msdn30_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Desenvolvendo uma aplicação com ASP.NET 2.0 - Parte 2


Continuando o mini-curso de ASP.NET iniciado na edição anterior, apresentaremos neste artigo o cadastro de produtos e das categorias dos produtos. Você verá a criação de dois cadastros completos, sem a necessidade de nenhuma linha de código!

Vamos iniciar a criação das pastas da aplicação para o desenvolvimento. Serão criadas três pastas: “Cadastro”, “Orcamento” e “Consulta”, que receberão as políticas de segurança para acesso. Para iniciar a criação das pastas, clique com o botão direito no projeto e aponte para New Folder. Uma nova pasta é criada, nomeie-a para “Cadastro”, repita a mesma operação para as pastas citadas anteriormente.

Cadastro de Categorias

Uma vez que as pastas já estão criadas, iniciaremos a construção da página de cadastro de categorias. Clique com o botão direito na pasta “Cadastro” e selecione a opção Add New Item, aponte para o template Web Form e digite “Categoria.aspx” no campo Name.

Em Language selecione Visual C#. Mantenha a opção Place code in a separate file habilitada, selecione Select master page e confirme com botão Add. No editor, selecione MiniCurso.master (Figura 1) e confirme com o botão OK.

 

 

image002.jpg 

Figura 1. Selecionando o Master Page para o novo WebForm

 

Após a criação do Categoria.aspx, desenharemos a tela de cadastro com os campos já definidos na base de dados. Para isso, utilizaremos os novos controles de acesso a dados disponibilizados pelo ASP.NET 2.0 para facilitar o desenvolvimento. Um desses controles é o DetailsView, arraste-o a partir da ToolBox (Figura 2). ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo