros da equipe. O ScrumMaster não deve terminar o dia com muitos impedimentos levantados pela equipe que não tenham sido solucionados ou, ao menos, mapeados para tal;
  • Influente – Deve influenciar os outros, tanto dentro como fora da equipe. Inicialmente, os membros da equipe podem precisar ser influenciados para seguir a metodologia ágil ou se comportar de forma mais colaborativa. Outrora, o ScrumMaster pode influenciar uma equipe para tentar novas práticas/técnicas. O ScrumMaster deve saber como exercer influência sem recorrer a um comando de controle, ao estilo mandatário;
  • Bem informado – Deve ter um conhecimento técnico ou específico para ajudar a equipe em busca de seu objetivo. Quanto mais conhecimento e experiência se tem sobre o funcionamento de alguma atividade, maior será a chance de ajudar a equipe em questões mais sutis e técnicas que precisem ser resolvidas;
  • Facilitador – Deve instigar a equipe na busca por soluções para os problemas, removendo os obstáculos e certificando-se que a equipe pode se concentrar no desenvolvimento e na entrega do produto. Deve ensinar Scrum para todos os membros, certificando-se que todas as pessoas envolvidas estão entendendo e executando as regras;
  • Líder servo – Ao invés de ser uma pessoa controladora, o ScrumMaster é como um líder servo para a equipe. Ele lidera a equipe, mas de uma forma diferente à de um gerente. Liderança de servo é ser paciente, respeitoso e altruísta para com os membros da equipe. Um líder servo recorda coisas que não estão funcionando, focando na sua resolução, sem assumir a responsabilidade. Além disso, engrandece a comunicação da equipe e suas decisões. Como líder da equipe nesta definição, o ScrumMaster garante padrões de programação adequados e também ajuda o Product Owner a priorizar o Backlog. Fora isso, o ScrumMaster deve ser um facilitador aqui também, como descrito anteriormente.

ScrumMaster eficaz

O ScrumMaster pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma iteração ou de um projeto como um todo. Aqui vale a regra: ser bom não é o suficiente; eficaz é o objetivo. O ScrumMaster eficaz, além de fazer o Scrum funcionar sem problemas para a equipe, também pode ajudar a equipe a ir mais longe na descoberta e crescimento de suas responsabilidades.

Então, o que é um bom ScrumMaster, e como se tornar um ScrumMaster eficaz? Como pontos importantes, ele deve saber exatamente o que Scrum é e o que não é; saber precisamente o que um ScrumMaster faz e o que não faz; ter um forte senso de responsabilidade e autoestima elevada; e, ter boas habilidades em equipe.

No entanto, a fim de se tornar um ScrumMaster eficaz, são necessárias diversas outras qualidades:

  • Ajudar a equipe a entender que ela é autogerida. É o trabalho do ScrumMaster facilitar esta transição;
  • Desejar sempre a melhoria contínua. Esta é a chave para influenciar a equipe a procurar a forma mais eficaz de trabalhar para si, que é o objetivo final;
  • Não ter autoridade sobre a equipe de desenvolvimento. O ScrumMaster só está lá para garantir que o processo Scrum seja respeitado e que a equipe consiga trabalhar uniformemente;
  • Ajudar a equipe a trabalhar em colaboração e com transparência, o que é essencial para o processo Scrum;
  • Facilitar a reunião diária, utilizada para sincronizar o trabalho da equipe;
  • Possuir um alto nível de determinação e persistência. Este é um fator crítico para o sucesso, já que é muito difícil transformar a mentalidade de alguns membros da equipe;
  • Ser paciente o suficiente para ajudar a fazer as mudanças acontecerem, pois é preciso tempo e esforço para se ter uma equipe;
  • Ser capaz de manter a confiança estável em si mesmo, no processo, na equipe e na organização;
  • Solicitar as reuniões Scrum de acordo com a exigência ou necessidade. Havendo problemas ou interferências, é papel do ScrumMaster intervir para que tais reuniões sejam mais proveitosas, promovendo a discussão e facilitando alternativas ou abordagens diferentes;
  • Estar continuamente crescendo no ofício de aprender novas ferramentas e técnicas para gerenciar a si mesmo e a uma equipe;
  • Transmitir todas as informações referentes ao projeto, tornando o progresso visível para toda a equipe e para as partes interessadas;
  • Remover impedimentos. O ScrumMaster tem a grande responsabilidade de remoção dos impedimentos enfrentados pela equipe. Isto é o mais importante, uma vez que a equipe deve trabalhar sem empecilhos ou obstáculos;
  • Ajudar, constantemente, a melhorar as ferramentas e práticas utilizadas pela equipe para que a eficiência seja sempre mantida. O ScrumMaster pode sugerir novas ferramentas e realizar a transferência de conhecimentos da equipe a fim desta se tornar mais funcional.

Conclusão

Em resumo, o ScrumMaster torna-se um agente de mudança dentro da organização. É ele quem educa e promove as mudanças culturais, tanto na sua equipe quanto no Product Owner, necessário para atingir o melhor retorno sobre o investimento do produto. É através do ScrumMaster que as pessoas aprendem uma nova abordagem, baseada em pessoas e valores, para começar a criar produtos inovadores e úteis.

O ScrumMaster é uma inspiração para sua equipe e para aqueles ao seu redor. O seu papel é semelhante ao de um maestro de uma orquestra. Ambos devem fornecer, em tempo real, orientação e autoestima para uma coleção talentosa de pessoas que se juntam para criar algo que nenhum deles poderia criar sozinho.

Links: